Obviamente, franquias já consagradas e com fanbases sólidas são verdadeiras minas de ouro para quem pretende produzir um live action. Contudo, isso também é uma faca de dois gumes! Pois errar a mão na hora de adaptar vai, sem sombra de dúvidas, gerar enorme repercussão negativa.
Fracassos Retumbantes
Dentre tantos exemplos desastrosos de conceber uma obra com atores reais, dois acabaram ganhando maior destaque recentemente: Os Cavaleiros do Zodícaco – O Começo e Dragonball Evolution.
Presentes na lista dos animes mais famosos de todos os tempos, ambos sofreram com descaracterizações bizarras dos personagens e mudanças inaceitáveis no roteiro tão aclamado pelos fãs. Resultando, assim, numa chuva de críticas que culminaram em gigantescos fiascos de bilheteria!
Porém, verdade seja dita, estragar uma receita de sucesso pronta é inacreditavelmente comum. Haja visto Street Fighter – A Última Batalha (1994), Mestres do Universo (1987), Fullmetal Alchmist (2017), Mortal Kombat (2021), Death Note (2017), entre outros.
Sucessos Animadores
Para nossa felicidade, no entanto, existe o lado oposto da moeda! Representado, atualmente, pelo enorme êxito na adaptação de One Piece. O qual agradou, quem diria, por valer-se da mais simples das premissas: fidelidade ao material original.
Afinal, se você tem nas mãos um fenômeno mundial, para que ficar modificando a fórmula vitoriosa dele? Já dizia a máxima, “em time que está ganhando não se mexe”.
Os poucos do setor capazes de entender tal máxima, aliás, nos proporcionaram pérolas como The Last of Us (2023), os dois primeiros filmes do Scooby-Doo (2002/2004), 101 Dálmatas (1996), A Bela e a Fera (2017), Speed Racer (2008), Os Flintstones (1992), a franquia Sonic e os diversos longas de Samurai X.
Futuro Incerto
Apesar de ser um legítimo campo minado, há ainda quem decida encarar tão inglória missão. Exatamente por isso, temos vários live actions famosos com previsão de lançamento nos próximos meses.
Casos do questionável Yu Yu Hakusho, o promissor Avatar: O Último Mestre do Ar, o controverso Branca de Neve e o sigiloso Como Treinar o seu Dragão.
Enfim, só nos resta torcer para que os responsáveis tenham visto os erros e acertos daqueles lançados até aqui, visando utilizar essa preciosa experiência na prevenção dos mesmos problemas. Os quais irritaram, profundamente, milhões de fãs mundo afora!
Conheça nosso canal no YouTube: