Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Lore Olympus – Histórias do Olimpo: Vol. 1 | Confira nossa crítica

Lore Olympus é uma releitura da mitologia grega contada por meio de graphic novel, que foca principalmente na história de Hades e Perséfone.

Na verdade, ela é uma WEBTOON (site focado em quadrinhos) de muito sucesso, na qual se transformou em livro. Tanto que para àqueles que não conseguirem esperar o lançamento do volume 2, podem recorrer ao app para ver o decorrer da história. Mas, já aviso que não há tradução para o português.

Ficha Técnica
Autor:  Rachel Smythe
Editora: Suma
Ano de lançamento: 2022 (Brasil)
Sinopse: Em suma, Perséfone, a jovem Deusa da Primavera, acabou de chegar no Olimpo. Criada no reino mortal pela mãe de pulso firme, Deméter, ela recebe a permissão para viver no mundo dos deuses enquanto se prepara para seguir a vida como uma virgem sagrada. Quando a amiga Ártemis leva Perséfone para uma festa, sua vida muda completamente: lá ela conhece Hades, e o charmoso e incompreendido líder do Submundo desperta nela uma chama. Agora, Perséfone precisa aprender a lidar com as relações e as políticas confusas que regem o Olimpo, enquanto descobre seu lugar e seu próprio poder. O primeiro volume da série reúne 25 episódios da webcomic, além de um conto exclusivo e inédito.

Sobre a História

A história se inicia, basicamente, com a vinda de Perséfone ao convívio do Olimpo. No entanto, há muito mais a ser verificar sobre essa vinda. Isso porque, Perséfone sempre foi muito protegida pela sua mãe, Deméter, a qual não deixava ela ter contato com quase ninguém da “sociedade”.

E é essa descoberta do novo, em que sozinha, a protagonista vai descobrir que o mundo lá fora tem seus altos e baixos.

Vale lembrar que apesar de ser uma HQ com tons fofos, principalmente, na figura de Perséfone, a obra traz assuntos polêmicos que podem ter gatilhos, como abuso sexual, psicológico e físico. Tanto que a própria autora avisa ao leitor sobre isso, no início da obra.

E embora eu tenha sido alertada, confesso que não estava preparada para o que aconteceu.

Pois, ainda que não seja explícito, as imagens e a angústia da protagonista revelam que algo se partiu dentro dela e ver isso graficamente foi perturbador. Isto é, quando li a parte do abuso, eu larguei o livro por uns dois dias para processar o ocorrido.

Outro ponto positivo são as subtramas, principalmente, a do Eros (Cupido), por ter perdido Psiquê; e a de Hades, com seu trauma de infância, ao ser engolido pelo próprio pai, Cronos.

Sobre os Personagens

Os personagens principais são bastante carismáticos e, de pronto, você se apaixona por eles.

Perséfone é um encanto. Como foi muito presa por sua mãe, ela não tem noção do que pode enfrentar no Monte Olimpo, no entanto, ela tem um carisma que cativa a todos, até mesmo o temível cão do submundo, Cerberus e, claro, o seu tutor, Hades.

Hades é um príncipe, porém no sentido figurado. Na verdade, ele é o rei do submundo e sabe ser cruel quando quer. Entretanto, com Perséfone, ele muda completamente o seu jeito, e se torna um príncipe digno de conto de fadas. Na verdade, Perséfone é uma das poucas personagens que quebram o ar destemido do deus. Ah! E é claro, os seus pets! Sim, o deus do submundo é “pai” de pets.

Outrossim, outros personagens aparecerão na trama, como o cômico Zeus, a sensata Hera, a orgulhosa Afrodite e Apolo. Quanto a este deus, estou com tanta raiva, que não vou comentar nada. Vou deixar você tirar as suas próprias conclusões e sentir asco pelo personagem, como eu tive.

Sobre as Ilustrações

As imagens de Lore Olympus são maravilhosas. Creio eu, que a autora as cria com um estilo aquarelado, porque ao aprecia-las, você percebe que as imagens são vívidas e têm um certo movimento.

Aliás, adorei o fato de que cada personagem tem uma cor preponderante, como por exemplo, Hades é todo azul e Perséfone é rosa.

E ao ver os significados das cores faz todo sentido. O azul, por exemplo, traz segurança e compreensão, isto é, tudo o que Hades é para Perséfone.

Já o rosa, transmite romantismo, ingenuidade, beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza. Ou seja, tudo o que encontramos na protagonista.

Só que em alguns momentos, algumas páginas ficaram muito escuras. Sim, eu entendo que o Hades é deus do submundo e que algumas partes necessitam ser mais sombrias; no entanto, é necessário tomar cuidado, a fim de que o quadro não fique tão escuro a ponto de dificultar a legibilidade. Não sei se foi a impressão ou o tipo de papel, mas essa parte incomodou um pouco, mas nada que estrague a obra.

Curiosidade

Os volumes 2 e 3 de Lore Olympus já têm previsão de lançamento no Brasil. As publicações serão em outubro de 2022 e em março de 2023, respectivamente.

Veredicto: Lore Olympus

Lore Olympus é magnífica. Afinal, trazer o antigo conto de Hades e Perséfone a um contexto atual e incrementá-lo com assuntos universais, como a autoaceitação, os relacionamentos abusivos e o amadurecimento, impulsiona a graphic novel como uma obra-prima dos novos tempos. Aliás, isso demonstra que é necessário afastar o preconceito literário e dar mais valor ao universo das fanfics e webtoons, pois há diversas histórias maravilhosas a serem, ainda, exploradas e divulgadas.

• ONDE COMPRAR •

Amazon

Até mais, e Obrigado pelos Peixes!

Quer saber mais sobre Livros e HQs? Então, clique aqui.


Conheça o nosso canal do YouTube:

Sair da versão mobile