Mortal Kombat 1 traz a paixão dos fãs para uma pancadaria perfeita, com uma história que contagia e uma gameplay incrível.
Desenvolvido por: NetherRealm Studios |
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Publicado por: Warner Bros. Games |
Gênero: Luta |
Série: Mortal Kombat |
Lançamento: 19 de setembro de 2023 |
Classificação indicativa: 18 anos |
Modos: 1-2 Jogadores |
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC (Steam e Epic Games Store) e Nintendo Switch |
Devo dizer com sinceridade que é muito difícil escrever a respeito de um jogo do qual a gente é fã. As coisas saem muito apaixonadas. Minha vontade é relatar que só pela história o jogo já vale a pena e ponto final, mas vamos com calma, deixa eu interiorizar a crítica e iniciarmos essa review.
Isso é um filme de animação ou um jogo?
Mortal Kombat 1 volta a ser metódico em seu modo história, oferecendo ao jogador e principalmente ao fã, um conteúdo empolgante que facilmente cria uma vontade imensa de cair na porrada.
Sua história, seu enredo e sua trama contagiam e fazem o jogador se apaixonar mais uma vez por alguns personagens, como também detestar outros e ainda se surpreender com alguns. É tudo muito bem trabalhado, e a direção de cena foi impecável trazendo realmente um filme de animação que se não tivesse uma gameplay envolvida, nos faria preparar uma pipoca e assistir atônitos.
Como já sabíamos, Liu Kang realmente criou um mundo inteiro a partir do zero tentando criar uma paz duradoura. Nesse processo, vários personagens tiveram seus destinos alterados, no intuito de se tornarem bons ou ao menos, inofensivos. Porém, é claro, nem tudo acontece como esperado, e a partir daí temos um desenrolar surpreende que inclusive introduz o novo modo de jogo, intitulado de Invasões.
Nesse novo mundo, personagens já conhecidos ganham um novo rosto e convencem muito mais que os antigos, talvez por apresentarem um carisma marcante através de suas novas histórias, expressões faciais e trejeitos. A qualidade está tão atrativa que só percebemos a alteração de animação para gameplay por conta da visão em 2D típica da qual tanto conhecemos.
Vamos cair na porrada!
A gameplay do jogo está incrível e de fato, muito bonita. Desde o figurino dos personagens aos detalhamentos dos cenários, o brilho, as cores, a iluminação, tudo está incrível. Apenas os parceiros são mais pobres em relações aos personagens primários, possuindo trajes bem mais simplórios, pelo menos no começo, pois Mortal Kombat 1 é repleto de premiações conquistadas de acordo com nossa progressão no jogo.
Mas voltando a gameplay, essa está muito fluída, rápida e divertida. Tanto que apesar de Fatalities, Brutalities e golpes de Quebra-Ossos serem espetaculares, a galera quase não usa para manter a pancadaria mais técnica e ágil. O engraçado é que na beta, eu não conseguia engolir esse sistema de parcerias, mas com a prática, o sistema é bem mais legal que usar um Quebra-Ossos, pois é prático e dá pra você emendar eles nos seus combos ou defesas.
Um detalhe que impressiona bastante é a qualidade dos efeitos especiais, pois os golpes elementais são absurdamente lindos na tela, forma um conjunto de cores em contraste com o cenário que olha meu amigo, dá vontade de enquadrar, pena que não dê tempo de fazer uma captura decente em meio a pancadaria.
A lista de golpes é bem recheada, e golpes especiais como Brutalies e Fatalities são liberados conforme você conquista determinados níveis com os personagens utilizados.
O estreante
De forma mais chamativa, temos o modo história, as torres clássicas, e o novo modo invasões. A história já falamos a respeito, inclusive está localizada em PT-BR, então pode aumentar o volume e apreciar. As torres clássicas continuam daquele jeito, diversas torres com dificuldades e desafios diferentes, onde vamos subindo a cada inimigo derrotado. Já o modo invasões, esse merece uma explanação.
O modo invasões estreia em Mortal Kombat 1 e diverte, com uma visão isométrica que nos faz lembrar de Lara Croft GO. Aqui é como se nosso personagem fosse uma peça de tabuleiro que pode avançar para a próxima casa se vencer o desafio da sua posição atual. Esses desafios podem variar entre lutas, torres, abrir baús, testar a sua sorte quebrando uma tábua ao esmagar botões ou sobreviver há algum obstáculo/ grupo de inimigos/torre.
No entanto todos esses desafios variam e vão aumentando de dificuldade. Pois lembra no Mortal Kombat 11 no qual existia aquele modo com condições especiais? Aqui é a mesma coisa. As vezes existem meteoros caindo em uma luta, em outras o inimigo pode ter um escudo de gelo que o garante uma ótima vantagem inicial e assim por diante.
O modo invasões é dividido por mapas/reinos, onde capa reino vai aumentando o nível dos inimigos, possuindo também chefes e sub-chefes no final de cada um. Mas nosso personagem principal e parceiro – podendo ser trocados e mantendo o mesmo status – também aumentam de nível. Podemos inclusive farmar experiência e ainda comprar itens consumíveis e relíquias para ter a nossa própria trapaça.
Invasões dura apenas seis semanas e promete ser um evento sazonal. Apesar de ser no estilo tabuleiro, não pense por um momento que ele não é bonito. É tudo em 3D e muito bem ambientado.
Multijogador
Temos aqui a presença do Versus Local, Online e Torneio. O Versus e Torneio são similares, tendo como objetivo maior permitir lutas únicas contra a CPU ou um Jogador 2 sem fazer uso da internet. Já o modo Online se subdivide em Liga de Kombate, Kasual e Privado. Esses dois últimos com opções de Versus ou Rei do Pedaço.
O destaque fica é para Liga de Kombate que também acontece de forma sazonal. Nesse modo você enfrenta adversários em partidas ranqueadas e conforme seu desempenho, poderá ganhar cosméticos únicos ao final da temporada.
De modo geral, o desempenho dos servidores parece eficiente.
Extra
A localização do jogo não é completa, em algumas partes contamos apenas com legendas e interface em PT-BR, como é o caso do modo invasões e desfecho dos personagens nas Torres Klássicas. Não é algo que faça muita falta, mas acaba decepcionando. O restante da parte sonora, se mostrou satisfatória.
O jogo conta com diversos tipos de moedas, os kréditos sazionais conquistados em determinados modos que servem pra comprar recompensas e itens estéticos que expiram ao final da temporada. As koins que não expiram e você usa no Santuário para também liberar itens estéticos e outras recompensas. Mas também os Kristais de Dragões que são comprados na PlayStaiton Store para serem usados em itens premium, porém não fornecem nenhuma vantagem – não afetam a jogabilidade.
Mortal Kombat 1 não faz uso dos atributos do DualSense, mas pela primeira vez, até concordo que não seria lá muito útil e talvez até atrapalhasse. Afinal, de tanto esmagar botões de forma natural o jogador já cansa, imagina com alguma resistência nos gatilhos.
Mortal Kombat 1: Vale a pena?
Vale cada centavo, o jogo nos premia com uma ótima experiência cinematográfica, diverte em sua gameplay, deslumbra com os cenários e cria um ótimo fator replay com seus modos sazonais. No entanto se você comprar a versão Premium e não a padrão, talvez os benefícios não façam jus ao seu dinheiro, vai depender do quão fã você for da franquia.
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Continue lendo aqui.