A ficção científica aborda temas atuais com reflexões e visões sobre um futuro, que nos leva a pensar criticamente por meio de uma história envolvente. Eu gosto desse gênero literário por causa disso. Para iniciar na ficção científica busquei me aprofundar nos primeiros livros e autores que transformaram o estilo literário.
Quando pego um livro atual, filme ou série e reconheço as fontes nas quais o autor bebeu para criar algo novo, é uma experiência maravilhosa. Por isso, esse mês, no meu primeiro post aqui, trouxe o autor Isaac Asimov. Pois foi por meio dele que a palavra “robótica” foi criada e as leis da robótica também. Como:
Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal
Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei
Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Asimov publicou seu primeiro livro em 1950, é conhecido por criar histórias com robôs e conflitos entre máquinas e humanos. Buscando estabelecer um equilíbrio entre os dois.
Livros de Isaac Asimov e ordem de leitura
Ele possui lançamento que foram publicadas sem uma linha temporal, mas com o tempo percebeu que suas obras faziam parte de um universo que se interligava, por isso, resolveu unir algumas sagas. Podendo ler na ordem sugerida pelo autor ou não, você vai entender a história mesmo sem estar na ordem.
Primeiro vou apresentar os livros que eu considero que podem ser lidos sem ordem e que servem para nos inserir no mundo do autor:
- Eu, Robô
- O homem bicentenário
- O cair da noite
- Os próprios deus
- O fim da eternidade
Considerada a saga que mostra as primeiras viagens de robôs pelo espaço e sua relação com os humanos:
- As Cavernas de Aço
- O Sol Desvelado
- Robôs da Alvorada
- Robôs e o Império
Saga império galáctico
- Poeira de Estrelas
- As Correntes do Espaço
- Pedra no céu
Saga fundação
- Fundação
- Fundação e Império
- Segunda Fundação
- Limites da Fundação
- Fundação e a Terra
- Prelúdio à Fundação
- Origens da Fundação
Conclusão
Para mim, Isaac Asimov é leitura obrigatória para amantes do gênero de ficção científica. Pelo site da editora Aleph você pode conhecer mais sobre a história de cada livro. Esse foi o primeiro de uma série que vou trazer aqui, de autores e livros clássicos da ficção científica a fantasia.