Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Inventário Geek | Fantasmas da Segunda Guerra

Mesmo transcorridos 79 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, as histórias inerentes a ela seguem bastante presentes nas produções cinematográficas. Muitas das quais, imbuídas de enredos deveras comoventes.

Jojo Rabbit

Apesar de imune às perseguições dos nazistas, Rosie Betzler (Scarlett Johansson) não poupa esforços para ajudar aqueles na mira dos soldados alemães. Tentando também, no caminho, salvar o filho da lavagem cerebral promovida por eles.

No entanto, um triste evento deixa o pequeno Jojo Betzler (Roman Griffin Davis) sozinho para encarar o turbulento momento vivido pelo país. O qual precisa lidar, ainda, com a presença de uma judia escondida pela mãe no sótão e os conselhos extremistas do seu melhor amigo imaginário, Adolf Hitler (Taika Waititi).

A Menina que Roubava Livros

Baseado no best-seller do escritor australiano Markus Zusak, esse belíssimo longa discorre de maneira contundente acerca do ódio promovido pelo Terceiro Reich contra a leitura. Hábito perigoso para quem pretende controlar as massas ignorantes!

Nele a garota Liesel Meminger (Sophie Nélisse) alimenta sua ânsia por conhecimento sorrateiramente, roubando e ocultando livros, bem como mantendo-os longe dos olhares dos oficiais. Para isso ela conta com a ajuda dos pais adotivos, Hans (Geoffrey Rush) e Rosa Hubermann (Emily Watson), até os horrores do conflito se abaterem sobre eles.

O Menino do Pijama Listrado

Embora conflagrações sangrentas sejam capazes de rachar nações, às vezes a inocência das crianças se mantém intacta no meio de tanta violência. Um fio de luz, diante do mar de trevas provocado por tal acontecimento.

Adaptando a premiada obra homônima do autor irlandês John Boyne, o emocionante filme aborda a amizade entre Bruno (Asa Butterfield), filho do novo comandante do campo de concentração, e Shmuel (Jack Scanlon), garotinho judeu residente do local. Cujos destinos se cruzam de forma absolutamente inusitada, escancarando as realidades opostas nas quais vivem.

A Vida é Bela

Um dos mais encantadores clássicos do cinema, detentor de uma aura fantástica e cenas memoráveis, não poderia ficar de fora dessa seleção. Até porque, a atuação magistral do protagonista foi tão espetacular, que acabou premiada com um Oscar de Melhor Ator.

A trama gira em torno do sempre otimista Guido Orofice (Roberto Benigni), cujo qual não mede esforços para conquistar sua amada princesa, Dora (Nicoletta Braschi). Casados e felizes, eles tem como filho o franzino Giosué (Giorgio Cantarini). Entretanto, por serem judeus, logo são levados à força para um gueto. Onde o dedicado pai faz todo o possível, visando poupar a ingênua cria do terrível cenário ao redor deles.

A Lista de Schindler

Steven Spielberg já nos brindou com diversos trabalhos monumentais. Mas esse, sem dúvida, está entre os melhores da brilhante carreira do diretor! Eternizando na telona, em preto e branco dramático, os feitos de um verdadeiro herói do maior confronto da humanidade.

Influente membro do Partido Nazista, o empresário Oskar Schindler (Liam Neeson) viu na mão de obra judia uma forma barata para fazer bastante dinheiro. Todavia, conforme a peleja avançava e sua amizade com o talentoso contador Itzhak Stern (Ben Kingsley) crescia, o coração dele foi amolecendo. No final, Schindler terminou salvando a vida de quase 1.200 judeus, ao custo da sua própria fortuna.

 

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile