NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS | Confira nossa review

Uma tempestade que mais parece um chuvisco!
Ficha Técnica
Desenvolvido por: CyberConnect2
Publicado por: Bandai Namco
Gênero: Luta 3D
Série: Naruto, Ultimate Ninja Storm
Lançamento: 17 de Novembro de 2023
Classificação indicativa: 12 anos
Modos: Single-player, Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S, Nintendo Switch e PC 

 

Naruto é uma série de mangá da Shonen Jump/Shueisha criada por Masashi Kishimoto em 1999, com estreia da adaptação para anime em 2002, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila, e assim obter reconhecimento de todos. Conforme a história do ninja era publicada/exibida ao longos dos anos, pouco a pouco o ninja foi conquistando todos mundo afora com seu carisma e determinação, conferindo uma popularidade absurda à franquia, conseguindo assim figurar entre os animes/mangás mais populares de todos os tempos, ao lado de grandes nomes como Dragon Ball e One Piece. Naturalmente, a franquia recebeu inúmeras adaptações no mundo dos games, por diferentes estúdios, sendo um deles, e o mais conhecido por estas adaptações, o estúdio CyberConnect2, responsável por 2 séries de games da franquia Naruto: a série Narutimate Hero (Ultimate Ninja no ocidente), com títulos de luta 2D e segmentos de exploração em 3D, lançados para PlayStation 2 e PSP; e a série Ultimate Ninja Storm, com títulos de luta e exploração em 3D, lançados a partir da 7ª geração de consoles, inicialmente com exclusividade para PS3 e a partir do segundo título se tornando multiplataforma. O primeiro título da franquia Naruto desenvolvido pela CyberConnect2 data de 2003, enquanto o último, antes do lançamento atual, foi lançado em 2016, contando ao todo com 15 títulos, mais que 1 título por ano em alguns anos, demonstrando uma longa estrada de experiência percorrida pelo estúdio com a franquia Naruto. Como forma de celebração dos 20 anos de estreia do anime no Japão, foi anunciado então NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS, um título que, em teoria, seria a versão definitiva dos títulos da série Storm, do primeiro ao quarto título numerado, contando toda a vida de Naruto Uzumaki, desde sua infância até se tornar Hokage. E é justamente aí onde começam os problemas…

Todos os games de Naruto desenvolvidos pela CyberConnect2

Modo História

Conforme a CyberConnect2 adquiria maturidade com o desenvolvimento da série Storm, os games melhoravam em qualidade a cada novo título, apesar de terem sofrido um pouco de perda na liberdade, se levarmos em consideração a exploração em estilo sandbox do primeiro título. Ainda assim, a exploração estava lá também nas sequências, mesmo que reduzida, e no quarto título apenas na DLC, mas ainda assim estava. Você controlava um personagem através de um mundo aberto inteiro que representava uma versão em menor escala do mundo shinobi onde Naruto se passa. Isso ajudava a reforçar o senso de lugar que torna o mundo de Naruto tão notável. Missões secundárias extras e itens colecionáveis ​​ocultos no topo daquele mundo aberto estabelecia ainda mais a sensação de que você realmente fazia parte dele, não apenas olhando como um observador passivo, você acabava assumindo um papel muito mais ativo na representação dessas histórias.

Já em termos de apresentação da história, do primeiro ao terceiro título, a história era contada por meio de cutscenes ingame, e no quarto título houve uma regressão para uma espécie de frames não animados do anime e, em determinados momentos, animações pré-renderizadas onde os pixels faltavam estourar como um rasengan no rosto do jogador. Na DLC do quarto título porém, que corresponde à adaptação do filme de Boruto, readotaram o modelo de cutscenes em tempo real. Aqui as coisas são bastantes diferentes. Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections oferece dois modos principais singleplayer: Modo História e Modo História Especial. Vamos falar do Modo História primeiro: é PÉSSIMO!

No Modo História, se você espera algum tipo de cutscenes animadas, sejam elas de qualquer forma, ou exploração entre as batalhas, pode esquecer! O game entrega ao jogador apenas uma espécie de slideshow narrado por Hagoromo Ootsutsuki, o Sábio dos Seis Caminhos, com algumas inserções dubladas dos personagens, aqui e acolá, para dar mais dramaticidade à “cena”. Essa de longe foi uma das PIORES formas que já presenciei na apresentação de uma história de um game de anime. E se a forma da apresentação já não fosse ruim por si só, os detalhes com que são contadas são tão ruins quanto, pois personagens e eventos são omitidos, e em muitas vezes surgem do nada como se todos soubessem o contexto daquilo. É um produto claramente pensado para quem já acompanhou aqueles acontecimentos, porque um leigo naquele universo ficará sem entender nada. Se deixarmos o que assistimos de lado e pensarmos apenas na parte jogável da campanha, ainda assim teremos problemas. O título tem uma execução ruim para a ideia que se propõe: reviver os momentos dos 4 games da saga Storm. Essa recapitulação ocorre da forma mais descarada e vergonhosa possível, removendo a maioria, e algumas das principais, boss battles dos games anteriores (um dos principais atrativos da série Storm), e como se não bastasse, facilitando-as, simplificando os quick time events. Um dos pontos fortes da franquia Naruto é justamente a carga emocional envolvida em cada momento dessa história. Aqui, infelizmente, tudo parece morto e sem vida. Se você inventar de comprar um picolé neste calor, e sentir algum pingo caindo, certifique-se de que o picolé não está derretendo, pode ser só você chorando também com essa tristeza de jogo.

Uma aventura inteiramente original foi escrita pelo próprio autor exclusivamente para este game

As coisas já ficam um pouco diferentes no Modo História Especial: aqui é onde o rasengan começa a girar! Este novo enredo original, escrito pelo próprio Masashi Kishimoto, segue Boruto e seus amigos enquanto eles mergulham em um novo jogo de realidade virtual chamado Ninja Heroes, enquanto uma trama sinistra se desenvolve nos bastidores, orquestrada pelo grupo antagonista Zero. Existem alguns novos personagens originais aqui criados especialmente para o game, incluindo a IA guia, Nanashi, que desempenha um papel fundamental em servir como o elo emocional de tudo isso. Por mais desnecessária que seja, aqui, em certo momento, novamente ocorre uma recapitulação dos principais momentos da série clássica e Shippuden, embora focados apenas em Naruto, sem Sasuke, de uma forma muito mais palatável e com mais emoção do que no Modo História principal. Este modo contrasta com o anterior, porque aqui as coisas são realmente bem feitas, com um excelente trabalho de personagem que coloca Boruto no centro das atenções, ao mesmo tempo em que enfatiza seu relacionamento com a família e amigos. Se você não estiver familiarizado com o material original de Boruto, ainda conseguirá acompanhar a história que aqui se desenrola, sem dificuldades, embora possa se sentir perdido em relação a alguns personagens e suas relações entre si. No entanto, a História Especial é uma grande aventura independente, podendo-se dizer até que é uma aventura filler propriamente dita, com muito coração investido. Aqui você vai encontrar as cutscenes em tempo real de volta, e muito bem animadas, diga-se de passagem. A exploração livre, porém, aqui não teve vez, e tudo se desenrola por meio do avançar de capítulos, com a seleção destes pelo menu. Se o único modo história presente no game fosse esse, adicionando a ele momentos de exploração, o game possivelmente passaria uma melhor imagem a todos.

Gameplay

Além desses dois modos, todo o resto em Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections acaba sendo mais do mesmo, com os mesmos modos de jogo de versões anteriores (VS, Torneio, Liga, Sobrevivência). A jogabilidade é basicamente um copia e cola de Naruto 4, em batalhas de até 3 contra 3, com os mesmos componentes centrais de carregamento de chakra, dash e uso de ninjutsus e técnicas secretas. Os novatos também podem recorrer ao modo de controle simplificado, em que ao pressionar um único botão, seu personagem assumirá o comando sozinho, decidindo quando correr, usar movimentos especiais e executar combos, deixando você simplesmente mover e bloquear.

Pronto, somos 2030! Se cada um de nós platinarmos um jogo teremos mais platinas que A Monstra!!

Com 130 personagens jogáveis (embora muitos deles sejam duplicatas de personagens principais, principalmente Narutos e Sasukes, com uma ou mais variações extras da mesma pessoa ocupando outros slots), o game peca em se preocupar mais com quantidade do que qualidade em cada um, não incentivando muita profundidade nos combates. Os personagens extras de Boruto acabam literalmente JOGADOS (com perdão do trocadilho) aos demais, sem contexto narrativo algum, apenas para aumentar o número do elenco. Os estilos de jogo geralmente são tão semelhantes entre a maioria dos “bonecos” que você poderia trocar as falas e modelos 3D da maioria dos personagens por outros e não veria diferença quase nenhuma. Os modos singleplayer infelizmente também não oferecem desafio suficiente para servir nem como um preparo mínimo para os confrontos online.

E por falar em online, as opções multiplayer oferecem uma gama sólida de recursos, incluindo vários sistemas de classificação de oponentes, com sistemas de segurança contra falhas para jogadores que se desconectam durante uma partida ou se envolvem em comportamento tóxico. Além de depender das habilidades de cada um, os resultados das lutas podem variar também dependendo da força e velocidade de conexão de sua internet e da do seu oponente, já que o game não usa rollback netcode como a maioria dos outros jogos de luta contemporâneos.

Conteúdos extras

Os fãs ou novatos podem apreciar a enciclopédia ingame, que contém breves biografias e manuais técnicos para cada personagem jogável. À medida que avança no jogo, você também desbloqueará vários tipos de recompensas cosméticas, com um vasto número de acessórios, cores de roupas e muito mais, que servem de customização, tornando seu personagem único. São mínimas adições que fornecem ao menos uma longevidade maior ao game.

Aspectos visuais e sonoros

No que diz respeito à parte gráfica, o game tem o visual bastante semelhante ao quarto game da série. Isso significa que os segmentos que envolvem material dos 3 primeiros games acabaram sendo “modernizados” todos em um pacote só, com novos efeitos de luz e sombras, mas nada muito diferente do que era quase 8 anos atrás, o que acaba sendo algo negativo. Já na parte sonora o game é composto quase que inteiramente por trilhas e efeitos sonoros reutilizados dos games anteriores da série, com poucas novas composições.

Localização

O jogo também traz localização completa em português do Brasil, com textos e vozes. Algo até então que só havia sido feito pela Bandai Namco com o game Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados e Naruto Storm 4, encerrando por este mesmo e desde então não sendo mais feito este tipo de trabalho em território nacional, algo muito pedido pela comunidade de Dragon Ball há bastante tempo.

À esquerda, Úrsula Bezerra, a dubladora brasileira de Naruto.

Por mais que a dublagem esteja digna em boa parte do game, alguns personagens deixam a desejar, sem qualquer empolgação no tom de voz com um ritmo robotizado nas falas, parecendo algo amador ou gerado por IA. Infelizmente, a esta altura, fica um questionamento se a Úrsula Bezerra foi uma boa escolha para o papel do protagonista na versão BR, pois a voz da dubladora no game aparenta estar mais rouca do que o habitual.

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS: Vale a pena?

Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections é um dos piores pacotes comemorativos já feitos para uma franquia de games, de longe. O custo x benefício não compensa e você acaba pagando full price em um conteúdo capado e inferior às outras versões já existentes. Se você não conferiu nenhum ou apenas alguns dos games anteriores da saga Storm, ou gostaria de jogar os games como uma porta de entrada para a franquia Naruto, esta DEFINITIVAMENTE não é a melhor maneira para isto. Fique com a coleção Naruto Legacy Collection em seu lugar, composta pelos 4 games originais + a DLC do último título. Agora se você já jogou os demais games da saga, e ainda assim quiser conferir com os próprios olhos o que esta versão tem a oferecer, espere uma promoção decente e justa para com o que é ofertado aqui.

 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 4|5 pela Bandai Namco para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.