Para comemorar o Haloween, confira nossa lista de filmes repletos de demônios e criaturas malignas de todas as especies e relembre alguns dos maiores clássicos de terror de todos os tempos, afinal, nem só de misticismo e “passeios pela floresta” vive o gênero.

Fragmentado (2016 – 7,3/10Imdb)
Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.
O roteiro retoma a narrativa sobre múltiplas personalidades ( que a muito havia sido deixado de lado pelo gênero) misturando realidade e fantasia.

It – A Coisa (2017 – 7,4/10IMDb)
It começa com o assassinato de uma criança, Georgie Denbrough, no bueiro local durante uma tempestade, na pequena cidade de Derry. No verão de 1989, o irmão mais velho de Georgie, Bill Denbrough, e seu grupo de amigos, denominado de clube dos perdedores (Losers Club), por serem crianças fora dos padrões, e que sofrem bullying, começam uma busca pelo assassino, descobrindo que o assassinato foi cometido por uma entidade do mal; Pennywise, uma criatura metamorfa, eventualmente transformada em palhaço, que está se alimentando do medo das crianças. Então Bill e o clube dos perdedores decidem enfrentar a criatura e colocar um fim nos assassinatos das crianças.
Adaptado da obra de Stephen King, captura muito bem o espirito da obra original, apesar de assustador, o filme também comove ao articular de forma brilhante os dilemas da evolução humana durante a adolescência.

Halloween – A noite do Terror (1978 – 7,8/10IMDb)
Na noite de Halloween, em 1963, um menino de seis anos, Michael Myers, vestido em um traje de palhaço assassina sua irmã mais velha após esfaqueá-la com uma faca de cozinha. Quinze anos depois, Michael Myers, 21 anos, foge do hospital psiquiátrico, volta para casa, e persegue Laurie Strode e seus amigos. O psiquiatra de Michael, Dr. Sam Loomis, suspeita das intenções dele e segue-o para Haddonfield para tentar impedi-lo de matar.
Halloween – A Noite do Terror foi um dos precursores dos “slasher movies” (filmes sobre psicopatas que matam suas vítimas com objetos cortantes, como facas, lâminas, machados e serras elétricas), e apesar do orçamento reduzido, foi um grande sucesso, gerando sete sequências.

O Exorcista (1973 – 8,0/10IMDb)
Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
Ganhador de dois Oscars, o Exorcista é até hoje referencia no gênero.

O Iluminado (1980 – 8,4/10IMDb)
No filme, Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho.
O grande destaque desse clássico de 1980 é a atuação marcante de Jack Nicholson