Mortal Kombat 1 traz a paixão dos fãs para uma pancadaria perfeita, com uma história que contagia e uma gameplay incrível.
![MK1](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/MK1.jpg)
Desenvolvido por: NetherRealm Studios |
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Publicado por: Warner Bros. Games |
Gênero: Luta |
Série: Mortal Kombat |
Lançamento: 19 de setembro de 2023 |
Classificação indicativa: 18 anos |
Modos: 1-2 Jogadores |
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC (Steam e Epic Games Store) e Nintendo Switch |
Devo dizer com sinceridade que é muito difícil escrever a respeito de um jogo do qual a gente é fã. As coisas saem muito apaixonadas. Minha vontade é relatar que só pela história o jogo já vale a pena e ponto final, mas vamos com calma, deixa eu interiorizar a crítica e iniciarmos essa review.
Isso é um filme de animação ou um jogo?
Mortal Kombat 1 volta a ser metódico em seu modo história, oferecendo ao jogador e principalmente ao fã, um conteúdo empolgante que facilmente cria uma vontade imensa de cair na porrada.
Sua história, seu enredo e sua trama contagiam e fazem o jogador se apaixonar mais uma vez por alguns personagens, como também detestar outros e ainda se surpreender com alguns. É tudo muito bem trabalhado, e a direção de cena foi impecável trazendo realmente um filme de animação que se não tivesse uma gameplay envolvida, nos faria preparar uma pipoca e assistir atônitos.
Como já sabíamos, Liu Kang realmente criou um mundo inteiro a partir do zero tentando criar uma paz duradoura. Nesse processo, vários personagens tiveram seus destinos alterados, no intuito de se tornarem bons ou ao menos, inofensivos. Porém, é claro, nem tudo acontece como esperado, e a partir daí temos um desenrolar surpreende que inclusive introduz o novo modo de jogo, intitulado de Invasões.
![Mortal Kombat 1 - Seleção de Personagens](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Selecao-de-Personagens.jpg)
Nesse novo mundo, personagens já conhecidos ganham um novo rosto e convencem muito mais que os antigos, talvez por apresentarem um carisma marcante através de suas novas histórias, expressões faciais e trejeitos. A qualidade está tão atrativa que só percebemos a alteração de animação para gameplay por conta da visão em 2D típica da qual tanto conhecemos.
Vamos cair na porrada!
A gameplay do jogo está incrível e de fato, muito bonita. Desde o figurino dos personagens aos detalhamentos dos cenários, o brilho, as cores, a iluminação, tudo está incrível. Apenas os parceiros são mais pobres em relações aos personagens primários, possuindo trajes bem mais simplórios, pelo menos no começo, pois Mortal Kombat 1 é repleto de premiações conquistadas de acordo com nossa progressão no jogo.
Mas voltando a gameplay, essa está muito fluída, rápida e divertida. Tanto que apesar de Fatalities, Brutalities e golpes de Quebra-Ossos serem espetaculares, a galera quase não usa para manter a pancadaria mais técnica e ágil. O engraçado é que na beta, eu não conseguia engolir esse sistema de parcerias, mas com a prática, o sistema é bem mais legal que usar um Quebra-Ossos, pois é prático e dá pra você emendar eles nos seus combos ou defesas.
![Mortal Kombat 1 - Luta](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Luta.jpg)
Um detalhe que impressiona bastante é a qualidade dos efeitos especiais, pois os golpes elementais são absurdamente lindos na tela, forma um conjunto de cores em contraste com o cenário que olha meu amigo, dá vontade de enquadrar, pena que não dê tempo de fazer uma captura decente em meio a pancadaria.
A lista de golpes é bem recheada, e golpes especiais como Brutalies e Fatalities são liberados conforme você conquista determinados níveis com os personagens utilizados.
O estreante
De forma mais chamativa, temos o modo história, as torres clássicas, e o novo modo invasões. A história já falamos a respeito, inclusive está localizada em PT-BR, então pode aumentar o volume e apreciar. As torres clássicas continuam daquele jeito, diversas torres com dificuldades e desafios diferentes, onde vamos subindo a cada inimigo derrotado. Já o modo invasões, esse merece uma explanação.
![Mortal Kombat 1 - Tabuleiro](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Tabuleiro.jpg)
O modo invasões estreia em Mortal Kombat 1 e diverte, com uma visão isométrica que nos faz lembrar de Lara Croft GO. Aqui é como se nosso personagem fosse uma peça de tabuleiro que pode avançar para a próxima casa se vencer o desafio da sua posição atual. Esses desafios podem variar entre lutas, torres, abrir baús, testar a sua sorte quebrando uma tábua ao esmagar botões ou sobreviver há algum obstáculo/ grupo de inimigos/torre.
No entanto todos esses desafios variam e vão aumentando de dificuldade. Pois lembra no Mortal Kombat 11 no qual existia aquele modo com condições especiais? Aqui é a mesma coisa. As vezes existem meteoros caindo em uma luta, em outras o inimigo pode ter um escudo de gelo que o garante uma ótima vantagem inicial e assim por diante.
![Mapa de Invasões](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Mapa.jpg)
O modo invasões é dividido por mapas/reinos, onde capa reino vai aumentando o nível dos inimigos, possuindo também chefes e sub-chefes no final de cada um. Mas nosso personagem principal e parceiro – podendo ser trocados e mantendo o mesmo status – também aumentam de nível. Podemos inclusive farmar experiência e ainda comprar itens consumíveis e relíquias para ter a nossa própria trapaça.
Invasões dura apenas seis semanas e promete ser um evento sazonal. Apesar de ser no estilo tabuleiro, não pense por um momento que ele não é bonito. É tudo em 3D e muito bem ambientado.
Multijogador
Temos aqui a presença do Versus Local, Online e Torneio. O Versus e Torneio são similares, tendo como objetivo maior permitir lutas únicas contra a CPU ou um Jogador 2 sem fazer uso da internet. Já o modo Online se subdivide em Liga de Kombate, Kasual e Privado. Esses dois últimos com opções de Versus ou Rei do Pedaço.
![Mortal Kombat 1 - Expressões](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Expressoes.jpg)
O destaque fica é para Liga de Kombate que também acontece de forma sazonal. Nesse modo você enfrenta adversários em partidas ranqueadas e conforme seu desempenho, poderá ganhar cosméticos únicos ao final da temporada.
De modo geral, o desempenho dos servidores parece eficiente.
Extra
A localização do jogo não é completa, em algumas partes contamos apenas com legendas e interface em PT-BR, como é o caso do modo invasões e desfecho dos personagens nas Torres Klássicas. Não é algo que faça muita falta, mas acaba decepcionando. O restante da parte sonora, se mostrou satisfatória.
![Torres](https://teoriageek.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Mortal-Kombat-1-Torres.jpg)
O jogo conta com diversos tipos de moedas, os kréditos sazionais conquistados em determinados modos que servem pra comprar recompensas e itens estéticos que expiram ao final da temporada. As koins que não expiram e você usa no Santuário para também liberar itens estéticos e outras recompensas. Mas também os Kristais de Dragões que são comprados na PlayStaiton Store para serem usados em itens premium, porém não fornecem nenhuma vantagem – não afetam a jogabilidade.
Mortal Kombat 1 não faz uso dos atributos do DualSense, mas pela primeira vez, até concordo que não seria lá muito útil e talvez até atrapalhasse. Afinal, de tanto esmagar botões de forma natural o jogador já cansa, imagina com alguma resistência nos gatilhos.
Mortal Kombat 1: Vale a pena?
Vale cada centavo, o jogo nos premia com uma ótima experiência cinematográfica, diverte em sua gameplay, deslumbra com os cenários e cria um ótimo fator replay com seus modos sazonais. No entanto se você comprar a versão Premium e não a padrão, talvez os benefícios não façam jus ao seu dinheiro, vai depender do quão fã você for da franquia.
![](/wp-content/uploads/2020/09/selo-teoria-geek-girl-verde-9.png)
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Continue lendo aqui.