MX vs ATV Legends comete vários erros, mas consegue se manter nos trilhos como um jogo casual e divertido.

MX vs ATV Legends - capa
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Rainbow Studios
Publicado por: THQ Nordic
Gênero: Corrida, esportes
Série: MX vs ATV
Lançamento: 28 de junho de 2022
Classificação indicativa: Livre
Modos: 1-16 Jogadores
Disponível para: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

 

Essa foi minha primeira experiência com a série MX vs ATV, e se aventurar em algo novo as vezes é bem assustador. Porém como experimentei recentemente Gran Turismo 7 e Republic Riders, me perguntei: Por que não? Então me meti de cabeça para dentro do MX vs ATV Legends, o primeiro jogo da série da atual geração e você vai conferir minha opinião de “iniciante” algumas linhas abaixo.

No entanto, fiz minha pesquisa, e parece ser de opinião quase geral que a Rainbow Studios colocou a série de volta aos trilhos, após os problemas encontrados em MX vs ATV. All Out.

MX vs ATV Legends

Arcade

Se você nunca jogou MX vs ATV, pode ficar na dúvida em se tratar de um simulador ou arcade, mas ele é extremamente arcade. Sua jogabilidade inclusive, exige um pouco de habilidade e algumas tentativas para funcionar, mas quando você pega o jeito, fica realmente divertido.

Nessa jornada, poderemos usufruir de 3 tipos de veículos, e eu vou explicar para vocês do que se trata cada um, porque pelos nomes, uma pessoa leiga não entende – vulgo eu.

  • MX: Essas são as motos, as protagonistas do jogo, já que a carreira principal, fica a cargo delas.
  • ATV: Conhecidos mais facilmente por quadriciclos, são rápidos e exigem um controle maior por parte do jogador.
  • UTV: Eu gosto de comparar eles a Jeeps off-roads abertos, extremamente rápidos e fáceis de perder o controle.

Carreira

MX vs ATV Legends utilizou seus diferentes veículos para criar 3 modos de carreira únicos, cada qual com sua própria organização. Porém o progresso é conjunto, então o dinheiro e fãs conquistados, valem para todos e ajudam assim a avançar mais facilmente se jogados em conjunto. Mas vale ressaltar que a carreira MX é a mais importante, pelo menos de início, já que ela que desbloqueia alguns eventos do ATV e UTV.

Essa variedade de carreiras torna o jogo menos enjoativo, pois cada veículo possui uma jogabilidade diferenciada e diferentes estratégias deverão ser utilizadas ao alterná-los.

MX vs ATV Legends

Fazenda

A qualquer momento do jogo você poderá voltar para a fazenda, onde a sua equipe estará posicionada. Mas definitivamente a parte da história deixa a desejar, com personagens bem secos de aparência e nenhuma animação para dar vida entre as corridas. MX vs ATV Legends inclusive possui interface e legendas localizadas em PT-BR, sem oferecer opções de acessibilidade quanto ao tamanho pequeno das fontes.

Através da fazenda você poderá ter acesso a sua garagem, onde será possível trocar de veículo e treinar/explorar a região atrás de colecionáveis. Nela também é possível tunar as máquinas utilizando o dinheiro do jogo, ou modificar a aparência do seu piloto ou veículo – tudo bem simplista.

Física

Eu sei que estamos falando de um arcade, mas a física as vezes nos deixa loucos, como topar numa pedra e voar 50 metros pra cima? Não faz o menor sentido. Muito menos um ATV conseguir atravessar um lago, desde que você mantenha uma velocidade média – fica a dica pra alguns colecionáveis. Bater em portões abertos, árvores pequenas ou cerquinhas? Pode preparar pra falhar miseravelmente, já que não existe nenhuma reação de objetos inanimados, você é obrigado a contorná-los.

A física também não parece se aplicar para nosso piloto, já que assim que ele cai da moto, vira um boneco de pano. Entretanto, nada disso atrapalha sua aventura, já que podemos restaurar facilmente nossa posição na corrida, ou no mapa se estivermos na fazenda.

MX vs ATV Legends

Estilos

MX vs ATV Legends possui um bom conjunto de pistas, assim como estilos de corridas que podem até não parecer, mas são bem diferentes. Uma corrida de motocross num estádio, exige movimentos precisos e nem tanta velocidade, já uma trilha permite a você descer mais a mão no acelerador. Essa variedade agrada bastante, e acaba intercalando a necessidade de diferentes habilidades.

Sobre a dificuldade, essa parece estar ligada a pista e não a sua escolha. Nas primeiras corridas, por exemplo, é quase impossível você chegar em primeiro, mesmo colocando na dificuldade mais fácil disponível (são 5). Porém em outro local, você pode colocar na dificuldade lenda e conseguirá conquistar o pódio tranquilamente. Espero que um patch resolva o problema futuramente.

Modos

Além do modo carreira, você pode jogar partidas únicas normais ou contra o relógio. Existe a opção de dividir a tela para joga localmente com alguém, e ainda o modo online para testar suas habilidades com uma pessoa além da IA. Dentre as possibilidades está chamar um amigo para jogar junto e facilitar a busca por partidas.

MX vs ATV Legends

Faltou um pouco de criatividade no online por não conter modos diferenciados para se destacar das corridas tradicionais. Ter possibilidades também seria agradável, pois você pode escolher o estilo da corrida, mas não a pista, essa vem aleatoriamente. Outro ponto a considerar é o tempo de espera entre as corridas, que giram em torno de 3 minutos, mesmo todos estando prontos para iniciar.

Técnica

Vamos começar pela trilha sonora, essa possui uma coleção de faixas que combinam bem com o jogo, misturando música pop, rocks leve e heavy metal. Apesar de não me identificar muito com algumas, a minha crítica fica unicamente ao equilíbrio sonoro. A configuração padrão do jogo, faz com que o barulho do motor sobreponha quase que completamente a música enquanto você joga com a moto, mas já com o quadriciclo é bom preparar pra aumentar o volume da TV, pois o mesmo é quase inaudível. No entanto, é possível configurar.

Quanto aos ambientes, esses são deslumbrantes a ponto de nos fazer desejar texturas e uma iluminação melhores (MX vs ATV Legends é SDR). Entenda, é tudo bem bacana, mas você percebe que faltou uma polida maior para se adequar a atual geração.

Não espere também por uma configuração imersiva no DualSense, a versão testada de PlayStation 5 contou apenas com vibrações padrões e nenhuma mudança nos gatilhos.

MX vs ATV Legends: Vale a pena?

Mesmo possuindo algumas falhas, MX vs ATV Legends consegue se manter divertido por um bom tempo. É lógico que não pode ser considerado um grande “AAA”, mas trazendo um valor inferior a outros lançamentos, faz parecer que THQ Nordic deu um desconto pensando nisso. É uma boa experiência arcade, que garante 3 carreiras diferenciadas e se você curte algo mais direto ao ponto, pode funcionar.

Senti falta de uma maior customização visual para tornar o progresso mais atrativo, porém apesar disso, por algum motivo, sigo jogando.

O Teoria Geek agradece a THQ Nordic pela chave de PlayStation 5 fornecida para a produção dessa análise.


Confira mais matérias como essa clicando aqui!