Somebody saaaaaave me…

Com a notícia de que o ator Tom Welling estará na CCXP comemorando os 80 anos do Superman, bateu aquela saudadezinha de Smallville e teve muita gente correndo pra maratonar a série e relembrar esse clássico que marcou muitas infâncias e adolescências. E como nós, do Teoria Geek, não somos bobos nem nada, não podíamos deixar de prestar nossa homenagem ao azulão, digo, Homem de Aço.

Smallville é uma série de televisão americana criada por Alfred Gough e Miles Millar, que foi exibida pela The WB (posteriormente, The CW) entre 16 de outubro de 2001 e 13 de maio de 2011, com um total de 10 temporadas e 217 episódios. É baseada no personagem Superman da DC Comics, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.

A série conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), que reside na cidade fictícia de Smallville (Pequenopólis, na dublagem brasileira), Kansas, durante os anos antes dele se tornar o super herói conhecido como “Superman”. A ideia central da série é mostrar como seria a vida de Kal-El e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI com elementos e valores antigos. Após a quinta temporada, a série se foca em um Clark já adulto e sua carreira no Planeta Diário em Metrópolis. Em Smallville, muitas coisas referentes ao universo Superman e DC são explorados, e vários heróis e vilões conhecidos do universo das histórias em quadrinhos tiveram sua versão na série.

A sinopse, baseada nos HQ’s (embora muitas mudanças tenham sido feitas na mitologia dos quadrinhos), todo mundo já conhece. Chuva de meteoros, adotado por Jonathan e Martha Kent, adolescência desajustada dentando esconder seus poderes, paixão por Lana Lang, Lex Luthor e suas vilanias , kryptonita o enfraquecendo, etc e tal – ah, qual é? você não teria chegado até aqui se não conhece bem o kryptoniano – .


Confesso que não sou grande fã do Superman, mas como toda adolescente do inicio dos anos 2000 que se preze, tinha um mega crush no Tom Welling e por isso acompanhava a série que muitos odeiam com todas as suas forças, claro que Smallville fez mudanças radicais e desnecessárias na mitologia do herói, extrapolou em diversos momentos, se estendeu além do necessário, sem falar que a partir da quinta temporada os roteiristas entraram numa “brisa” sem fim. Mas o que não podemos negar é que Smallville foi o começo de tudo. Antes, a ultima série de herói tinha sido Lois & Clark, que tinha como foco o romance entre os dois. Já Smallville, trouxe pras telinhas inúmeras referencias dos quadrinhos e tantos outros personagens que de certa forma ajudaram a popularizar “o universo nerd/geek”. Se hoje temos séries como Arrow, SuperGirl, The Flash e tantas outras, devemos em grande parte ao Tom e sua turma que apesar dos deslises pelo caminho popularizaram as live-actions, abrindo assim, o caminho da DC nas telinhas.