Teoria Geek – O Importante é se divertir!

O Problema dos 3 Corpos | Confira nossa crítica

A boa e velha ficção científica ganha um enredo lotado de dúvidas e questionamentos, nessa intrigante aventura futurista. Lotada dos melhores ingredientes do segmento!

Ficha Técnica
Título: O Problema dos 3 Corpos
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: David Benioff, D. B. Weiss e Alexander Woo
Estreia: 2024
Duração: 8 episódios
Classificação: 16 anos
Gênero: Ficção Científica
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: Um grupo de cientistas faz descobertas revolucionárias ao longo das décadas. Ao mesmo tempo, as leis da ciência começam a cair por terra.

 

Comunicação Intergaláctica

Baseada no livro homônimo do chinês Cixin Liu, a série começa nos anos 1960, durante a Revolução Cultural Chinesa. À época apenas um talento promissor, a jovem astrofísica Ye Wenjie (Zine Tseng) presencia o assassinato cruel de seu pai, numa horrenda execução pública.

Devastada pelo trágico acontecido, ela passa a dedicar-se integralmente ao experimento ultrassecreto para o qual fora recrutada. Conseguindo, enfim, contato com alguma inteligência extraterrestre através dele.

No entanto, tal contato não foi exatamente como o esperado. Pois, seja lá quem estivesse do outro lado, alertou-a sobre o perigo de continuar a interação. Alerta ignorado de pronto pela cientista! Desencadeando, assim, uma sequência de eventos deveras críticos.

O Jogo

Décadas se passaram, desde então. Com as conversas junto aos alienígenas sendo mantidas em sigilo, por uma sociedade secreta liderada pelo misterioso Mike Evans (Jonathan Pryce).

Contudo, por escolha da entidade conhecida apenas como Meu Senhor, algumas das mentes mais brilhantes do mundo são convidadas para jogar um jogo de realidade aumentada, utilizando o estranho capacete enviado pelos responsáveis.

Jogo onde os participantes são obrigados a resolver uma complicação de nível altíssimo: o fato de três sóis estarem devastando um planeta desconhecido, com raras eras tranquilas, e colocando a existência da espécie nativa em risco. Porém, seria realmente só um jogo?

Ameaça Onipresente

Não bastasse essa bizarra conduta, os forasteiros também começam a intervir no andamento das coisas no mundo real. Ameaçando pesquisadores com contagens regressivas mortais, caso não interrompam seus experimentos. Bem como vigiando cada passo dos alvos, valendo-se de tecnologias muito além da nossa capacidade de compreensão.

Ostentando um elenco robusto, O Problema dos 3 Corpos decepciona ao apresentar algumas atuações frias, sem carisma nenhum. Caso da protagonista, Eiza González, por exemplo! Todavia, traz também desempenhos demasiado interessantes, tal qual os dos veteranos Liam Cunningham e Benedict Wong.

Outra coisa que me incomodou foi o ritmo da trama. Impecável nos primeiros episódios, mas lento em excesso na reta final. Chegando a ser cansativa a forma como as cenas derradeiras transcorrem, inclusive algumas cujo peso dramático seria maior se executadas de maneira menos cadenciada.

Tirando isso, a produção me agradou bastante! Contando com uma premissa excitante, ampla o suficiente para garantir várias temporadas legais. Fora os efeitos especiais caprichados, bela fotografia, cenários magníficos e trilha sonora notável. Agora é torcer para corrigirem as falhas, numa eventual continuação.

Quer saber mais sobre séries? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile