Iluminadas, de Lauren Beukes

Thriller policial que inspirou série do Apple TV+ com Elisabeth Moss e Wagner Moura é relançado no Brasil

ILUMINADAS, de Lauren Beukes

No mês da estreia da adaptação no Apple TV+, a Intrínseca relança Iluminadas, suspense policial da escritora sul-africana Lauren Beukes. Publicado pela primeira vez em 2014, o título, na época apontado como hit do verão americano, recebeu diversas críticas positivas na imprensa, sendo considerado um dos thrillers mais assustadores e bem escritos do ano pelo Chicago Sun-Times. Com estreia marcada para 29 de abril, a série de oito episódios baseada no best-seller traz no elenco Wagner Moura e Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), que é também uma das produtoras executivas da adaptação ao lado da autora e do astro Leonardo DiCaprio.

Na trama ambientada em Chicago, em 1931, Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo chocante: uma vez dentro dela, a pessoa é capaz de ser transportada no tempo. Não bastasse isso, Harper se depara com nomes de garotas que brilham diante de seus olhos. Instigado por um comando que parece vir da casa, Harper deve viajar no tempo, encontrar as “meninas iluminadas” — cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas — e matá-las. Com o assassino voltando no tempo após cada homicídio, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é isso que ele pensa.

Já no ano de 1992, Kirby Mazrachi é incapaz de esquecer o que aconteceu. A jovem viu sua vida ser destroçada após ser vítima de um ataque brutal que por pouco não levou à morte. Diferentemente das outras, ela sobreviveu e está pronta para ir atrás do homem que tentou matá-la. Ainda abalada e com dificuldades de se relacionar, Kirby decide entrar para o jornal da cidade na tentativa de investigar por conta própria o crime do qual foi vítima e que fora deixado de lado pela polícia local. Lá ela vai atrás de Dan, o ex-repórter policial que cobriu seu caso. Aparentemente apaixonado por ela, ele é seu único aliado. Conforme a investigação de Kirby avança, outros casos semelhantes ao seu — e com desfechos piores — vêm à tona, ligados por evidências inimagináveis.

A história propõe uma louca viagem no tempo pelas ruas de Chicago, ao mesclar thriller policial, ficção científica e romance histórico. Com personagens complexos e diálogos intensos, Iluminadas é um livro intrigante, cheio de tensão, capaz de prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas.

“Intrigante. Lauren Beukes trata de assuntos surreais de maneira bastante real. Fiquei encantada!” — Gillian Flynn, autora de Garota exemplar

“Um livro engenhoso e impossível de largar, que mistura elementos de thriller policial, ficção científica e romance histórico.” — Entertainment Weekly

“Um dos thrillers mais assustadores e bem escritos do ano.”  — Chicago
Sun-Times

Lauren Beukes

LAUREN BEUKES nasceu na África do Sul e é autora de romances e graphic novels premiados. Foi a primeira escritora africana a receber o prestigioso prêmio literário Arthur C. Clarke Award. Lauren atua também como roteirista de televisão, documentarista e, ocasionalmente, jornalista. Iluminadas é seu quarto livro.


ILUMINADAS, de Lauren Beukes livro

ILUMINADAS, de Lauren Beukes

Editora Intrínseca
Tradução: Mauro Pinheiro
Páginas: 400
Livro impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90