O que se sabe sobre Scorn?

Scorn tem uma história interessante. Anunciado em 2014 por meio de crowdfunding, ele seria a primeira parte de uma experiência e tinha o objetivo de ser lançado em 2018 com o nome: “Scorn Parte 1 de 2: Dasein”. Obviamente, o plano mudou. Quando anunciado em 2014 a campanha de Scorn foi um fracasso, porem, o estúdio Ebb Software, responsável pelo jogo, não desistiu da ideia e em 2017 fizeram uma nova campanha de crowdfunding, sendo essa um sucesso. Em 2020 o jogo foi anunciado no evento do Xbox como uma das parcerias da marca, o que alavancou muito a popularidade e hype em cima do título.

Qual sua proposta?

scorn

Scorn se propõe a ser um jogo de “Survival Horror” com uma gameplay em primeira pessoa lenta, pesada, e um grande foco na exploração do mapa orgânico dito como um personagem. A base do gameplay é bem parecida com o que vemos em jogos como Resident Evil onde se explora o mapa não linear com um vai e vem resolvendo quebra-cabeças, com combates pontuais para lentamente avançar no jogo.

Com uma trilha sonora lenta, escondida e pesada e uma ambientação medonha, Scorn parece ser um jogo de alto nível dentro da sua proposta, mesmo sendo feito por um estúdio menor. Muito disso também está relacionado ao estilo de arte que é lindo e grotesco. O art style de Scorn se baseia nas obras de “HR Giger” criador de toda a estética da franquia “Alien, o Oitavo Passageiro” de 1979 sendo muito direcionado para o “body horror“, onde, muitas vezes, no cenário se acha partes parecidas com corpos tendo até uma pitada de um erotismo mórbido e grotesco.

scorn

O jogo se configura no subgênero “Biopunk” que explora lutas de indivíduos normalmente relacionados a resultados da experiência humana como uma consequência do desejo humano de “brincar de ser Deus”. A história de Scorn ainda é uma incógnita, mas terá o foco em uma narrativa ambiental, tendo inspirações além de HR Giger como apontadas pelos desenvolvedores, incluindo o pintor Zdzislaw Beksinski, os escritores Franz Kafka, Jorge Luis Borges, Thomas Ligotti e JG Ballard, com diretores de cinema como David Cronenberg e David Lynch.

Outro grande foco de Scorn é nas armas. Como natural do gênero Survival Horror, a presença de armas é importante, sendo a maneira do jogador se defender dos inimigos. Em Scorn as armas serão não só para combate, mas sim partes do corpo do personagem principal, servindo diretamente para a interação com o mundo a sua volta.

scorn

Então fica claro que não, Scorn não é um jogo abrangente, focado em grandes públicos e provavelmente será bem nichado. Para quem gosta de jogos como Outlast, Agony e Alien: Isolation com certeza será um prato cheio!

Sobre seu lançamento

Após seu adiamento ano passado, Scorn tem a data para 21 de outubro de 2022. O jogo será lançado exclusivamente nos console para Xbox Series X|S e para o PC. Também vale lembrar que o jogo será lançado Day One no Xbox Game Pass o que com certeza faz valer a pena o teste no seu lançamento! Scorn é um jogo especifico com alto potencial, e logo mais estará em nossas mãos. E aí, ansioso para Scorn? Não esqueça de ver mais notícias sobre jogos clicando aqui!

Fonte: Xbox Wire