Os filmes em que determinada categoria de esporte é peça principal da trama tem rendido ótimos longas ao longo da história. Mas, se o boxe foi algo revisitado exaustivamente na franquia “Rocky”, por outro lado, a natação não é algo que tem rendido algum título que realmente obteve grande destaque. Porém, “Nyad” (2023) vem para corrigir isso, muito embora não vai ser um filme que mudará a vida de ninguém, mas que deixará uma boa lição para todos nós.
Título: Nyad |
---|
Ano de Produção: 2023 |
Dirigido Por: Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin (III) |
Estreia: 03 de novembro de 2023 |
Duração: 2h 01min |
Classificação: 10 anos |
Gênero: Biopic, Drama |
País de Origem: EUA |
Sinopse: Inspirado na verdadeira história da nadadora americana Diana Nyad, o filme narra um momento importante da carreira da atleta que aos 60 anos, desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida em pleno alto mar. Auxiliada por Bonnie Stoll (Jodie Foster) sua melhor amiga e uma equipe de 35 apoiadores dedicados, Nyad (Annette Bening) pretende nadar através de águas-vivas venenosas e águas infestadas de tubarões para completar sua missão, ultrapassando todos os limites e mostrando sua capacidade para os que duvidaram dela. |
---|
Narrativa
Dirigido por Julia Cox, o filme é Inspirado na verdadeira história da nadadora americana Diana Nyad, que narra um momento importante da carreira da atleta que aos 60 anos, que decidiu desafiar as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida em pleno alto mar. Auxiliada por Bonnie Stoll (Jodie Foster) sua melhor amiga e uma equipe de 35 apoiadores dedicados, Nyad (Annette Bening) pretende nadar através de águas-vivas venenosas e águas infestadas de tubarões.
Embora tecnicamente simples visualmente, o filme ganha pontos por boa parte da trama se passar na água, onde vemos a própria atriz Annette Bening se entregando para uma personagem que não quer desistir do seu sonho em superar os seus próprios limites. O filme como um todo se sustenta graças a sua atuação assombrosa, sendo que a própria atriz nos transmite as limitações de sua personagem, mas nos passando também uma força da natureza que nada poderá detê-la. É uma pena, portanto, que não será dessa vez novamente que Annette Bening levará o seu Oscar, pois já faz muito tempo que ela merecia o seu prêmio pelo seu esforço ao longo de anos de contribuição para o cinema.
Já Jodie Foster interpreta a sua parceira de natação e construindo para a sua personagem alguém que usa a razão para o seu bem-estar, mas que não consegue se desvencilhar da possibilidade de ter que ajudar a sua melhor amiga até o fim. Ambas em cena possuem uma ótima química, principalmente quando discutem sobre os desafios do percurso que elas terão que enfrentar. Quando achamos que uma delas irá desistir, logicamente, tudo volta ao ponto zero e ambas partem para conseguir os seus objetivos.
Direção
Quanto a cena do percurso, parece que a diretora faz de tudo para obter a nossa atenção, desde o fato de destacar as ameaças de tubarões, como também da possibilidade da personagem começar a ter alucinações. Neste último caso, por exemplo, conhecemos o passado nebuloso de Nyad, sendo que a natação se torna uma forma de exorcizar os seus temores e raiva que acumulou ao longo da sua vida. O final, logicamente, todos nós sabemos como termina, mas se torna especial graças ao ótimo desempenho das duas atrizes e que fazem a diferença.
Assista o trailer
Veredito
“Nyad” é um bom filme sobre superar os seus limites para alcançar os seus sonhos mesmo quando o mundo sempre lhe diz ao contrário.
Onde assistir: Netflix
Conheça nosso canal no YouTube.