Teoria Geek – O Importante é se divertir!

O Exorcista do Papa | Confira nossa crítica

Para os fãs da categoria terror, certamente esse é um momento a ser bastante desfrutado. Afinal, já há algum tempo produções do gênero vêm saindo em altíssima qualidade! Sendo o filme tema dessa crítica, mais um excelente exemplo disso.

Ficha Técnica
Título: O Exorcista do Papa
Ano de Produção: 2022
Dirigido Por: Julius Avery
Estreia: 2023
Duração: 1h 43min
Classificação: 16 anos
Gênero: Terror
País de Origem: Estados Unidos
Sinopse: O padre Gabriele Amorth, exorcista do Vaticano, luta contra Satanás e demônios possuidores de inocentes. Um retrato detalhado de um padre que realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida.

 

Rei do Submundo

Quando uma inocente família herda a lúgubre Abadia de San Sebastian, na Espanha, e resolve viver no abandonado local sagrado, acaba se deparando com um mal de proporções inimagináveis.

Tal mal, antes contido a duras penas, é acidentalmente liberto pelo jovem Henry (Peter DeSouza-Feighoney) ao explorar as dependências subterrâneas de sua nova casa. Vindo a ser possuído, então, por um poderoso demônio.

A funesta entidade, cujo nome oculta por razões óbvias, não demora para dar as caras e levar Julia (Alex Essoe), mãe do garoto, a pedir socorro aos membros da igreja.

Gladiador Sagrado

Após uma primeira avaliação, na qual constatarem a gravidade da possessão, o Vaticano é comunicado sobre o assunto. Com o próprio Papa (Franco Nero) tomando a frente da situação e convocando seu maior especialista em exorcismo para assumir o caso.

Enviado urgentemente à antiga Abadia, o experiente Padre Gabriele Amorth (Russell Crowe) de cara percebe haver algo muito maior ocorrendo ali. Pois no decorrer dos seus longos anos na profissão, quase sempre desmascarando farsas ou expulsando seres sem tanta força, ele jamais havia encontrado um tão implacável.

Frente tamanha constatação, o clérigo inicia uma investigação sobre o passado do lugar, contando com a ajuda do novato Padre Esquibel (Daniel Zovatto). Os quais, profundamente consternados, descobrem um segredo apavorante escondido nas profundezas do antes consagrado terreno.

Os Porões do Vaticano

Obras de possessão, por tradição, tendem a focar apenas nas cenas de exorcismo e deixar a trama em segundo plano. O que gera longas ou seriados chocantes, porém deveras vazios! Caindo no ostracismo logo após o lançamento. Esse, felizmente, não foi um erro cometido pela produção de O Exorcista do Papa.

Usando os relatos reais do Padre Amorth como base, pelo menos aqueles não guardados nos arquivos secretos da Igreja Católica, os roteiristas montaram um enredo bastante intrigante e com potencial para se tornar uma longeva franquia. Acertando em cheio, também, na escolha do protagonista e do restante do elenco.

Os efeitos especiais do filme merecem idêntico elogio, tendo me surpreendido bastante a sua qualidade. Tal qual a trilha sonora e os macabros cenários, que concedem um ar sombrio perfeito para as horripilantes cenas constantes na obra.

Por fim, quem é apaixonado pelo gênero terror ou apenas curte histórias do tipo, em hipótese alguma pode deixar de assistir esse excelente e aterrorizante longa.

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile