Em 2012, “Vingadores” parecia o auge do MCU. O blockbuster foi a oportunidade de ver Mark Ruffalo interpretar o poderoso Hulk pela primeira vez. No entanto, o ator tentou não ser escalado para esse papel. Uma heresia quando sabemos que hoje o ator é indissociável do super-herói que interpreta.
Em entrevista recente, Scarlett Johansson (intérprete de Viúva Negra) admitiu suas dúvidas iniciais sobre o sucesso de Vingadores em 2012 . Na verdade, como montar com eficácia o maior time de super-heróis do universo Marvel? Como você gerencia um elenco de estrelas sem que todos tentem roubar os holofotes uns dos outros? Esse foi o desafio do cineasta Joss Whedon, que naquele momento empreendia o maior desafio cinematográfico de sua carreira.
No final, esta aposta, produzida pela Marvel/Disney, foi um enorme sucesso. Assim, Vingadores foi o primeiro filme bilionário do MCU, com receitas totais de US$ 1,519 bilhão. Além disso, o blockbuster recebeu um grande número de críticas positivas, ganhando até uma indicação ao Oscar. O início de uma era de dominação para Robert Downey Jr. e seus colegas…
Hulk pode ser um dos super-heróis da Marvel mais conhecidos e apreciados pelo grande público, mas sua passagem pelas telonas nem sempre foi fácil. Após o desastre do Hulk em 2003, a Marvel Studios decidiu montar uma nova adaptação em 2008, com Edward Norton no papel de Bruce Banner/Hulk. Apesar do sucesso misto, o personagem tem um ponto de entrada oficial para se juntar aos Vingadores. No entanto, nos bastidores, as relações entre Norton e Marvel estão se deteriorando. Tanto que o ator foi demitido, o que gerou fortes críticas de alguns fãs na época.
Kevin Feige , presidente da Marvel Studios, volta então os olhos para Mark Ruffalo , cuja notoriedade crítica aumentou consideravelmente no início da década de 2010. Porém, quando a proposta foi feita ao ator, este último tentou convencer Feige e sua equipe a escolher outra pessoa. para o papel. Será então necessário que Robert Downey Jr. e Joss Whedon intervenham para incentivá-lo a usar o terno verde. Em entrevista para a revista Variety , Mark Ruffalo retorna a este episódio:
Eu estava com medo. Fiquei com muito medo. Ainda estou com medo. O aspecto tecnológico do personagem dificultou muito trabalhar dessa forma. Eu luto com essa dificuldade o tempo todo. Mas meu lema é fazer do medo seu aliado. Continue indo aos lugares onde você se sente assustado ou desafiado.
É verdade que a captura de desempenho de Mark Ruffalo para interpretar Hulk foi uma novidade para ele. No final, ele se saiu muito bem, conseguindo integrar um jogo matizado que combinava muito bem com a personalidade discreta e torturada de Bruce Banner. Mais de dez anos depois, ele ainda é o Hulk . E ninguém mais critica isso.