Melhores Momentos de 2023 pela Square Enix: O diabo que eles chamam de Pobreza em OCTOPATH TRAVELER II

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:


Nesta nova série, a equipe do Blog da Square Enix analisa alguns dos nossos momentos favoritos ao longo do ano e por que os achamos ótimos. Para ser claro, não estamos declarando que eles sejam o ápice do jogo, apenas um dos muitos momentos que se destacam. Então, não fique bravo conosco se você discordar, ok?


Uma das muitas coisas gloriosas do OCTOPATH TRAVELER II é a grande variedade de tons que ele é capaz de criar. Cada um dos oito protagonistas jogáveis ​​tem suas próprias histórias para seguir, e todos têm uma sensação muito diferente.

Para ser honesto, é difícil definir a história de qualquer personagem como a “melhor parte” – todas elas são excepcionais. Mas algo que se destacou para mim pessoalmente foi a abertura da história de Partitio – e a ascensão e queda da cidade de Oresrush.

O que aconteceu com o Capítulo 1 da Partição?

Partitio é um jovem talentoso, abençoado com uma língua prateada e uma compreensão inata do comércio. Mas, ao contrário de alguns outros comerciantes do mundo, ele também tem uma forte consciência social – em vez de acumular riqueza, ele quer usar as suas habilidades para tornar o mundo um lugar melhor.

Essa visão bastante nobre é forjada logo no primeiro capítulo, no qual ele é forçado a enfrentar de frente a realidade da pobreza. Sua história começa muitos anos antes da aventura propriamente dita, quando ele, seu pai e seu sócio Roque assumem a propriedade de um depósito de prata nas Terras Selvagens.

Com o tempo, graças às suas excepcionais habilidades comerciais, a cidade de Oresrush é fundada – uma comunidade próspera graças ao fluxo livre de prata proveniente das minas. Mas nada dura para sempre, e o surgimento de novas tecnologias como o Steam significa que a demanda por prata cai rapidamente.

Não muito tempo depois, um novo proprietário aumentou os impostos, forçando muitos habitantes da cidade à pobreza. Muitos perderam o emprego e lutam para sobreviver – até o pai de Partitio fica gravemente doente devido à exaustão e ao excesso de trabalho.

Apesar dos problemas económicos, o proprietário ainda exige o dízimo do imposto e usa o pesado Giff local para arrancar o pouco dinheiro que resta dos residentes. Partitio decide ir para a mansão de Giff, confrontar o bandido e seus subordinados e fazer com que ele se demita.

O que ele descobre abala seu mundo e, embora dê à cidade um pouco de esperança de sobrevivência, instila nele o desejo de viajar pelo mundo e eliminar de uma vez por todas aquele demônio chamado pobreza.

O que há de tão bom nesta seção do jogo?

Aqui estão apenas alguns dos motivos pelos quais esta seção se destaca para mim:

Você sente uma conexão com Oresrush

A estrutura do OCTOPATH TRAVELER II significa que você visitará muitas cidades ao longo da aventura. Para alguns personagens ou capítulos, eles são o pano de fundo de uma aventura mais ampla, em vez de um ponto focal, mas Oresrush é diferente. Para Partitio, é absolutamente central em sua aventura – a ponto de ser quase um personagem da história por si só.

Porque você vê a cidade em sua glória pioneira, isso mostra o quão destituída ela se tornou graças às maquinações de empresários corruptos. Esse sentimento de opressão e miséria é transmitido de forma brilhante e acrescenta riscos reais à tarefa da Partitio.

Equilibra os tons de forma brilhante

Uma das melhores coisas sobre OCTOPATH TRAVELER II é como ele contém tantos tipos diferentes de histórias.

Por exemplo, se você deseja uma história sombria e decadente de assassinato e traição, as tentativas de Throne de se libertar do submundo do crime oferecem isso. Se você quer uma história otimista de pessoas que melhoram o mundo por meio da bondade, Agnea mais do que oferece. Se você deseja uma história de alta fantasia sobre governantes e reinos, Hikari oferece. Para um thriller de vingança, você tem Osvald, para aventuras instigantes, tem Temenos e Ochette… bem, Ochette é simplesmente adorável.

A história de Partitio funde habilmente muitos desses tons diferentes. Como na história de Throne, há opressão e sofrimento dos quais os heróis desejam se libertar. Tal como Hikari, há uma batalha pelo controlo – a vida da cidade está em jogo. E como Agnea, Partitio é uma delícia – uma presença proativamente otimista e otimista que nunca deixa as coisas caírem na escuridão.

A música é majestosa

OCTOPATH TRAVELER II tem músicas incríveis. Na verdade, eu diria que tem uma das minhas trilhas sonoras favoritas desde… bem, o OCTOPATH TRAVELER original. O trabalho do compositor Yasunori Nishiki brilha ao longo do jogo, e a história de Partitio serve como um excelente exemplo de como ela suporta bem a história e os temas do jogo.

Os temas inspirados no western spaghetti para Oresrush são instantaneamente cativantes e há uma diferença marcante entre os ritmos energéticos do tema da cidade enquanto ele floresce e a guitarra forte quando se torna inutilizável.

E enquanto elogio Nishiki-san, vamos parar um momento para apreciar o tema super saxy do personagem Partitio. É incrível.

Tem uma ótima batalha contra chefes

Outro dos grandes pontos fortes do OCTOPATH TRAVELER II é o seu sistema de combate. Já era impressionante no jogo original, mas esta sequência o refina e aprofunda ainda mais, com novas habilidades, poderes latentes e muito mais.

Uma das razões pelas quais é tão bom é que não é um jogo onde você pode desligar seu cérebro e usar força bruta para abrir caminho nas lutas. Você tem que pensar estrategicamente e planejar com antecedência, aproveitando os pontos fracos sempre que possível e cronometrando seus ataques reforçados com sabedoria.

As batalhas que você enfrentará em seu caminho para enfrentar Giff lhe ensinarão os conceitos básicos, e este chefe é um ótimo teste de tudo que você aprendeu sobre o conjunto de habilidades do Partitio. Você terá que gerenciar vários lacaios e se preparar para os ataques bastante poderosos de Giff, enquanto causa o dano sozinho. É um ato de equilíbrio e embora esteja longe de ser o chefe mais difícil do jogo, ainda é uma batalha extremamente satisfatória.


Partitio é apenas um dos oito protagonistas incríveis do jogo, e cada história tem momentos como este – cenários memoráveis ​​onde história, visual, som e jogabilidade se unem em harmonia.

OCTOPATH TRAVELER II é um RPG incrível e versátil, e se você ainda não se aprofundou, recomendo que o faça. Existe até uma demo gratuita que permite que você jogue o primeiro capítulo de cada personagem – para que você possa jogar a abertura do Partitio discutida aqui por si mesmo. E sim – o progresso é transferido para o jogo principal!

O jogo já está disponível para PS5, PS4, Switch e PC via Steam:

Para se manter atualizado com novidades e informações sobre este e outros títulos da Square Enix, siga as redes sociais:


Confira nosso canal do YouTube: