Inventário Geek | Clássicos do Tiro em Primeira Pessoa

Existe um tipo de jogo muito popular no universo gamer, onde você enxerga apenas uma parte dos braços e as armas carregadas pelo seu personagem. Esses são os chamados jogos de tiro em primeira pessoa! Com nomes consagrados hoje, como Call of Duty, Halo ou Counter-Striker.

Porém, nenhum deles teria alcançado tal patamar, sem aqueles os quais apresentaram a categoria para o mundo. Pensando nisso, trago uma seleção com os cinco mais importantes jogos dos primórdios do gênero. Todos possuindo versões remasterizadas disponíveis para download na internet.

Quake

Quake é um jogo de computador, criado pela id Software e lançado em 1996, com modo tanto individual, sendo 28 fases divididas em 4 episódios, como multiplayer.

O game ficou famoso por ser o primeiro cuja totalidade dos gráficos eram modelados em 3D, visto que outros utilizavam imagens em 2D e não possuíam tridimensionalidade absoluta (faltavam salas posicionadas uma sobre a outra e olhar para cima e para baixo, por exemplo).

Isso se deve a um motor de jogo programado por John Carmack, com a ajuda do redator técnico Michael Abrash (que ajudou a renderização a ser efetuada rapidamente).

A trilha sonora é composta de músicas ambientes sombrias criadas por Trent Reznor, o homem responsável pela banda de rock industrial Nine Inch Nails. Existem diversas referências ao compositor dentro do jogo, como a “Arma de Pregos” (Nail Gun), cuja caixa de munição é ilustrado com o logo do grupo musical (NIN).

Heretic

Heretic é um jogo de fantasia sombria lançado pela Raven Software, publicado pela id Software e distribuído pela GT Interactive em 1994. Tenso sido foi disponibilizado no Steam em 3 de agosto de 2007.

Utilizando uma engine modificada do Doom, Heretic foi um dos primeiros games com possibilidade de executar o giro de vista, não somente horizontal como também vertical, além de manipular objetos.

Também é característica deste jogo o fato de, quando um inimigo morre violentamente, alguns objetos aparecerem no lugar dele. Outro detalhe notável, além da música de fundo, são os sons e ruídos do ambiente, como demônios rindo, água gotejando e correntes se quebrando a fim de aprimorar o realismo da imersão.

Wolfenstein 3D

Wolfenstein 3D é um jogo desenvolvido pela id Software e publicado pela Apogee Software e FormGen. Foi originalmente lançado na América do Norte em 5 de maio de 1992, para MS-DOS, inspirado no jogo Castle Wolfenstein da Muse Software.

O enredo do game leva o jogador a assumir o comando do espião aliado William “B.J.” Blazkowicz durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de escapar de uma prisão Nazista localizada no Castelo Wolfenstein e cumprir várias missões cruciais.

Explorando vastos níveis a fim de encontrar um elevador que lhe dará acesso aos próximos estágios, até confrontar o chefão final. Enfrentando soldados nazistas no caminho, bem como cães e outros inimigos com facas, pistolas e diversas outras armas.

Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D foi desenvolvido pela 3D Realms e publicado pela GT Interactive em maio de 1996. Apesar de ser o terceiro título da série Duke Nukem, possui enredo e jogabilidade totalmente diferente dos seus antecessores.

Na trama, os jogadores assumem o papel de um homem durão, sarcástico e mulherengo chamado Duke, que vai à luta contra uma invasão alienígena na Terra.

O game foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Build, inovando os jogos de tiro em primeira pessoa da época, e ganhou notoriedade graças ao nível de detalhes dos seus cenários.

A maioria deles se passando em cidades famosas, como Los Angeles, e trazendo ao jogador a sensação de distopia. Pois, ao locomover-se, tem a visão das metrópoles dominadas e destruídas pelos alienígenas.

Este fator ganhou relevância, uma vez que os jogos de tiro em primeira pessoa da época, na sua grande maioria, não se passavam em metrópoles. Nem sequer dentro do nosso planeta, aliás!

Doom I e II

Doom é uma franquia de jogos desenvolvida pela id Software, se passando num distópico universo apocalíptico. Os games giram em torno de um fuzileiro espacial sem nome, que trabalha para a UAC (Union Aerospace Corporation), lutando contra legiões de demônios e morto-vivos a fim de não só sobreviver, como salvar a Terra.

Desde o lançamento do primeiro volume, em 1993, a franquia já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Rendendo diversas sequências, além adaptações para romances, histórias em quadrinhos, jogos de tabuleiro e filmes.

Quer saber mais sobre games? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: