Criado em 1954, pelo lendário estúdio japonês Toho, o lagartão mais conhecido do cinema está prestes a completar 70 anos. Entre diversos acertos memoráveis e colossais fracassos, o quase septuagenário kaiju detém uma rica história como poucos no segmento.
O Maior Erro
Embora sempre tenha feito muito sucesso no resto do mundo, Godzilla demorou a cair nas graças do mercado norte-americano. Sendo a primeira tentativa de levá-lo aos cinemas dos EUA, um retumbante desastre!
No filme de 1998, a despeito do robusto elenco, contando com nomes como Jean Reno e Matthew Broderick, as excessivas mudanças relativas à franquia original deformaram-na por completo. Seja referente à estética do monstrão ou suas distintas características.
Na verdade, o longa nem chega a ser ruim! Fosse outro o nome da fera em questão, talvez tivesse melhor sorte nas bilheterias e críticas. Porém, a comparação com as produções japonesas, especialmente aquelas do começo dos anos 90, enterrou o que prometia ser uma sequência já na primeira obra.
Vilões Épicos
Se Gojira-san alcançou o patamar no qual jaz hoje, muito se deve aos rivais enfrentados por ele ao longo dessas sete décadas.
Apesar do gorilão Kong ser o mais famoso, a posição de arquirrival pertence ao aterrorizante King Ghidorah! Um imenso dragão de três cabeças, que atira raios dourados pela boca. Vilão, inclusive, dos dois melhores filmes do lagarto gigante: Godzilla vs King Ghidorah (1991) e Godzilla II – Rei dos Monstros (2019).
Outros que merecem destaque são o terrível pterodáctilo Rodan e a belíssima mariposa Mothra. Ambos também presentes no longa de 2019. O qual, contando com os inimigos clássicos e a trilha sonora original, se tornou uma verdadeira obra prima aos olhos dos antigos fãs!
Futuro Promissor
Entretanto, não é apenas o passado do mais célebre dos kaijus que deixa a fandom animada. Afinal, o Monsterverse segue mais vivo do que nunca!
Depois das diversas reclamações da crítica norte-americana com relação ao segundo filme do lagartão nessa nova franquia, alegando possuir contexto demais e porradaria de menos entre os monstros, mal gosto típico do público dos EUA, Godzilla vs Kong parece ter agradado. Ganhando, consequentemente, uma sequencia.
Programado para ser lançado em março de 2024, o longa promete seguir a fórmula recém estabelecida, abandonando de vez toda a nostalgia e mitologia presentes nas obras anteriores. Uma pena para quem é fã desde os primórdios! Contudo, infelizmente, o que rege o cinema hoje é tão somente o dinheiro, não mais a qualidade das produções.
Conheça nosso canal no YouTube: