Nenhum filme que se preze, consegue alcançar o sucesso sem um vilão memorável! São inúmeros os exemplos de personagens famosos desse tipo. Do aterrorizante Creeper (Olhos Famintos) ao perturbado Norman Bates (Psicose), de Michael Myers (Halloween) a Pennywise (It – A Coisa).
Porém, há aqueles cujo destaque foi tão grande, que se tornaram símbolos da classe.
Freddy Krueger
Ninguém melhor para começar essa lista, do que o senhor do mundo dos sonhos! O perverso antagonista da franquia A Hora do Pesadelo, cujas vestes e a luva com lâminas nas pontas são inconfundíveis.
Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood (Ohio), que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela.
O filme inicial dele fez tanto sucesso, que recebe novas adaptações até hoje.
Agente Smith
“Olá, Senhor Anderson!”
Se você nunca ouviu essa frase, é porque deixou de assistir uma das trilogias mais marcantes da história do cinema (sim, vou ignorar aquele quarto filme horroroso!).
Interpretado brilhantemente por Hugo Weaving, Smith é o principal agente do sistema em Matrix a perseguir Neo, o Escolhido. Ultrapassando qualquer limite, para tentar alcançar esse objetivo!
Jigsaw
“I want to play a game.”
Escondido por trás do macabro boneco montado num triciclo, Jigsaw (Tobin Bell) comanda a brincadeira toda em Jogos Mortais.
Apesar da personalidade bárbara, o personagem sempre concede às suas vítimas a cruel escolha entre sacrifícios dolorosos ou a morte.
Coringa
Famoso nos quadrinhos, animações, séries e diversas outras mídias, o Coringa dispensa apresentações. No entanto, foi na telona que ele teve suas aparições mais louváveis!
Interpretado pelo sensacional Jack Nickolson, em Batman (1989), o palhaço ostenta seu lado gangster ensandecido. Sendo Nickolson, para muitos, o Coringa definitivo.
Já em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), Heath Ledger deu vida à versão anarquista do insano antagonista do Homem-Morcego. Valendo-lhe o Oscar Póstumo de Melhor Ator, pela espetacular atuação no papel!
Outro ganhador de Oscar encarnando o palhaço foi Joaquin Phoenix, no aclamado Coringa (2019). A primeira participação do personagem em um filme solo.
Thanos
O “inevitável” Titã roxo, capaz de aniquilar metade do universo num único estalar de dedos, é o vilão principal do primeiro arco do Universo Marvel.
Dando imenso trabalho aos Vingadores, ele caça as Jóias do Infinito para anexa-las à sua Manopla. Cuja qual fora construída visando usar o poder delas, no mais hediondo dos planos!
Voldemort
“Aquele-que-não-deve-ser-nomeado” marca presença numa das adaptações cinematográficas mais famosas de todos os tempos.
Nascido Tom Riddle, o Lorde das Trevas é a contraparte sombria de Harry Potter nos filmes que levam o nome do protagonista. Tendo perdido seu corpo e os poderes quando matou os pais do bruxinho, mas não conseguiu dar-lhe o mesmo destino.
Contudo, nem tamanho empecilho foi capaz de deter a sanha do vilão por poder e evitar o retorno dele.
Davy Jones
Capitaneando o temido Holandês Voador e incumbido pela Deusa Calypso com a missão de guiar as almas dos mortos no mar ao plano espiritual, Davy Jones é a maior pedra no sapato de Jack Sparrow (Johnny Depp) ao longo da franquia Piratas do Caribe.
Encarnado magistralmente por Bill Nighy, o vilão adquire aspecto grotesco, com a cara lembrando um polvo, ao renegar a tarefa confiada a ele.
Detendo controle de uma terrível fera, o Kraken, Jones se torna o Senhor dos Oceanos. Incutindo medo no coração de cada pessoa corajosa o suficiente para adentrar seus domínios!
Hannibal Lecter
O canibal mais famoso da ficção, conhecido pela inteligência extremamente afiada e a fala mansa, jamais poderia ficar de fora dessa lista.
Tendo sido representado na telona pelo sempre genial Anthony Hopkins, cuja atuação no primeiro longa da franquia, O Silêncio dos Inocentes (1991), lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.
Dr. Lecter passa boa parte dos filmes preso na sua icônica cela de pedra, com vidro temperado no lugar das grades. No entanto, uma vez livre, ele mostra o porquê do seu nome causar calafrios até nos mais corajosos fãs do gênero terror!
Sauron
O inimigo dos povos livres da Terra Média, apesar de aparecer pouco durante os longas, sem dúvida está entre os vilões mais marcantes do cinema. Seja na sua forma original ou na do aterrador olho envolto em chamas!
Forjador dos anéis de poder na consagrada franquia O Senhor dos Anéis, o poderoso feiticeiro passa toda a trama atrás daquele no qual impregnou a sua maldade e um pedaço da própria alma. Valendo-se de todo o poder das trevas ao dispor dele, no intuito de alcançar tal objetivo!
Darth Vader
O nome final dessa seleção não poderia ser outro, senão o do lendário vilão do universo Star Wars. O qual, com sua respiração inconfundível e o aspecto robótico, se tornou o maior símbolo da categoria!
Antes membro da Ordem Jedi, o ambicioso e temperamental Anakin Skywalker traiu seus companheiros e uniu-se a Darth Sidious. Um Lord Sith que, mais tarde, viria a se tornar o Imperador do Império Galáctico.
Todavia, após as diversas obras lançadas depois da trilogia clássica explorarem profundamente o passado e a personalidade de Vader, o antagonista ganhou ainda mais destaque. Sendo ele, sem duvida, o vilão dos vilões!
Conheça nosso canal no YouTube: