Desenvolvido por: Traveller’s Tales, Double Eleven |
---|
Publicado por: Warner Bros. Interactive |
Gênero: Plataforma, ação, aventura, LEGO |
Série: LEGO Harry Potter, Harry Potter, LEGO |
Lançamento: 8 de outubro de 2024 |
Classificação indicativa: Livre |
Modos: Single-player, multiplayer |
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC |
Além da adorada franquia de filmes live-action, a propriedade intelectual de Harry Potter entregou uma série de videogames, incluindo a parte da EA de títulos baseados diretamente nos filmes e o altamente bem-sucedido Hogwarts Legacy, da Avalanche Software, do ano passado. O RPG de ação de 2023 ofereceu um mergulho vasto e envolvente na experiência de Hogwarts, acotovelando-se com amigos originais, inimigos e missões angustiantes, e o escopo de Hogwarts Legacy 2 deve seguir o modelo.
Já uma outra série de games, desenvolvida pela Traveller’s Tales, é a série LEGO Harry Potter, baseada nas famosas peças de montar. O primeiro jogo LEGO Harry Potter, Years 1-4, foi lançado em junho de 2010, seguido pela sequência Years 5-7 em janeiro de 2012, e ambos os jogos receberam várias versões para dispositivos móveis e consoles modernos durante sua longevidade. Posteriormente os 2 referidos games foram lançados compilados em uma coletânea. Essa coletânea então acaba se receber um remaster para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, e os donos da coleção original podem obter um desconto de 50% até o dia 6 de novembro. Mas mesmo com esse desconto, caso você tenha direito, vale a pena se aventurar nesse game? Vamos conferir!
Gameplay da série LEGO Harry Potter
A jogabilidade de Lego Harry Potter é semelhante à da maioria dos videogames Lego anteriores, com ênfase em coletar, explorar e resolver quebra-cabeças. Lançar feitiços é parte integrante da jogabilidade, com uma ampla gama de feitiços disponíveis para desbloquear conforme o jogador avança. A preparação de poções, presente também em muitos outros games da franquia Harry Potter, é outra característica integral da série na versão Lego.
Aqui também há o sistema de hub. O Beco Diagonal serve como um hub para comprar extras desbloqueáveis, O Caldeirão Furado funciona como um hub para retornar aos níveis anteriores, enquanto Hogwarts atua como um hub massivo em constante evolução com os personagens desbloqueáveis encontrados ao pegar seus retratos ocultos. Uma curiosidade é que este foi um dos primeiros games Lego da Traveller’s Tales a ter um “mundo central”, que você podia explorar livremente fora dos níveis.
Os jogadores também podem acessar uma sala no segundo andar do prédio para assistir a cutscenes do jogo, bem como usar um quadro de avisos com fotos de onde o jogador pode jogar níveis concluídos novamente. O Beco Diagonal serve como uma série de lojas onde o jogador pode comprar personagens ou mudar uma série de personalizáveis, magias e blocos que têm uma variedade de usos, como mudar a varinha do jogador para uma cenoura ou torná-lo invencível. Os jogadores também podem visitar Gringotes ou Borgin e Burkes para jogar níveis extras.
Já quanto ao enredo, o dos jogos difere do dos livros e filmes várias vezes para ter pelo menos dois personagens em cada nível, empregando a técnica de tela dividida para dois jogadores.
Há muito o que fazer, e até mesmo a tarefa básica de completar os níveis levará um tempo considerável. Conte todos os itens colecionáveis para encontrar, tijolos vermelhos escondidos para localizar, personagens para coletar e todas essas outras coisas boas, e você tem mais de 50 horas de entretenimento aqui.
Do que se trata a remasterização?
A LEGO Harry Potter Collection, desenvolvida originalmente pela Traveller’s Tales e remasterizada pela Double Eleven, combina os anos 1-4 e os anos 5-7 em uma experiência única, tornando-a disponível nativamente no PS5 e Xbox Series X/S pela primeira vez. Ela não tem um apelido “Remastered”, mas os produtores estão considerando-a uma “compilação remasterizada”. Em qualquer caso, se você já o possui no PS4 ou Xbox One, esta nova versão tem alguns pequenos ajustes e atualizações gráficas, mas não há nada de tão revolucionário, se comparada à versão da geração passada. No geral, é um pacote completo definitivo. Mas o que exatamente mudou com este novo lançamento? Houve alguma mudança interessante que justifique uma nova compra?
Jogar a Lego Harry Potter Collection no PS5 é definitivamente uma melhoria em relação à versão do PS4. As texturas estão um pouco mais nítidas, os ambientes parecem mais agradáveis, a iluminação foi melhorada e os modelos dos personagens também parecem melhores. Alguns recursos do DualSense também foram implementados, como feedback tátil e sons: se houver um “Estudante em Perigo” para encontrar por perto, por exemplo, você ouvirá seus gritos saindo do seu controle. A principal diferença acaba sendo que você poderá jogar Lego Harry Potter Collection em 4K a 60 fps, tornando tudo mais nítido, se tornando a melhor forma de experimentar esta coleção.