Amor, sublime amor: West Side Story, de Irving Shulman

Amor, sublime amor West Side Story, de Irving Shulman

Inédita no Brasil, adaptação literária de sucesso da Broadway chega às livrarias junto com a estreia de nova versão para as telas assinada por Spielberg 

Inspirado no clássico da Broadway, Amor, sublime amor: West Side Story chega às lojas em novembro pela Editora Intrínseca, sessenta anos após o lançamento do primeiro filme inspirado no musical. Do autor pioneiro em adaptações cinematográficas e textos dramáticos, Irving Shulman, a obra será lançada pouco antes da estreia de uma nova versão da peça para o cinema, no dia 9 de dezembro. A direção é assinada por Steven Spielberg e o elenco conta com Rita Moreno, que estrelou a versão original do filme, Ansel Elgort, de A Culpa é das Estrelas, e Rachel Zegler. Para além do conflito entre gangues que tomavam as ruas de Nova York à época, o livro lança luz sobre questões ainda remanescentes na sociedade, como a xenofobia e o racismo.

A história tem como cenário a metrópole norte-americana e como eixo central o romance proibido entre dois jovens, Maria e Tony. Eles não conheciam o amor até seus olhares se encontrarem pela primeira vez em um baile. Porém, logo descobrem que pertencem a realidades inconciliáveis.

Enquanto Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, Tony é melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos. Embora tenha abandonado os Jets e decidido começar uma nova vida longe da criminalidade das ruas, Tony verá que seu vínculo com os Jets permanece mais forte do que ele imagina e será decisivo para o curso de seu romance com Maria.

Com apresentação assinada pela editora do site oficial do Globo de Ouro, Ana Maria Bahiana, Amor, sublime amor: West Side Story apresenta uma narrativa envolvente baseada na peça que revolucionou o gênero musical no teatro, perdurando até hoje como um fenômeno, sobretudo entre os fãs das histórias de amor tragicamente belas. Na avaliação da jornalista, “a história antiga se faz presente num ciclo sobre novas diferenças, num mundo incapaz de se ver inteiro”.

Irving Shulman

IRVING SHULMAN nasceu no Brooklyn, em Nova York, em 1913. Autor versátil, publicou biografias, mais de quinze romances e colaborou em roteiros de obras consagradas, como Juventude Transviada (1955), um marco do cinema norte-americano. Foi um dos pioneiros na adaptação de roteiros cinematográficos e textos dramáticos, tendo West Side Story como uma das produções teatrais romanceadas mais aclamadas de seu repertório. Shulman morreu em 1995, aos 81 anos, deixando como legado, além da valiosa contribuição artística e cultural, obras que oferecem um rico material de análise da juventude e das relações sociais nos Estados Unidos no século XX.

Amor, sublime amor West Side Story livro

AMOR, SUBLIME AMOR: WEST SIDE STORY, de Irving Shulman

Editora Intrínseca
Tradução: Flávia Rössler
Páginas: 176
Livro impresso: R$ 39,90
E-book: R$ 26,90