Melhores Momentos de 2023 pela Square Enix: Aceitando a Verdade em FINAL FANTASY XVI

O texto abaixo foi publicado no site oficial da Square Enix:


Nesta nova série, a equipe do Blog da Square Enix analisa alguns dos nossos momentos favoritos ao longo do ano e por que achamos que eles se destacam. Para ser claro, não estamos declarando que eles sejam o ápice do jogo, apenas um dos muitos momentos que se destacam. Então, não fique bravo conosco se você discordar, ok?


FINAL FANTASY XVI está repleto de momentos incríveis que combinam o drama dos personagens com um espetáculo de arregalar os olhos. Quando o produtor Naoki Yoshida  descreveu isso como uma ‘montanha-russa’,  ele não estava brincando!

AVISO: há spoilers deste ponto em diante.

Alguns dos momentos mais poderosos do início do jogo acontecem quando Clive investiga seu passado e sua verdadeira natureza como Dominante – alguém que pode canalizar um Eikon – na missão ‘Buried Memories’.


O que acontece em Memórias Enterradas

Ao longo dos anos, nosso herói espancado concentrou-se em uma coisa: vingança contra a misteriosa figura encapuzada que viu durante a destruição do Portão da Fênix – um ataque trágico que resultou na morte de seu amado irmão Joshua. Portanto, a descoberta de que ele pode ter sido responsável pela destruição do Phoenix Gate – e, por extensão, de seus próprios amigos e familiares – é difícil para ele suportar.

Apesar de sua angústia, dúvidas sobre o que realmente aconteceu e a identidade de quem Clive viu ainda persistem, então, com a insistência tipicamente franca de seu novo aliado Cid soando em seus ouvidos, ele e Jill dirigem-se ao local da tragédia para descobrir o que realmente aconteceu.

Foi uma longa jornada pelos remanescentes de sua antiga nação, agora parte do Sacro Império de Sanbreque, e a dupla testemunhou muitos horrores ao longo do caminho, incluindo o sofrimento dos Portadores do reino. Agora, porém, eles finalmente chegaram ao seu destino: as ruínas do Portão da Fênix.

Usando a bênção da Fênix, concedida a ele por seu falecido irmão, Clive é capaz de abrir uma porta misteriosa e entrar no ponto fraco do castelo. Ele descobre uma vasta ruína dos Decaídos – uma antiga civilização há muito desaparecida.

Depois de enfrentar um desafio de defesas Fallen hostis, bombas clássicas do FINAL FANTASY e muito mais, Clive descobre um antigo mural na parede – e algo desperta dentro de nosso herói atormentado.

Ele é transportado de volta ao passado, onde é forçado a enfrentar Ifrit, o próprio Infernal Eikon. É um verdadeiro espetáculo, pois Clive é totalmente ofuscado por esse inimigo gigantesco, mas depois de sobreviver ao ataque, ele precisa enfrentar um oponente muito mais difícil – uma visão sombria e sombria de si mesmo.

É uma batalha brutal, mas quando a Sombra Infernal se aproxima mais uma vez do Ifrit em tamanho real, Clive percebe que não pode evitar os fatos para sempre. Não havia nenhuma figura encapuzada – ele é de fato o Dominante de Ifrit e responsável pela morte de sua família. Ele aceita a verdade e ganha a habilidade de extrair poder diretamente de seu Eikon.

Cheio de determinação, ele dá um passo à frente, pronto para abrir um novo caminho que o permitirá expiar seus crimes.


O que amamos nesta seção?

Para nós, esta é uma parte do jogo extremamente comovente – uma fusão perfeita de jogabilidade e história que mostra FINAL FANTASY XVI no seu melhor. Funciona em vários níveis:

Culmina em um momento de grandiosidade de socos

Vamos quebrar a tradição e começar falando do fim: aceitar a verdade.

Enquanto Clive aceita seus demônios, o jogo fica parado, esperando que você ative seu Limit Break pela primeira vez com o prompt ‘Aceite a Verdade’. Clique em ambas as baquetas, o corpo de Clive explode em chamas e a já icônica faixa do compositor Masayoshi Soken, ‘Find the Flame’, explode em ação.

É um espetáculo emocionante e emocionante, mas não funciona apenas porque é visualmente deslumbrante e audivelmente incrível – é porque você experimenta a mesma explosão de catarse que o próprio herói. É história, som, espetáculo e jogabilidade, todos trabalhando juntos para criar um momento puramente inesquecível.

É o clímax da jornada inicial de Clive

Durante a maior parte do início do jogo, Clive é movido por pensamentos de vingança contra o esquivo Dominante do Fogo. Esta caçada impulsiona muitos dos eventos do jogo, por isso a missão apresenta uma sensação palpável de clímax – mesmo que o resultado não tenha sido o que Clive esperava.

Isso também envia nosso herói para um novo caminho que o definirá durante o resto do jogo – ele abandona sua busca egoísta e obstinada por vingança e inicia um novo caminho para libertar Valisthea das injustiças que ele viu e suportou.

Ele constantemente lança novos desafios em seu caminho

Clive abraçando seu passado é um grande momento e, naturalmente, atraiu muita atenção dos fãs, mas a preparação também não é desleixada.

As ruínas dos Decaídos abaixo do Portão da Fênix são uma área que está sempre pronta para lançar algo novo em seu caminho. Tudo começa com os Caçadores e Guardiões Caídos – dispositivos mecânicos antigos que parecem muito diferentes de tudo o que foi encontrado até agora.

Então, o jogo começa a lançar novos inimigos em sua direção – criaturas icônicas do FINAL FANTASY como Bombs e o Iron Giant ou o perturbadoramente ágil Lich. Sempre há algo novo para lutar e isso proporciona encontros verdadeiramente satisfatórios.


Como você pode ver, esta seção de FINAL FANTASY XVI deixou sua marca em nós, assim como Clive. Claro, é apenas um dos muitos momentos mágicos do jogo – há muitos mais que poderíamos escolher, desde batalhas arrasadoras de Eikon até momentos ternos entre Clive e Jill.

Se você ainda não descobriu o que há de melhor, o jogo já está disponível para PS5:

O DLC Echoes of the Fallen também já foi lançado. Aqui, Clive e seus aliados são enviados para o perigoso Sagespire – e entra em conflito com o poderoso Omega. Está disponível de forma independente ou como parte do Expansion Pass, que também inclui o DLC The Rising Tide, com lançamento previsto para a primavera de 2024.


Confira nosso canal do YouTube: