MultiVersus. Por que ninguém teve essa ideia antes?

multiversus lancamento
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Player First Games, Inc.
Publicado por: Warner Bros. Interactive Entertainment Inc.
Gênero: Ação, Luta
Série: MultiVersus
Lançamento: 26 de Julho (Beta Aberto)
Classificação indicativa: 10 Anos
Modos: 1 – 4 Jogadores online
Disponível para: Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5 e PC

 

MultiVersus é uma ideia ótima! Vários personagens conhecidos em uma luta no maior estilo Smash Bros! O estilo Platform Fighter tem se popularizado muito no mundo dos indies já algum tempo, e agora finalmente um competidor para smash vem com um alto investimento no ramo competitivo! Mais do que um jogo de luta com personagens da Warner, MultiVersus tem também mecânicas extremamente bem pensadas para um competitivo com foco 2v2, o que é bem inédito no estilo. Um jogo complexo competitivamente, e extremamente divertido casualmente, mas que ainda tem um certo caminho a percorrer!

multiversus lançamento
MultiVersus é ação pura!

Personagens e combate

A gama de personagens em MultiVersus é extremamente diversificada assim como qualquer bom Platform Fighter tem que ser. Com personagens clássicos da “Hanna-Barbera”, “Cartoon Network”, “DC Comics” e outras, MultiVersus apresenta uma variedade visual e mecanicamente muito bem pensada. Temos personagens focados em combate aéreo como o Batman, suporte como o Pernalonga, tanks como o Superman, etc. Por meio das animações extremamente bem-feitas e do “Move Set”, cada personagem se sente único e é muito bem representado no jogo.

multiversus lançamento
Os personagens são um dos pontos altos do jogo.

Essa variedade é o ponto-chave do foco de 2v2 que MultiVersus apresenta. Com personagens de estilos variados, é de extrema importância que a dupla que joga esteja em sintonia, usando personagens que se completam em suas habilidades para assim ter um controle maior sobre o combate. Por exemplo, uma partida com um Batman para combate aéreo e um Gigante de Ferro para combate rasteiro é bem mais equilibrada e controlada que uma em que se joga com Pernalonga e “Tom e Jerry” pois estes, são dois personagens com foco em suporte.

Vale lembrar que diversos personagens serão adicionados com o tempo, muitos já até foram anunciados no site oficial do MultiVersus. Além do lançamento de personagem tem também as skins que normalmente são variantes clássicas de alguns deles, como por exemplo o Batman que tem uma skin com seu traje da famigerada série animada dos anos 90.

De cara se percebe que o foco ao se pensar no jogo foi no combate de equipes, que realmente, funciona muito bem! Mas como ficam os outros modos de jogo?

Modos de jogo e mapas

A quantidade de modos de jogo em MultiVersus não é nada impressionante. Existem duas categorias, luta contra players e contra bots. Dentro de cada categoria temos “1v1”, “2v2” e “Todos contra Todos”, fora isso tem também um modo de criação de salas personalizadas e de treinamento em um mapa vazio para teste de personagens, combos, etc. A variedade de modos de jogo não é tão grande, o que me faz acreditar que com o tempo, mais modos podem ser adicionados. Ainda assim estes são modos extremamente divertidos justamente porque a gameplay do jogo é ótima.

multiversus lançamento
Tela de seleção de modos.

Obviamente nos modos “1v1” e “Todos contra Todos” o elemento de combate em equipe se perde, o que diminui bastante a competitividade desses modos, mas não a diversão. O jogo é rápido, frenético e tem tudo que se espera de um bom Platform Fighter, inclusive, os mapas. Assim como os personagens, mapas também serão adicionados com o passar do tempo. Atualmente o jogo tem uma variedade pequena de mapas, com ambientação em Hora de aventura, Scooby-Doo, Steven Universo, Batcaverna, etc. E todos eles são extremamente bem-feitos e memoráveis.

Tela de seleção dos mapas.

Cada mapa pede um estilo de jogo e se beneficia de personagens ou equipes específicas, o que cria a necessidade de uma adaptação do jogador ao mesmo. Fora isso os senários de fundo, músicas e até mesmo algumas interações são ótimas agregando inclusive no combate do jogo.

Progressão

MultiVersus é um “Free to Play”, a parte principal de sua progressão é baseada no seu passe de batalha que muda por temporada e as recompensas que se desbloqueia a cada nível. Como já é costumeiro o passe tem duas vertentes, a paga e gratuita, e como sempre, as melhores recompensas estão no passe pago que deve custar cerca de R$15,00.

multiversus lançamento
O passe tem diversas recompensas.

Fora isso, dependendo do desempenho em cada luta, o jogador recebe moedas que servem para comprar personagens, e cada personagem por si só tem um total de 15 níveis ganhos por jogar com ele, cada nível dá uma recompensa específica para o personagem como uma imagem de perfil, um emote para as partidas, vantagens equipáveis com bônus específicos, etc.

A cada nível do personagem, se desbloqueia algo para usar.

Felizmente o jogo não tem mecânicas “Pay to Win”, embora eu pessoalmente gostaria que todos os personagens fossem desbloqueados de cara para o jogador visto que todos são muito divertidos de se usar.

MultiVersus: Vale a Pena?

Sim. Não vou enrolar aqui. MultiVersus é um Platform Fighter gratuito e extremamente divertido com personagens que todo mundo ama! Sim o jogo ainda precisa ser polido em alguns aspectos, embora todos os personagens sejam divertidos senti que alguns ainda precisam de um polimento a mais, também sinto que o jogo precisa de mais mapas. Por ser um jogo como serviço eu apostaria com muita segurança que até o lançamento muito conteúdo já será adicionado.

Eu pude testar tanto a versão alfa como a beta aberta do jogo e para mim, foi claro o quanto o jogo evoluiu e principalmente, o quanto a “Player First Games” escutou a base de jogadores para fazer as mudanças necessárias, o que para um jogo como serviço, é extremamente importante! MultiVersus é um jogo em constante evolução, mas que hoje, já entrega uma experiência extremamente divertida. Ele é gratuito para todos então se você gosta de jogos de luta e principalmente Platform Fighters, é uma recomendação certa! O jogo ainda não tem data de lançamento, mas sua Beta aberta ao público começa dia 26 de julho e estará disponível para Xbox Series, Xbox One, PS4, PS5 e PC!

Gostou das informações? Para saber mais sobre o universo dos jogos clique aqui e não deixe de acompanhar o Teoria Geek!

O Teoria Geek agradece a Warner Bros. Interactive Entertainment Inc. pela chave de Xbox fornecida para a produção dessa preview.