Depois de 11 anos e 21 filmes no Universo Cinematográfico Marvel, Avengers: Ultimato é o culminar de tudo o que veio antes. Mas também serve como o clímax da história que começou com Captain America: Soldado Invernal, quando os diretores Joe e Anthony Russo receberam sua primeira chance de enfrentar uma enorme franquia com um enorme orçamento. Daí, para a Guerra Civil, para a Guerra do Infinito, e agora isso, eles levaram cada projeto para fora da água.

Mas parece que o tempo que passaram na Marvel Studios chegou ao fim – pelo menos por enquanto. Enquanto os Irmãos Russo sempre brincaram que gostariam de participar de um filme das Guerras Secretas, outro projeto desse tipo está a mais uma década de se tornar uma realidade. E por enquanto, eles estão prontos para virar uma página do livro de Thanos e descansar.

“É o nosso Endgame, pelo menos por enquanto”, explicou Anthony Russo ao Games Radar. “Não temos planos para agora fazer mais filmes da Marvel. Certamente pode surgir no futuro em algum momento. Temos uma maravilhosa relação de trabalho com a [Marvel Studios] e uma grande paixão pelo que eles estão fazendo. “

Enquanto alguns fãs podem ficar desapontados ao saber que os Russos estão dando uma pausa na Marvel com o lançamento de Avengers: Endgame, eles ainda mantêm um relacionamento positivo com o estúdio. Os comentários de Anthony ecoam o que Joe Russo disse anteriormente ao ComicBook.com, e a dupla poderia retornar mais cedo do que pensamos.

“Eu acho que, você sabe, vamos dar um tempo”, Joe nos disse CinemaCon. “Nós amamos a Marvel. Quer dizer, somos muito próximos de Kevin Feige e Lou DeEsposito e Victoria Alonso e Trin Tranh, que produziu os dois últimos filmes conosco e mais oito. Quero dizer, é Nós realmente gostamos da família para nós lá, mas, você sabe, fizemos quatro filmes em seis anos e meio, então vamos tirar umas férias, mas estaremos de volta um batimento cardíaco “.

Após os eventos de Avengers: Endgame, o dueto de direção merece um merecido descanso.