Mega Man, conhecido como Rockman (ロ ッ ク マ ン Rokkuman) no Japão, foi o primeiro jogo da série clássica Mega Man. Foi lançado no Japão e na América do Norte em 1987, com um lançamento muito atrasado no Reino Unido e na Europa em 1989 e 1990, respectivamente. Hoje foi lançado oficialmente Mega Man Battle Network Legacy Collection, para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC via Steam, coletânea com os títulos da era GBA da franquia, onde a série se reinventou como um RPG portátil, no melhor estilo dos monstrinhos de bolso. E como forma de celebrar, separamos a história da saga clássica do blue bomber, mostrando suas origens e evolução, em ordem cronológica de eventos. Confira!
Origens
A história do universo Mega Man começa em meados do século 20 com o nascimento de Thomas Light e Albert W. Wily. Esses homens freqüentariam a mesma universidade, o Robot Institute of Technology, estudando a área de eletrônica e, eventualmente, recebendo doutorados na área.
Quando Dr. Light e Dr. Wily ainda eram estudantes na Robot University, os dois tinham suas próprias ideias sobre como criar um novo futuro para humanos e robôs. Enquanto ainda estudava junto de Dr. Light, Dr. Wily inventou o Double Gear System, um dispositivo que aumentava drasticamente as habilidades dos robôs.
Light opôs-se à ideia devido ao extremo esforço físico que o sistema demandava dos robôs, o que tornava perigoso implementá-lo. Light perseguiu a ideia de dar aos robôs pensamento de livre-arbítrio para torná-los verdadeiros parceiros dos humanos, enquanto Wily acreditava que os robôs só poderiam ser aceitos se excedessem os limites humanos e se tornassem heróis com sua Double Gear. Um comitê foi realizado e a ideia de Light foi aprovada sobre a de Wily, encerrando assim a amizade entre eles.
Alguns anos depois, o Dr. Light formou um laboratório com a intenção de usar computadores e tecnologia eletrônica em benefício da humanidade na era vindoura. Enquanto isso, o Dr. Wily, cansado de sempre estar um passo atrás de Light, construiu uma fábrica secreta de robôs no Pacífico e começou a planejar uma maneira de conquistar o mundo.
Dr. Light fundou a Light Labs, dando seus primeiros saltos no campo da robótica, criando vários robôs para beneficiar a humanidade. Percebendo o potencial de seus projetos, ele queria criar robôs semelhantes aos humanos e construir robôs que contivessem inteligência artificial dentro deles. Com avanços na pesquisa em tecnologia artificial e robótica, Proto Man é criado, dotado de uma inteligência artificial diferente de tudo que o mundo já viu. As unidades policiais Sniper Joe são então criadas com base em seu design (outro fator que fez Wily se ressentir de Light ainda mais), mas com uma IA muito menos avançada e sistema de armas mais primitivas.
Proto Man, sendo o primeiro de sua espécie, não tem certeza de seu propósito. Proto Man, mais tarde, descobre que ele tem um núcleo de poder defeituoso, que lhe dá a capacidade de livre arbítrio. Ainda assim, Proto Man possuía um verdadeiro senso de independência, que o tornava muito parecido com os verdadeiros seres humanos. Dr. Light se oferece para consertar o núcleo de poder de Proto Man, mas observa que isso tiraria seu livre arbítrio. Proto Man, não querendo perder seu livre arbítrio, e entendendo mal as intenções de seu criador, decide que ficaria melhor sozinho e vai embora, nunca mais confiando em Dr. Light novamente. Mesmo assim, Light não desistiu e continuou seus estudos na área.
Mega Man 1
Mais tarde, no ano de 200X, Light começou a trabalhar na construção de um par de robôs, pensando que ambos trabalhariam juntos e superariam a questão da independência. Foi assim que nasceram Rock e Roll. Rock se tornou um assistente do laboratório e Roll, uma governanta. Com o sucesso desse projeto, o bom doutor passou a criar mais seis robôs, os Robôs Industriais, cada um para fins de assistência industrial: Cut Man, robô cortador de madeira; Guts Man e Bomb Man, com o propósito de recuperação de terras, demolição e construção; Ice Man, com a finalidade de realizar tarefas humanas sob condições climáticas extremas; Fire Man, designado para trabalhar em um incinerador em uma instalação de gerenciamento de resíduos; e o premiado Elec Man. (Em Mega Man Powered Up, remake do primeiro game, lançado para PSP em 2006, Oil Man, um robô de manutenção capaz de produzir um tipo especial de óleo que pode funcionar com qualquer maquinário; e Time Man, para uso em experimentos de viagem no tempo; foram adicionados). Dr. Light ganha assim o Prêmio Nobel de Física, por sua criação da série de robôs industriais.
A recepção do Prêmio Nobel por Light, bem como sua vitória no LIT Manual Design Contest, no qual o Dr. Wily também participou, mas apenas ganhou o prêmio de vice-campeão, levaram Wily ao limite. Assim, o Dr. Albert W. Wily finalmente acabou se cansando de viver na sombra de seu ex-colega. Wily percebe então o potencial dos robôs construídos com a verdadeira I.A. – eles poderiam ser usados para outros meios -, e acaba assim roubando e reprogramando todos os robôs industriais do Dr. Light. No entanto, imprudentemente, ele considerou Rock e sua “irmã”, Roll, inúteis, e os ignorou, já que os robôs auxiliares não atendiam às suas necessidades. Dr. Light logo descobriu que seu ex-colega era o culpado.
Com Wily à solta com um exército de robôs inteligentes e poderosos, os Robot Masters, Dr. Light sabia que as forças policiais e exércitos do mundo não estavam prontos para lidar com este novo desafio. Foi assim que Rock, o assistente de laboratório, se ofereceu para ser convertido em um robô lutador. Rock tinha um forte senso de justiça e não podia sentar e assistir o trabalho de seu “pai” ser destruído diante de seus olhos. Como tal, em 25 de maio de 200X, Light relutantemente converteu o ex-assistente de laboratório em um robô de potencial inimaginável.
Equipado com uma armadura de Ceratânio (titânio cerâmico) e o Mega Buster, Rock se tornou conhecido como o super robô Mega Man e partiu para a fortaleza de Wily para impedir que Wily assumisse o controle do mundo. A tempo, Mega Man derrota os seis Mestres Robôs e recupera seus núcleos centrais, então confronta Wily dentro de sua fábrica de robôs no Pacífico, onde ele está fabricando cópias dos robôs de Light. Depois de derrotar réplicas dos Mestres Robôs, (eventualmente reprogramados por Light), bem como vários robôs projetados especificamente por Wily para derrotá-lo, Mega Man confronta Wily em um confronto final e o derrota antes de voltar para casa para sua família.
Mega Man 2 – O Mistério de Dr. Wily
No ano 200X (a primeira década do século 21), um super robô chamado Mega Man foi criado pelo Dr. Light para impedir a ambição do misterioso gênio do mal, Dr. Wily, de conquistar o mundo em Mega Man. No entanto, um ano após sua derrota, Dr. Wily retorna com oito de seus próprios robôs de combate para desafiar Mega Man. Mega Man, sabendo disso, parte para derrotar os oito Robôs Mestres que Dr. Wily havia criado, tendo que atravessar seus respectivos estágios primeiro. Depois que Mega Man derrota esses robôs, Dr. Wily foge em seu disco voador para sua fortaleza, o Castelo Wily. Eventualmente, Mega Man faz o seu caminho para o coração do castelo, onde mais uma vez luta contra os oito Robot Masters, bem como contra a Wily Machine 2. Após uma nova derrota, Dr. Wily foge de Mega Man mais uma vez, desta vez escapando para uma caverna subterrânea úmida e mofada, sob seu castelo. Aqui, quando Mega Man o confrontou, Dr. Wily aparentemente se transformou em um alienígena. Após uma batalha feroz entre Mega Man e o Alien, é revelado que o “Alien” era na verdade um holograma sendo controlado por ninguém menos que Dr. Wily. O cientista malvado, encurralado, implora por misericórdia a Mega Man, e o mundo se livra do mal mais uma vez.
Mega Man: A Vingança do Dr. Wily
Graças aos esforços de Mega Man, o super robô criado pelo Dr. Light, as ambições do Dr. Wily não se concretizaram. A paz havia retornado ao mundo, mas o Dr. Wily havia alterado secretamente os robôs industriais desenvolvidos pelo Dr. Light. Depois de tudo o que aconteceu, o Dr. Wily não abandonou seu desejo de dominar o mundo, e então revive oito dos Robôs Mestres de seus dois ataques anteriores também liderados por um novo robô conhecido como Enker (o primeiro dos Rockman Killers). Mega Man já havia enfrentado esses inimigos antes e, como tal, Wily não representa ameaça para ele. A fim de impedir o Dr. Wily de realizar seu sonho, Mega Man segue para a cidade. Assim que quatro Robot Masters são derrotados, Mega Man segue para o Wily Castle apenas para descobrir que mais quatro Robot Masters o aguardam lá. Para piorar a situação, Mega Man também dá de cara com Enker. O novo inimigo tem a habilidade de absorver os tiros de Mega Man com sua lança e retornar uma poderosa explosão de energia para ele com seu Mirror Buster; no entanto, Enker é derrotado e Mega Man persegue Wily até sua Estação Wily acima da Terra, usando o próprio Mirror Buster de Enker para derrotar Wily. Após a batalha, a Estação Wily é destruída e Mega Man retorna à Terra dentro de um ônibus espacial.
Mega Man 3 – O Fim de Dr. Wily?!
No século XXI, o mundo vive um breve período de paz graças aos esforços do super robô Mega Man. Dr. Wily afirma que ele é um homem mudado, se reformando e se unindo ao Dr. Light para desenvolver um robô gigante de “manutenção da paz” chamado Gamma. O sonho de toda a vida do Dr. Light era criar um robô gigante para proteger e servir à paz mundial. Com a pesquisa quase concluída, tudo o que restou foi combinar oito Elementos de Energia que estavam espalhados por planetas não mapeados e entregá-los ao Gama. Por alguma razão, os mais novos Robot Masters criados por ambos os cientistas para extrair os elementos de energia de repente enlouqueceram. Dr. Light precisa dos oito Elementos de Energia que os robôs estão protegendo para a criação de Gamma, portanto, quando Mega Man descobre sobre o incidente, ele e Rush partem para os planetas não mapeados para parar os robôs e recuperar os elementos de energia.
Ao longo de sua busca, Mega Man conhece o misterioso Proto Man (sob o pseudônimo de Break Man). Desconhecido para Mega Man, Proto Man é seu irmão, e ele aparece às vezes para desafiar ou ajudar Mega Man. Quando Mega Man retorna ao Laboratório do Dr. Light, ele descobre que o Dr. Wily roubou Gamma, após receber o último elemento de energia para desafiar Mega Man e o Dr. Light mais uma vez, planejando usar Gamma para governar o mundo. Mega Man vai para o Castelo Wily para impedir Wily. Depois que Mega Man consegue parar Wily e Gamma, o Castelo Wily começa a desmoronar e tanto Mega Man quanto Dr. Wily são enterrados por escombros. Proto Man chega a tempo de salvar Mega Man, mas parece que é tarde demais para o Dr. Wily e ele encontra seu fim. No entanto, o OVNI Wily é visível à distância durante a sequência final, sugerindo que ele sobreviveu.
Mega Man II
Mesmo depois de sua derrota esmagadora nas mãos de Mega Man durante os eventos de Mega Man: A Vingança do Dr. Wily, Dr. Wily já estava planejando seu próximo esquema. Se ele pudesse colocar as mãos na máquina do tempo, chamada de Time Skimmer, que estava sendo desenvolvida no Laboratório de Pesquisa no Tempo-Espaço, o Chronos Institute, ele pensou que poderia ser capaz de mudar o passado.
Depois de roubar a máquina do tempo, Wily queria partir imediatamente em uma viagem através do tempo, mas teve que colocar um freio de emergência em seus planos quando descobriu que a máquina do tempo tinha uma falha grave.
Enquanto isso, o Dr. Light foi enviado ao laboratório espaço-tempo para investigar. Com a ajuda do super-olfato de Rush, ele foi capaz de deduzir que não era outro senão o Dr. Wily por trás do roubo. Tendo um mau pressentimento sobre o incidente, o Dr. Light rapidamente chamou Mega Man e Rush para descobrir o paradeiro do Dr. Wily.
O Dr. Wily, tendo finalmente conseguido modificar a máquina do tempo, descobre que a máquina do tempo agora só pode viajar para o futuro e voltar, não para o passado. Dr. Wily modificou seu plano e decidiu, em vez disso, espionar o futuro de Mega Man. Viajando para o futuro (aproximadamente 37.426 anos no manual americano), Wily descobriu que o futuro era pacífico, já que seu futuro eu havia se reformado e Mega Man, não precisando mais de armas, foi reconfigurado como um robô doméstico pacífico. Reconhecendo essa chance, Wily convence seu futuro eu a abduzir o agora indefeso Mega Man. Dr. Wily então captura Mega Man, e o modifica no robô lutador Quint, reprogramando-o para fazê-lo lutar contra o Mega Man do presente.
De volta ao presente, Mega Man e Rush estavam finalmente se aproximando da fortaleza de Wily, derrotando os quatro primeiros mais uma vez revivido conjunto de Mestres Robôs. Depois de penetrar no covil de Wily, Mega Man encontra outros quatro Robôs Mestres esperando por ele via teletransportadores. Mega Man consegue derrotar todos os oito adversários e engaja seu futuro “eu” modificado Quint em combate. Depois de derrotá-lo, Mega Man obtém sua arma, um dispositivo semelhante a um pogo stick chamado Sakugarne. Com ele, ele faz o seu caminho para a fortaleza espacial de Wily e o derrota novamente.
Esta história é posteriormente expandida em Rockman & Forte: Mirai Kara no Chōsensha, onde é revelado que o Dr. Wily havia criado um protótipo de Quint, Rockman Shadow, mas o descartou em favor do verdadeiro Mega Man. Rockman Shadow se atualiza e destrói o futuro em sua linha do tempo, questionando o status de cânone de Mega Man II. No entanto, como Mirai Kara no Chōsensha em si é indiscutivelmente não-canônica e nenhuma declaração oficial foi feita quanto ao destino de Mega Man no futuro, não se sabe se o futuro de Mega Man se tornar Quint foi evitado ou não.
Mega Man 4 – Uma Nova Ambição Maligna!!
Um ano após a derrota de Gamma em Mega Man 3, muitos pensaram que o Dr. Wily estava morto depois de ser esmagado no último jogo, e o mundo estava vivendo em paz até agora. No entanto, o Dr. Light recebeu uma mensagem de um misterioso cientista russo chamado Dr. Cossack, alegando ser o maior gênio científico do mundo e por ter sido esquecido por muito tempo, e enviou oito de seus robôs mais fortes para destruir Mega Man e provar que ele é melhor que o Dr. Light.
O exército de robôs de Cossack começou a se mover, então Mega Man foi atrás de Cossack com seu Novo Mega Buster.
Depois de derrotar os robôs e o Dr. Cossack, Proto Man aparece e revela a verdade: Dr. Wily, apesar do que muitas pessoas acreditavam, sobreviveu aos eventos de Mega Man 3 e coagiu o Dr. Cossack a construir os novos Robot Masters e defendê-lo como um líder fantoche ao sequestrar sua filha Kalinka e mantê-la como resgate. Com Kalinka resgatado por Proto Man, Wily sai das sombras, repreende Proto Man por tê-lo traído e desafia Mega Man a ir ao seu mais novo Castelo Wily. Mega Man segue para a cidadela de Wily e o derrota mais uma vez.
Mega Man III
Poucos meses após a derrota do Dr. Wily em Mega Man II, várias más notícias foram relatadas no Laboratório do Dr. Light de todo o mundo, incluindo clima anormal, falhas de transporte e anormalidades industriais. Aparentemente, as funções do supercomputador que gerencia a vida cotidiana das pessoas ao redor do mundo não funcionaram bem e um exército de robôs começou a se espalhar, causando pânico na cidade. Dr. Light deduz que Dr. Wily deve estar executando ondas de interferência poderosas para interferir com o super computador e está por trás do exército de robôs, e pede a Mega Man para parar os robôs.
Mega Man derrota os primeiros quatro Robôs Mestres e faz o seu caminho para o Castelo Wily, onde descobre que mais quatro Robôs Mestres o aguardam. Depois de derrotá-los, ele encontra um novo Mega Man Killer chamado Punk na Estação Wily, cujo Screw Crusher desfere um golpe esmagador em seus oponentes. No entanto, Mega Man prontamente derrota Punk e derrota Wily com a própria arma de Punk.
Mega Man 5 – A Armadilha de Proto Man!?
Proto Man envia vários robôs sob seu comando para atacar a cidade, e ele próprio vai ao laboratório do Dr. Light para sequestrá-lo, deixando para trás seu lenço amarelo característico. Antes que saia em disparada atrás de Light, Mega Man é ajudado por Dr. Cossack, que aumenta a potência do Mega Buster para parar os robôs e cria o pássaro robótico Beat para ajudá-lo.
Quando Mega Man confronta Proto Man em seu esconderijo, o verdadeiro Proto Man aparece e revela que o falso era um robô chamado Dark Man, criado pelo Dr. Wily para se passar por Proto Man e incriminá-lo por vários crimes como vingança por tê-lo traído em Mega Man 4. Após a derrota do Dark Man, o Dr. Wily aparece e desafia Mega Man a vir buscar o Dr. Light. Mega Man derrota Wily e liberta Light, mas quando o castelo de Wily desabou, Proto Man tem que salvá-los de serem esmagados pelo prédio.
Super Adventure Rockman
No século 21, ruínas antigas apareceram repentinamente na Floresta Amazônica na América do Sul. As Nações Unidas convocaram cientistas de todo o mundo para descobrir tudo o que fosse possível sobre as ruínas. Os cientistas descobriram que havia um forte campo eletromagnético ao redor das ruínas que era capaz de interromper quase todas as máquinas que chegavam perto dele, incluindo robôs. Nada eletrônico poderia alcançá-lo, tornando a investigação difícil. Um ano depois, a ONU interrompeu a investigação, alegando que as ruínas eram da civilização maia. Eles chamaram as ruínas de “Ruínas de Lanfront” e a pirâmide de “Templo da Lua”.
Três anos depois, o Dr. Albert W. Wily, agora trabalhando junto com o Dr. Thomas Light, foi investigar as ruínas porque o campo eletromagnético começou a aumentar, sendo esta uma boa chance de limpar seu nome. Poucos dias depois, Wily descobre um antigo supercomputador alienígena dentro do templo, Ra Moon, que revive seus vários Robot Masters de Mega Man 2 e Mega Man 3 ao analisar as informações sobre eles no laptop do Dr. Wily. Wily achou que seria uma grande chance de conquistar o mundo.
Três semanas depois que Wily encontrou Ra Moon, o campo eletromagnético começa a afetar todas as máquinas e aparelhos eletrônicos ao redor do mundo. Roll entra em coma por causa do campo eletromagnético, e Wily faz uma transmissão mundial dizendo para o mundo se render por ele em duas semanas, ou então ele desligará todas as máquinas, o que efetivamente mataria Roll e todos os robôs ao redor do mundo, e sem eles, os humanos morreriam também. Dr. Light imuniza rapidamente Mega Man e seus irmãos (os Robot Masters de Mega Man 1: Cut Man, Elec Man, Ice Man, Fire Man, Bomb Man e Guts Man) do campo eletromagnético e os envia para impedir o Dr. Wily antes que seja tarde demais. Durante a aventura, Mega Man e seus camaradas lutam para chegar à fonte do campo eletromagnético, Ra Moon, lutando contra os Robot Masters de Mega Man 2 e 3 no processo. No final, Mega Man consegue destruir Ra Moon e o campo eletromagnético cessa, Roll se recupera e todas as máquinas ao redor do mundo começam a funcionar novamente.
Mega Man IV
No ano 20XX, alguns meses após Mega Man III, cientistas de todo o mundo se reuniram na World Robot Expo anual, onde mostram suas últimas criações, robôs desenvolvidos para a paz mundial. Dr. Light participa da exposição ao lado de Rock, Rush e Beat. Uma variedade de robôs industriais é apresentada, mas de repente um OVNI duvidoso aparece no céu. Dr. Wily se revela e anuncia que usará os robôs da exposição para ajudá-lo em sua busca pelo domínio do mundo, usando uma onda de rádio para controlar os robôs. Rock e Rush não são afetados por seus circuitos terem um forte senso de justiça, mas Beat perde quatro de suas partes na comoção. Dr. Light retorna rapidamente ao seu laboratório para transformar Rock no robô de combate Mega Man. Enquanto isso, o Dr. Wily espalha os robôs controlados para causar estragos na cidade. Pronto para a batalha, Mega Man deve se levantar contra os robôs de alto desempenho recém-desenvolvidos da Expo e parar o Dr. Wily e, se possível, também encontrar as peças que Beat deixou cair para que ele possa ajudá-lo.
Mega Man consegue derrotar os primeiros quatro Robot Masters e fazer seu caminho para a fortaleza de Wily, onde ele encontra um novo Mega Man Killer chamado Ballade, e embora ele o derrote, Ballade sai imediatamente, abrindo o caminho para onde mais quatro Robot Masters estão em espera. No entanto, depois que Mega Man os derrotou, ele fez seu caminho para onde Ballade estava esperando e o derrotou pela segunda vez, adquirindo o Ballade Cracker, que ele usou para abrir caminho para fora da fortaleza em ruínas de Wily. Mega Man fez o seu caminho para a Batalha Naval Wily e derrotou Wily, mas ficou preso na fortaleza quando Wily ativou um mecanismo de autodestruição. No entanto, Ballade teve um senso de auto-sacrifício no último minuto e salvou Mega Man no final.
Mega Man V
Dr. Light: “Mega Man, nosso mundo está mais uma vez em caos. Os robôs alienígenas se autodenominam “Stardroids” e conquistaram a maioria das nossas principais cidades. Eles são construídos de material alienígena que torna nossas armas inúteis. Mas, eu fiz algumas análises e construiu uma nova arma para você. Ela substituirá seu Super Mega Buster. É chamada de “Mega Arm” e permite que você carregue a energia em seu punho antes de dispará-lo. Também criei um novo assistente para você . O nome dele é “Tango”. Vou aprimorar este replicador de itens para fazer itens poderosos para você. Colete o máximo de P Chips possível e volte ao meu laboratório para trocá-los por itens de power-up. Boa sorte, Mega Man. “
Mega Man 6 – A Maior Batalha de Todos os Tempos!!
No ano de 20XX, Mega Man conseguiu parar o Dr. Wily e a paz voltou novamente. Para neutralizar as ambições de dominação mundial do Dr. Wily, a World Robot Alliance foi organizada. Um ano depois, com a cooperação de cientistas de todo o mundo e o apoio financeiro da Fundação X, a robótica fez um progresso dramático e foi decidido que um campeonato de robôs seria realizado.
Quando o Primeiro Torneio Anual de Robôs estava prestes a começar, o misterioso líder da Fundação X, Sr. X, anuncia que assumiu o controle dos robôs participantes e conquistará o mundo com eles. Mega Man pergunta por que ele está fazendo isso, e Mr. X revela que ele estava manipulando Wily desde o início, mas agora que ele tem oito dos robôs mais poderosos do mundo, ele não precisa mais dele e desafia Mega Man a enfrentar seu poder. Mega Man então parte para parar este novo inimigo.
Mega Man 7 – Confronto do Destino!
Seis meses após a prisão do Dr. Wily, quatro robôs que estavam escondidos em seu laboratório foram ativados e começaram a causar estragos na cidade, usando-os como distração para tirar Wily da prisão. Mega Man foi investigar e, ao chegar, encontrou-se com o misterioso Bass e Treble, um robô e seu cachorro que parecia estar atrás de Wily também.
Depois de derrotar os quatro Robot Masters, Mega Man voltou ao Laboratório do Dr. Light, apenas para descobrir que Wily atacou o Robot Museum e roubou um Guts Man. Então, mais quatro Robot Masters atacaram. No ataque, Bass foi danificado (por Shade Man), então Mega Man o enviou ao Dr. Light para reparos. No entanto, quando ele voltou ao laboratório, ele estava seriamente danificado, e o Dr. Wily apareceu na tela para zombar deles e revelar que Bass e Treble eram suas criações. Mega Man partiu para o laboratório de Wily para se vingar.
No final, ele derrotou Bass e Treble e esmagou Wily, mas quando Wily implorou mais uma vez, Mega Man debateu internamente se deveria ou não matar Wily. Wily lembrou Mega Man que os robôs nunca devem prejudicar os humanos, pois isso é contra uma das Leis da Robótica. Antes que ele pudesse decidir, no entanto, Bass e Treble vieram e resgataram Wily, com Bass citando Joseph Addison: “Aquele que hesita está perdido.” Mega Man então deixa Wily’s Castle e vai embora enquanto ele explode, com Bass e Treble olhando de um penhasco próximo. Enquanto isso, uma estrela cadente cruza o céu, preparando o cenário para Mega Man 8.
Mega Man: A Batalha do Poder
O Doutor Wily não tem boas intenções novamente, desta vez retornando com 18 Mestres Robôs revividos e aprimorados. Mega Man e Proto Man procedem para detê-lo, enquanto Bass destrói os robôs inferiores para mostrar a Wily que ele é o único robô de que precisa.
No final de Mega Man, o Dr. Light discute que os robôs precisam discernir o certo do errado por si próprios, enquanto ao mesmo tempo exercitam a contenção de prejudicar os humanos, e precisam pesquisar um pouco mais a IA, prenunciando a construção de sua criação final. Da mesma forma, a sequência, Mega Man 2: The Power Fighters, prenuncia a criação de Zero. Zero também é brevemente mencionado no final de Bass.
Mega Man 8 – Heróis de Metal
Como outros jogos da série, ocorre em um ano não especificado durante o século 21 (20XX). A história começa quando dois robôs alienígenas se envolvem em uma batalha climática nas profundezas do espaço. No final, ambos caíram em direção à Terra, gravemente feridos. Enquanto isso, na Terra, Mega Man e seu companheiro canino Rush são pegos em uma batalha com seu rival Bass, que ainda quer provar que é mais forte que Mega Man. Graças à intervenção oportuna de Roll, que estava trazendo uma mensagem do Dr. Light, Mega Man consegue subjugar Bass por tempo suficiente para ir embora. Bass jura que vai se vingar de Mega Man por sua “covardia”. Dr. Light pede a Mega Man para investigar leituras de energia estranhas em uma ilha próxima. Na ilha, Mega Man encontra o Dr. Wily voando com uma estranha orbe roxa. Antes de persegui-lo, ele vê um robô danificado e pede ao Dr. Light para pegá-lo e tentar consertá-lo. Dr. Wily então lança quatro novos Robot Masters para combater Mega Man: Frost Man, Tengu Man, Clown Man e Grenade Man. Cada vez que ele destrói um, o herói robótico recebe uma orbe roxa como a que o Dr. Wily confiscou. Cada um dos Robôs Mestres é dotado de uma estranha energia, e parece que esse poder vem dos novos núcleos de energia que Wily os infundiu.
Após Mega Man derrotar os quatro Robôs Mestres, ele retorna ao laboratório e o Dr. Light diz a ele que o robô que ele encontrou ficará bem se ele descansar um pouco. Mega Man traz consigo os núcleos de energia que recuperou dos Robôs Mestres caídos; quando o Dr. Light os examina, ele percebe que eles são uma forma poderosa de energia que o Dr. Wily não deve ter em sua posse, para não destruir o mundo. Depois que o Dr. Light e Mega Man saem do laboratório, o robô acorda, vê os núcleos de energia, fica furioso e voa para longe. Mega Man segue o exemplo em Rush. Mega Man o encontra em uma mina do outro lado do globo, e depois de lutar contra o robô, Proto Man aparece e diz a Mega Man que a nova fortaleza do Dr. Wily, “Wily Tower”, está logo à frente. Mega Man segue em frente, mas é capturado por uma das gigantescas criações robóticas de Wily. O robô o salva, se apresenta como Duo e revela seu propósito para Mega Man. Duo explica que as orbes roxas são “Energia do Mal”, e ele tem viajado pelo universo rastreando essa energia e tentando destruí-la antes que ela engula o mundo inteiro. No entanto, Wily Tower tem uma barreira em torno dela que o impede de destruir a fonte. Duo diz a Mega Man para destruir os outros quatro Robot Masters que possuem a chave para a barreira: Astro Man, Sword Man, Search Man e Aqua Man, enquanto ele coleta e extingue o resto da energia maligna do mundo.
Assim que os outros quatro Robôs Mestres forem derrotados, a barreira da Wily Tower é levantada e Mega Man passa por ela, derrotando as hordas de capangas robóticos lá dentro, incluindo Bass, que usa um pedaço da Energia do Mal para amplificar seus poderes e, finalmente, , o próprio médico malvado. A “energia do mal” é destruída antes de se espalhar pelo mundo, mas consegue infectar Mega Man antes de ser destruída, e o mais novo composto de Wily é demolido com Mega Man dentro, que está morrendo por causa da energia do mal. Duo chega, examina Mega Man e, vendo a bondade e justiça em seu coração, o cura da energia do mal, erradicando os últimos resquícios da Energia do Mal na Terra. Proto Man o alcança; Duo então diz que sua missão está cumprida, e sai, mas não antes de pedir um favor ao Proto Man. Mega Man então acorda no Laboratório do Dr. Light e se reencontra com o Dr. Light, Roll e os outros que lhe dizem que Duo o salvou. Ele então sai e encontra Proto Man, que lhe dá uma mensagem de Duo: “Obrigado.” Mega Man então olha para o céu e diz “Obrigado” a Duo quando seu reflexo é visto no céu.
Mega Man 2 – Os Poderosos Lutadores
Um dia, enquanto o Dr. Light estava pesquisando uma fonte de energia desconhecida do espaço, seu laboratório foi atacado pelos robôs do Dr. Wily. A fonte de energia desconhecida e as novas peças que estavam em desenvolvimento foram roubadas do laboratório. E, se já não fosse ruim o suficiente, Roll foi capturado por um dos robôs. Mega Man e Proto Man vão parar Wily e tropeçam em Duo, um misterioso robô alienígena, que está disposto a ajudar. E Bass, ainda zangado por Wily ter revivido mais Robot Masters, novamente se junta ao lado bom para destruir os inimigos …
Como The Power Battle, cada personagem tem um epílogo assim que o jogador vence o jogo. No entanto, em The Power Fighters, os epílogos são mais detalhados e têm mais a ver com jogos Mega Man passados e futuros, fornecendo explicações vagas sobre personagens e cânones, mais notavelmente o incidente Energia do Mal do então vindouro Mega Man 8 e como o Dr. Wily criou Zero da série Mega Man X.
Para completar um jogo para dois jogadores, enquanto o final em The Power Battle mostraria ambos os jogadores finais consecutivos, aqui um novo final especial é apresentado dependendo do par de personagens. No entanto, enquanto os finais em torno dos pares Mega Man & Bass ou Proto Man & Bass são completamente novos, o resto é uma versão aprimorada de um dos personagens terminando com o último personagem aparecendo nele. O exemplo mais notável é Duo, cujo final é geralmente o mesmo, mas tem qualquer um de seus parceiros aparecendo nesse final quando emparelhados em um jogo de dois jogadores, com o diálogo sobre o que eles falam com base em quem era seu parceiro.
Mega Man & Bass
Depois de Mega Man 8, o paradeiro do Dr. Wily ainda era desconhecido, e ele construiu um novo castelo para preparar seu retorno. Mas um robô que se autodenominava King parecia planejando conquistar a Terra, acreditava que os robôs não se destinavam simplesmente a servir aos humanos, mas sim que eram superiores e, portanto, deveriam governar a Terra. King expulsou o Dr. Wily de seu novo castelo e roubou os dados dos robôs criados pelo Dr. Wily e pelo Dr. Light para formar seu próprio exército de robôs. Para impedir King, o Dr. Wily e Light fizeram uma trégua e enviaram Mega Man e Bass para acabar com a rebelião de King. Quando King atacou um museu de robôs para reunir seus dados para seu exército, Proto Man tentou impedi-lo, mas King o cortou ao meio com seu machado e ele foi enviado ao Laboratório do Dr. Light para reparos. Mega Man / Bass confrontou King, mas ele se retirou, alegando não ter tempo para eles, e deixou o Green Devil para cuidar deles.
Assim que seu exército de Robôs Mestres foi derrotado e o Portão de Cristal que protege a fortaleza de King foi destrancado, os dois fizeram seu caminho através de sua fortaleza, derrotando duas máquinas de guerra ao longo do caminho, e o confrontaram. Nenhum de seus ataques pareceu afetá-lo, então o recém-reparado Proto Man veio novamente, carregou seu “Big Bang Strike” (mesmo que isso danificasse seriamente seus sistemas internos) e destruiu o escudo de King. Mega Man e Bass conseguiram derrotar King e, após sua derrota, Dr. Wily apareceu na tela e perguntou a King o que havia de errado com sua “lavagem cerebral”. Ele reparou King remotamente e então King fugiu para outra sala e combinou duas máquinas de guerra anteriores em uma máquina de batalha gigante, mas foi derrotado novamente e implorou que os dois parassem com as ambições de Wily. Mega Man e Bass então foram para o chão do castelo de Wily e acabaram com a loucura. No final, Mega Man ficou triste com a destruição de um robô inocente, mas então recebeu uma carta de King e descobriu que estava tudo bem. Bass, no entanto, estava furioso porque o Dr. Wily havia conspirado contra ele, mas Wily afirmou que queria descobrir se King era mais forte do que ele. Proto Man se teletransportou, viu planos para um “King II” no computador de Wily e então os destruiu, deixando os dois brigando entre si.
Mega Man 9 – O Renascimento da Ambição!!
É o ano de 20XX. Desde a última derrota do Dr. Wily, o Blue Bomber viu a paz retornar. Quando as pessoas se esqueceram completamente do Dr. Wily, robôs em todo o mundo começaram a enlouquecer. Logo ficou claro que esses robôs foram criados pelo Dr. Light. Enquanto os telefonemas chegavam ao laboratório de Light, o Dr. Wily interrompia todos os programas de televisão para anunciar que esses distúrbios robóticos não eram obra dele. Ele então continuou a mostrar evidências de vídeo que provavam o envolvimento do Dr. Light nos recentes surtos violentos. Para piorar a situação, Wily forneceu o número da conta à sua conta bancária pessoal e anunciou que aceitaria doações para construir seu próprio exército de robôs para combater o de Light. Mega Man rapidamente se ofereceu para limpar o nome de Light e foi enviado para investigar a origem do problema.
Em pouco tempo, a polícia veio ao Light Labs para prender o bom cientista, mas Light foi em silêncio para provar sua inocência. Enquanto isso, Mega Man foi atrás dos Robôs Mestres e, depois de derrotar alguns deles, descobriu que eles estavam programados para serem desativados e enviados para o ferro-velho porque haviam atingido a data de validade atribuída a eles pelo governo. Depois que o Robot Master final foi derrubado, Mega Man trouxe de volta uma das unidades de memória interna do robô para Auto para investigação. No final das contas, o Dr. Wily havia reprogramado os robôs, que estavam programados para demolição, para se rebelarem contra seus mestres humanos em vez de serem destruídos. Tudo o que os robôs queriam era ter um propósito e certamente não queriam ser enviados para a sucata.
Depois de terem visto o vídeo, o Dr. Wily invadiu o laboratório e roubou o circuito de memória e então se retirou para seu recém-construído Castelo Wily. Mega Man abriu caminho pela fortaleza, lutando contra poderosos robôs construídos com o dinheiro que Wily recebeu de doações daqueles que se preocuparam com os levantes de robôs. No final, Mega Man derrotou Wily mais uma vez, e mostrou a ele imagens de cada derrota que ele havia dado a Wily. Embora Wily parecesse arrependido e arrependido, ele enganou Mega Man fazendo-o pensar que o Dr. Light estava, de fato, preso em uma cela na sala ao lado. Embora Proto Man o tenha avisado de que era uma armadilha, Mega Man foi investigar a célula e foi eletrocutado pelo chamariz Dr. Light que estava na célula. Enquanto o laboratório de Wily se autodestruía, Proto Man voltou e teletransportou Mega Man para fora do laboratório bem a tempo.
No final, Light foi libertado da prisão. Ele então encontrou propósitos úteis para todos os Robôs Mestres que ele havia projetado, que haviam atingido suas datas de validade.
Embora o final afirme que o Dr. Wily não foi encontrado em lugar nenhum após a destruição de sua base, os créditos mostram o Concrete Man perseguindo-o.
Mega Man 10 – Ameaça do Espaço Sideral!!
No ano de 20XX, um surto de um vírus robótico conhecido como “Roboenza” corre desenfreado em todo o mundo, infectando e incapacitando robôs, dificultando a vida diária dos humanos. Roll fica infectado com o vírus e a situação piora com o passar do tempo e a cura não é encontrada. Um mês após o surto, vários robôs infectados ficam furiosos e tentam dominar o mundo. Um dia, o Dr. Wily aparece no laboratório do Dr. Light com sua cápsula danificada e pede ajuda. Mega Man salva Wily de um acidente e Wily diz que robôs infectados por Roboenza atacaram sua nave e roubaram as peças para uma máquina de fazer remédios em que ele estava trabalhando para curar o vírus. Mega Man concorda em recuperar as peças roubadas dos oito Robot Masters. Antes de começar, Proto Man chega para ajudar Mega Man, acreditando que o trabalho é grande demais para apenas um deles e os dois unem forças para adquirir a cura.
Depois de derrubar quatro Robot Masters, Dr. Wily apresenta o que ele afirma ser um protótipo de cura para Roll e pergunta se Mega Man está sentindo os sintomas de Roboenza, ao que Mega Man diz que está se sentindo bem. Depois que o último é derrotado, Mega Man desce com Roboenza e fica quase incapacitado quando o Dr. Wily revela que foi ele por trás da doença e que todos os robôs que desejam a cura devem servir a ele. Roll dá sua amostra da cura para Mega Man, que se recupera e vai atrás de Wily. Durante a invasão da fortaleza, Proto Man cai com Roboenza também, apenas para ser salvo por Mega Man, que adquiriu uma amostra extra da cura.
Depois de perseguir Wily de sua nova fortaleza em sua base espacial e derrotá-lo mais uma vez, é finalmente descoberto que, ironicamente, Wily ficou perigosamente doente (talvez com uma gripe real). Incapaz de permitir que Wily morra, ele é levado para o hospital, de onde foge alguns dias depois. Surpreendentemente, talvez não devendo ter sua vida salva, Wily deixa para trás o suficiente da cura para restaurar os robôs infectados.
Mega Man 11 – Engrenagens do Destino!!
O malvado cientista Dr. Wily completou uma pesquisa proibida para atacar a pacífica sociedade robótica novamente. Enquanto refletia sobre sua juventude quando estudou ao lado do Dr. Light, ele se lembrou de uma criação sua: o Double Gear System, um dispositivo que aumenta drasticamente as habilidades dos robôs, mas sua pesquisa foi interrompida devido ao perigo causado por robôs empurradores além de suas limitações, e está relacionado ao conflito entre o Dr. Wily e o Dr. Light. Terminando o Double Gear System, Dr. Wily rouba oito dos robôs do Dr. Light e aumenta suas habilidades para usar em seus planos para conquistar o mundo. A fim de conter a situação, o Dr. Light relutantemente decidiu instalar um protótipo do Double Gear System que Wily criou quando era mais jovem no Mega Man, dando-lhe novas habilidades para ajudá-lo a parar as ambições nefastas do Dr. Wily.
Depois que Mega Man derrotou quatro dos Robot Masters, o Dr. Light explica a história do sistema Double Gear. Quando ele e Wily eram estudantes na Robot University, os dois tinham suas próprias ideias sobre como criar um novo futuro para humanos e robôs. Light perseguiu a ideia de dar aos robôs pensamento independente para torná-los verdadeiros parceiros dos humanos, enquanto Wily acreditava que os robôs só poderiam ser aceitos se excedessem os humanos e se tornassem heróis com sua Double Gear. Light opôs-se à ideia devido ao extremo esforço físico que o sistema colocava nos robôs, o que tornava perigoso implementá-los. Um comitê foi realizado e a ideia de Light foi aprovada sobre a de Wily, encerrando a amizade deles.
Mega Man derrota os Robôs Mestres restantes, fazendo com que Wily forneça a localização de sua Gear Fortress e desafie o próprio Mega Man. Mega Man se infiltra na fortaleza e derrota a última máquina Wily de Wily. O cientista louco implora como de costume, mas insiste que Mega Man só venceu devido ao seu sistema Double Gear. Neste ponto, o Dr. Light chega pessoalmente para pedir a Wily para expiar, mostrando que Mega Man provou que sua pesquisa pode funcionar em conjunto. No entanto, Wily se recusa e foge enquanto a fortaleza desmorona. Mega Man, Dr. Light e Auto escapam, recuperando os corpos dos Robôs Mestres no processo.
De volta a casa, o Dr. Light instala o Double Gear no Auto para ajudá-lo a trabalhar mais rápido enquanto eles começam o processo de restauração dos Robôs Mestres.