Se a sétima arte tornou-se aquilo o que é hoje, um verdadeiro espetáculo nas telas e sucesso absoluto de bilheteria, muito deve aos precursores desse arrebatador segmento. Alguns, inclusive, aclamados até os dias atuais!
Cleópatra
Baseada na história real da mais famosa das rainhas, temos aqui uma superprodução de fazer inveja em muitos dos lançamentos recentes. Praticamente impecável, em cada mínimo detalhe.
Seu enredo gira ao redor de Cleópatra (Elizabeth Taylor), cuja lenda reza possuir a maior dentre todas as belezas, e a luta dela para conquistar e manter o trono do Egito. Visando tal feito, ela seduz o poderoso ditador romano Júlio César (Rex Harrison), bem como seu sucessor, Marco Antônio (Richard Burton). Entretanto, encontra um destino trágico no final!
Os 10 Mandamentos
Adaptando uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, esse longa possui cenas magistrais para a época. Várias das quais, aliás, replicadas com frequência em diversas obras ao longo dos anos.
Nela vemos Moisés (Charlton Heston), um hebreu criado como filho adotivo do Faraó, descobrir sua origem humilde e isolar-se no deserto. Local onde Deus o contata e lhe incumbe com a missão de libertar os sofridos escravos do Egito. Porém, ao retornar para seu abandonado lar, descobre que o “irmão” agora governa no lugar do falecido pai. Então, frente a resistência de Ramses II (Yul Brynner) em atender à reivindicação divina, recaem sobre o local dez terríveis pragas.
A Noviça Rebelde
Trazendo canções que encantam as pessoas há gerações e uma história belíssima capaz de cativar até quem não é fã do gênero musical, essa preciosidade cinematográfica jamais poderia ficar de fora da lista em questão.
Afinal, nos conta os dramas vividos pela adorável noviça Maria (Julie Andrews), quando se muda para a casa do frígido Capitão Von Trapp (Christopher Plummer), com a função de ajudar na criação dos arredios filhos dele. No entanto, conforme o tempo passa, a ligação entre ela e a família se torna mais forte, resultando em situações deveras surpreendentes.
E o Vento Levou!
Como falar de romance nas telonas, sem lembrar daquele vivido por um dos casais mais memoráveis da ficção? Amor tão forte, que nem mesmo os horrores da Guerra Civil Americana conseguiu suplantar!
Mimada pelos familiares e cortejada por todos os homens ao redor, a estonteante Scarlett O’Hara (Vivien Leigh) sente falta de apenas uma coisa na vida: casar-se com o amado Ashley Wilkes (Leslie Howard), noivo de sua prima. Entretanto, a conflagração muda completamente o rumo das coisas! Tendo ela que assumir os negócios familiares e, quem diria, vindo a se apaixonar pelo galante Rhett Butler (Clark Gable). Relacionamento repleto de reviravoltas.
Ben-Hur
Ganhador de 11 Oscars, recordista junto dos extraordinários Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, esse magnífico filme deixa a regravação de 2016 comendo poeira. Mesmo 60 anos mais velho!
Antes um respeitado mercador judeu, Judah Ben-Hur (Charlton Heston) é condenado a viver como escravo após traiçoeiro ardil. Todavia, quando a chance de vingança contra o ex-amigo Messala (Stephen Boyd) surge, ele agarra-a firme e não mede esforços para concretizá-la.
Tempos Modernos
Mesmo lançado em 1936, ainda preto e branco, com pouquíssimas falas no seu decorrer, é impressionante como os preceitos ilustrados nesse legítimo clássico do cinema seguem vigentes na atualidade.
Pois muitos dos problemas enfrentados pelo Vagabundo (Charles Chaplin) naquele período, ainda atormentam os pobres trabalhadores no presente. Sejam as jornadas exaustivas, os salários ofensivos ou a discriminação das autoridades. Tudo ilustrado com atuações formidáveis do elenco, trilha sonora sublime e cenários inesquecíveis!
Conheça nosso canal no YouTube: