Advogado John Kirby foi a inspiração para o nome do personagem.

No dia 02 de Outubro de 2019 faleceu John J. Kirby Jr. advogado da Nintendo que inspirou Masahiro Sakurai (criador da série Kirby e Super Smash Bros) e Shigeru Miyamoto (criador das séries Mario Bros. e The Legend of Zelda) a batizar o bolinha rosa tão popular entre os fãs de vídeo game. O advogado, que trabalhou para a empresa durante anos, ficou famoso na indústria após defender a Nintendo contra um processo da Universal City Studios, que alegava que o nome “Donkey Kong” violava os direitos autorais da marca “King Kong”.

Além da indústria dos games, Kirby também trabalhou no departamento de justiça americano onde reuniu diversos registros de votação da parte sul dos Estados Unidos, evidênciando discriminação contra afro-americanos. Com base em seus registros, foram descobertos métodos de alfabetização que excluiam negros nas votações. Através disso, também colaborou na base da  Lei dos direitos de voto de 1965, que estabeleceu o fim das práticas eleitorais discriminatórias.

De acordo com o obituário publicado pelo The New York Times, Kirby sofreu com complicações derivadas de um câncer sanguíneo. John Kirby deixa sua esposa, Susan Cullman, e seus filhos, John Andrew Pickens Kirby, Timothy James Kirby, Carolyn Sicher, Perrin Patricia Lucia Kirby, além de três netos, Emma Rose Kirby, William Rose Kirby e Eloise Woolf.

 

~Luiz Eduardo


Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.