Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Metal Slug Tactics | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Leikir Studio
Publicado por: Dotemu
Gênero: Estratégia por turnos, RPG
Série: Metal Slug
Lançamento: 5 de novembro de 2024
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC

Metal Slug Tactics é um jogo de estratégia por turnos com elementos de RPG e mecânicas de roguelike, e um título spin-off da série Metal Slug. Ao contrário dos títulos anteriores da franquia, que são jogos no estilo run and gun, como a franquia Contra, Metal Slug Tactics é um jogo de estratégia por turnos jogado de uma perspectiva isométrica. Mas será que com essa mudança de gênero, a franquia se saiu bem? Vamos conferir!

Um pouco do enredo

Donald Morden está de volta! Depois de muito tempo escondido em um país que se opõe ao Governo Mundial, ele pacientemente encenou um golpe de estado e está finalmente pronto para se vingar do mundo com o exército que ele reuniu ao longo dos anos. Os Falcões Peregrinos terão que fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atravessar as linhas inimigas e derrotar Morden!

Gameplay

Metal Slug Tactics é um jogo tático baseado em turnos jogado de uma perspectiva isométrica. O mapa do mundo é dividido em regiões, cada uma culminando em uma luta contra um chefe. Cada região é dividida em várias missões que os jogadores podem completar em qualquer ordem. Cada missão tem seus próprios objetivos e recompensas distintos, como derrotar todos os inimigos, apenas os marcados, sobreviver a um certo número de turnos, escoltar um personagem etc, e os jogadores devem priorizar os recursos de que precisam ao escolher qual missão enfrentar.

Os tempos de correr em uma direção, atirar em tudo o que se move e procurar novas armas se foram! Agora você tem que pensar em cada movimento que você faz em níveis dispostos em forma de grade e cheios de obstáculos e inimigos, lembrando games como Final Fantasy Tactics e Disgaea.

Você criará um grupo de três personagens (com outros 6 desbloqueáveis), do esquadrão Peregrine Falcons, com equipamentos e habilidades únicas. Cada um tem um bom conjunto de habilidades e quatro loadouts, havendo uma arma primária, que tem munição ilimitada, uma arma secundária com munição limitada e uma habilidade distinta, o que significa uma grande variedade de opções para suas batalhas.

No entanto, mesmo para quem acompanha a saga, Metal Slug Tactics pode ser surpreendentemente difícil, muito disso ocorre em virtude dessa mudança entre gêneros tão distintos. Metal Slug Tactics pode ser um jogo drasticamente diferente de tudo o mais da série, mas você pode ver o DNA da série aparecendo em escolhas de design inteligentes. Por exemplo, você sempre é recompensado por mover suas unidades o mais longe possível de suas posições iniciais, e elas ganham estatísticas conhecidas como Esquiva e Adrenalina: a primeira dá pontos de defesa ao seu personagem e a segunda é um atributo que você precisa para realizar movimentos especiais.

Ativar habilidades especiais consome adrenalina , que é gerada através do movimento no campo de batalha e atacando inimigos. O jogo adotou um movimento baseado em grade, e os jogadores têm dois pontos de ação para cada turno, um para movimento e outro para executar uma ação. Os inimigos tentarão atacar o jogador em seu turno, embora possam se esconder atrás de cobertura para aumentar sua defesa. Quanto mais um personagem do jogador se move em seu turno, maior sua defesa.

No começo, pode parecer contra-intuitivo – por que você moveria um de seus personagens para tão longe de seu spawn, às vezes até deixando-o exposto se não houver cobertura por perto? Uma mecânica que foge muito do costume de outros tantos jogos táticos baseados em turnos, que prezam por jogar com cautela, em vez de ser agressivo e audacioso. Você é recompensado por estar sempre em movimento, assim como em outros jogos da série, adicionando um toque inteligente que acrescenta um toque de identidade própria.

Ao posicionar personagens estrategicamente no campo de batalha, os jogadores podem alinhar ataques sincronizados. Ao atacar um oponente que também está dentro da linha de visão de outro personagem, um segundo ataque do outro personagem será acionado automaticamente. Essa mecânica começa simples, mas fica cada vez mais complexa quando você considera a singularidade de cada personagem, os diferentes tipos de armas e a sinergia que pode ser produzida entre várias habilidades. Os jogadores também podem fazer uso de perigos ambientais para infligir danos aos seus inimigos. Ocasionalmente, os jogadores podem implantar um tanque no campo de batalha, o que permite ao jogador causar danos devastadores aos inimigos. Dependendo da quantidade de combustível disponível, um tanque pode atacar inimigos com sua arma várias vezes em um turno.

O jogo apresenta uma estrutura comumente encontrada em jogos roguelike. Você seleciona um local, joga três estágios, enfrenta um chefe e repete até que todo o seu grupo seja derrotado ou você acabe vitorioso. À medida que avança, você obtém atualizações aleatórias para suas armas ou habilidades, adiciona novas habilidades ativas ou passivas e ganha moedas e recursos exclusivos chamados “ativos” que podem ajudá-lo em situações difíceis. Enquanto os membros individuais do esquadrão podem ser revividos com pontos de reforço durante a batalha, os jogadores serão devolvidos ao posto avançado se todos os personagens forem derrotados e devem começar a campanha novamente. No posto avançado você tem a chance de gastar suas moedas (agora transformadas em “créditos”) em alguns desbloqueios específicos – como a chance aleatória de obter uma nova habilidade, por exemplo, atualizar as habilidades de cada personagem, melhorar suas armas e comprar novos itens e armas de fornecedores.

Muitas decisões e mecânicas bem pensadas mantêm você envolvido. Há muita variedade de inimigos também e se você acompanha a série há bastante tempo reconhecerá boa parte deles.

Alguns problemas que devem ser apontados

Metal Slug Tactics leva seu tempo para ensinar tudo o que você precisa saber através de dezenas de janelas de tutoriais e, embora faça um trabalho sólido, algumas de suas apresentações poderiam ter sido melhores. A câmera do jogo também é instável o suficiente para deixar os jogadores desorientados com bastante frequência, movendo-se para mostrar partes do nível que não estão envolvidas, arruinando o momento e deixando você confuso. Há também bugs envolvendo ações que às vezes não funcionam como pretendido, informações que não são exibidas corretamente e eventuais quedas de frames em determinadas áreas.

Metal Slug Tactics: Vale a pena?

Metal Slug Tactics reinventa com sucesso a série clássica Metal Slug ao incorporar mecânicas roguelike e elementos estratégicos, onde este jogo realmente brilha, mesmo que sejam mais difíceis do que o necessário. A curta duração do game e a falta de um polimento melhor aqui e acolá, como dito acima, acabam prejudicando a nota final do game. MST pode não ser o retorno à série Metal Slug que muitos fãs esperam, mas é, no entanto, uma entrada divertida e digna no legado contínuo da série.

 

Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation pela Dotemu para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.

Sair da versão mobile