Após três anos do final da série Cobra Kai, um novo imigrante precisa da união das forças de Daniel Larusso e Mestre Han, para se preparar para um duelo emocionante.

Título: Karatê Kid Lendas |
---|
Ano de Produção: 2024 |
Dirigido Por: Jonathan Entwistle |
Estreia: 8 de Maio de 2025 |
Duração: 1 hora e 58 minutos |
Classificação: 12 Anos |
Gênero: Drama, Luta |
País de Origem: Estados Unidos, China |
Sinopse: Depois de uma tragédia familiar, o prodígio do kung fu Li Fong (Ben Wang) é forçado a sair de sua casa em Beijing para morar em Nova York com sua mãe. Li sofre para superar o passado enquanto ele tenta se encaixar na nova escola e, apesar de não querer lutar, os problemas parecem que o encontram em todos os lugares. Quando um novo amigo precisa de ajuda, Li entra em uma competição de caratê – mas só suas habilidades não bastam. O professor de kung fu de Li, Sr. Han (Jackie Chan) recruta o Karate Kid original, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) para ajudar, e Li aprende uma nova maneira de lutar, unindo os dois estilos em um só para um show definitivo de artes marciais. |
---|
Volta Às Origens
O filme traz uma mistura de nostalgia do primeiro filme e novidade com efeitos especiais e dinamismo que empolgam do começo ao fim. A premissa segue a mesma, de um garoto forasteiro se mudando com sua mãe para um lugar diferente, e que sofre nas mãos de gente violenta, e precisa bater de frente para conseguir seguir em frente com a vida.
A escolha de Ben Wong foi certeira, e a união de dois galhos (Karatê Miyagi Do e o estilo de kung fu do Mestre Han) da mesma árvore, foram incríveis. O drama em cima do trauma do jovem lutador, enquanto se adapta à um novo país, é bem desenvolvido. Os detalhes provindos dos filmes anteriores dão um charme a mais à história.
A História Se Repete
Como era esperado, a receita da jornada do garoto forasteiro continua dando certo, e o roteiro consegue passar muitas boas mensagens, além de não precisar forçar em nenhum momento. O mais legal foi terem conseguido explicar a ligação entre Miyagi e Han em menos de dois minutos, com uma cena bonita de homenagem à Pat Morita.
Com este filme, temos canonizado no universo de Karatê Kid ambos os filmes da quadrilogia antiga, parte do desenho animado, a série Cobra Kai e o filme com Jackie Chan, de forma eficaz. O filme infelizmente é bem curto, e dá um gostinho de “quero mais”, o que pode já ser um bom indício que os spinoffs de Karate Kid e Cobra Kai podem ter boas doses de humor, drama e muitos socos e chutes.
Vencendo Limites
Seja com a trilha sonora misturando anos 80 e música jovem atual, ou nas subtramas (como o interesse amoroso, o amigo das aulas de reforço, a rivalidade com os bullies, sensei e shifu, etc), Karatê Kid Lendas consegue agradar a gregos e troianos. Muita luta, e um pouco de pizza, fazem deste um dos melhores materiais da franquia.
Os Mestres passam o bastão, com os estilos da árvore que une os galhos de Kung fu do Mestre Han e Karatê do Miyagi Do, com uma química incrível entre Jackie Chan e Ralph Macchio em cena. Coreografias bem executadas, história que respeita bem as culturas de cada país, assim como o universo em que foi inspirado, e o público não precisa ter visto nada da franquia, sejam os filmes ou a série, para entender o filme (mas quem já conhece, pega um ótimo fanservice).
Veredito Final
Vale cada momento, cada soco, chute e menção, e traz uma dinâmica diferente e eficaz, dando um novo respiro, e talvez até um empurrãozinho para continuações futuras com o novo protagonista. Altamente recomendável, e é fácil um dos melhores filmes do ano!
