Nefarious | Confira nossa crítica

nefárious

Em Nefarious um psiquiatra ateu é convocado para fazer a última análise de um condenado à morte que se diz possuído por um demônio, para definir se o homem é insano ou um demônio real.

nefarious
Ficha Técnica
Título: Nefárious
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Chuck Konzelman, Cary Solomon
Estreia: 2 de novembro de 2023
Duração: 1h 38min
Classificação: 14 anos
Gênero: Resposta em itático e cinza claro
País de Origem: EUA
Sinopse: Em Nefárious, o serial killer Edward Brady (Sean Patrick Flanery) – condenado à morte pelos assassinatos – chega ao dia de sua execução. Porém, antes, ele deve passar por uma última consulta com um psiquiatra para atestar que ele estava consciente de seus crimes enquanto os cometia. Mas quando seu antigo médico tira a própria vida, Edward é avaliado por um novo doutor, James Martin (Jordan Belfi). Martin acredita que lidará com apenas outra avaliação comum, mas é surpreendido quando Brady afirma ser, na verdade, um demônio disfarçado no corpo do homem. Agora, o médico deve descobrir a verdade por trás do caso.

 

Prende a atenção

De forma bem simples e direta, o filme começa já com o psiquiatra anterior, que era considerado como um mentor pelo novo psiquiatra designado, cometendo um suicídio inesperado. Simples e direto, e já nos deixa com uma cena chocante, mesmo não mostrando algo forte e pesado na tela.

A direção consegue ligar bem os pontos desde o início, criando um clima em que o espectador fique concentrado, tentando entender e encontrar respostas durante o filme todo.

Demônio ou Insano?

Edward Wayne (o condenado), horas se apresentando como demônio, horas como um inocente que teve seu corpo possuído pelo demônio que se auto denomina Nefariamus (que o psiquiatra chama de Nefarious), confronta a crença (ou a falta dela) do psiquiatra, que é ateu e cético.

Trazendo à tona muitas informações que o condenado não teria acesso de forma alguma, passa a testar a sanidade de seu entrevistador. E os diálogos vão crescendo e dando motivos para a existência dos “anjos caídos”, conhecidos pela humanidade como “demônios”, e fazendo comparações de religião com escravidão, que podem fazer o espectador repensar suas crenças religiosas com outros olhos.

nefarious 1

Justiça ou Assassinato?

O roteiro prende a atenção, e a atuação segue convincente, trazendo um suspense incrivelmente conciso e nefasto. Os diálogos te trazem a dúvida sobre o que é justiça, livre arbítrio, ou assassinato, em cima de temas delicados para os dias atuais, principalmente em questões de escolhas na vida pessoal, de forma que deixa no ar o que pode ou não ser considerado crime, pecado, justiça, etc.

A trilha sonora muito bem colocada, junto com uma fotografia que, juntas, dão o tom em cima do ritmo das cenas, ajudam a formar um clima tenso e de curiosidade, de modo que não fique cansativo ou maçante, o que é um ponto muito positivo para um filme desse gênero.

Assista o trailer:

Veredito final

Nefarious não é um filme para qualquer um, mas para quem gosta de questionar tudo, ou mesmo pessoas que curtem um drama psicológico em cima de questões como ciência e religião, e suas implicações na vida dos seres humanos.

Um filme com roteiro incrível, atuações convincentes, e um conjunto cheio de harmonia entre luz, som e diálogos, que merece um destaque em sua resolução final.

Quer ler mais críticas? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: