Inventário Geek | Além da Pixar

Considerada, merecidamente, um modelo de excelência quando se trata de animações 3D, a Pixar possui uma longa lista de sucessos. Porém, outros estúdios também produziram grandes obras nesse segmento. Alguns dos quais, tão ou mais marcantes do que os dela!

Madagascar

O longa de 2005 traz um enredo focado no egocêntrico leão Alex, a agitada zebra Marty, a hipocondríaca girafa Melman e a hipopótamo fêmea Gloria. Os quais sempre viveram em cativeiro, felizes, com refeições regulares e um público para adorá-los.

No entanto, Marty está cansado dessa vida cheia de mordomias e quer explorar o mundo. Conseguindo fugir do local, graças à ajuda dos endiabrados pinguins.

Esse evento catapulta a história para uma série de confusões, ocorridas antes e durante o atrapalhado caminho dos animais até a liberdade. Acrescentando, além dos marcantes protagonistas, personagens queridos do publico como o excêntrico Rei Julien.

Devido ao sucesso, Madagascar ganhou mais duas sequencias e diversos derivados.

Shrek

Nessa hilária sátira acerca dos contos de fadas, conhecemos Shrek, um ogro extremamente antissocial. O qual vive num pântano isolado, longe de qualquer contato com outros seres.

Porém, tudo muda quando o arrogante Lorde Farquaad resolve usar o lar dele como deposito para as criaturas mágicas banidas do seu reino. Levando-o a rumar até o castelo do nobre e aceitar a missão de salvar a Princesa Fiona, pretendente de Farquaad, da sua prisão vigiada por um dragão.

Entretanto, o temperamental ogro não estará só nessa incumbência! Pois contará, a contragosto, com a companhia do irritante e carente Burro Falante.

Após cair nas graças do publico, Shrek teve mais três sequencias diretas e várias obras oriundas da original. Inclusive abrangendo outros personagens de destaque da franquia, como o Gato de Botas!

A Era do Gelo

Após ser abandonado por seus familiares no dia de iniciar a migração, o atabalhoado Sid, uma preguiça-gigante, conhece por acaso o ranzinza e solitário mamute Manny. Andando juntos, mesmo contra a vontade do paquiderme, os dois resgatam um bebe humano e decidem leva-lo de volta à espécie dele.

É nessa parte da história que conhecemos Diego, o matreiro tigre-dentes-de-sabre encarregado pelo seu bando de capturar a criança. O qual acaba se unindo à dupla, graças aos conhecimentos possuídos com relação ao caminho mais curto até o acampamentos dos homens.

Cruzando os desolados cenários do fim da ultima era glacial, o curioso trio enfrenta todo tipo de situações cômicas e perigosas. Enquanto o telespectador se pergunta: para qual lado penderá a lealdade do felino, quando chegar a hora de escolher entre os novos companheiros e os antigos?

Isso tudo, sem contar as cenas totalmente aleatórias e engraçadas protagonizadas pelo esquilo Scrat, sempre tentando esconder sua amada noz.

Com uma trama leve e cativante, A Era do Gelo arrebatou o coração de milhões e ganhou mais quatro sequencias.

Como Treinar o Seu Dragão

Não é só de comédia que vive o segmento 3D! Uma das maiores provas disso é essa espetacular obra, ambientada num universo onde dragões existem e são inimigos dos humanos.

Taxado como sem talento para ser um caçador dessas perigosas feras, o filho do líder da comunidade, Soluço, decide provar o contrario e matar a mais temida de todas, o feroz Sombra da Noite. Todavia, embora consiga derrubar seu alvo, o rapaz não só falha na provação como acaba fazendo amizade com o dragão.

Apelidado de Banguela, o arisco monstrinho tem sua danificada calda consertada pelo jovem e juntos passam a viver diversas aventuras. Tendo, ao longo delas, que demover os amigos e parentes de Soluço dos conceitos difundidos há gerações no local. Convencendo-os do quão mais proveitoso é utilizar essas poderosas criaturas, ao invés de elimina-las.

Dono de uma linda e bem trabalhada narrativa, Como Treinar o Seu Dragão aprofunda-a, magistralmente, em mais dois longas. Todos tão formidáveis quanto o primeiro!

Kung Fu Panda

Gordo, desengonçado, esfomeado e desatento, o pando Po parecia a pior escolha possível para ocupar o posto de Grande Dragão Guerreiro. O qual, segundo a lenda, seria o maior lutador da milenar arte do Kung Fu de todos os tempos!

No entanto, não foi essa a opinião do respeitável Mestre Oogway, venerado pela sabedoria e talentos sem igual. Cujo contrariado pupilo, Mestre Shifu, assume a missão hercúlea de treinar o singular aluno, zombado até mesmo pelos próprios companheiros.

Trazendo os conceitos e o encanto típicos da cultura oriental, Kung Fu Panda nos leva por um mergulho na evolução de Po, enquanto conquista a confiança dos colegas e de Shifu, com inúmeras qualidades escondidas dentre a fachada caricata.

Como não poderia deixar de ser, uma película arrebatadora tal qual essa ganhou sequencias, tão maravilhosas quanto, e até mesmo spin-offs.

Rango

Nenhuma lista que se preze sobre o assunto, pode deixar de fora essa verdadeira obra de arte! Praticamente impecável, desde a qualidade estética e trilha sonora, até os diálogos marcantes.

Depois de sofrer um acidente e ser, literalmente, jogado para fora da realidade paralela onde vivia, o camaleão Rango passa a enfrentar os perigos da dura vida no deserto. Desconhecido de todos, ele mente sobre o seu passado, assumindo o papel de uma figura casca grossa do velho oeste.

Contudo, vendo-se defronte ao misterioso sumiço da água, o recém-nomeado xerife da sofrida Poeira começa a demonstrar qualidades muito maiores do que aquelas inventadas para ser aceito na sociedade dos cidadãos locais.

Dosando humor e ação em doses perfeitas, jaz aqui um filme imperdível! Até para quem não gosta do gênero.

A Origem dos Guardiões

Para finalizar minha seleção, o escolhido não poderia ser outro senão esse primoroso longa-metragem! Unindo personagens clássicos dos contos e lendas do mundo todo, numa história de encher os olhos.

Escanteado ao longo dos últimos séculos, o Bicho-Papão ressurge das trevas para tornar a atormentar as mentes das crianças com seus pesadelos. Tirando, assim, a alegria delas e a crença nas demais figuras fantásticas.

Visando impedi-lo, o Homem na Lua reúne seus Guardiões e decide acrescentar um novo membro à trupe: Jack Frost. Mesmo reticente no inicio, o rapaz acaba aceitando o cargo, após presenciar as atrocidades cometidas pelo inimigo.

Dessa forma, ele une-se à Fada do Dente, Sandman, o Coelho da Páscoa e o Papai-Noel no intuito de combater essa ameaça e salvar a inocência das crianças. A qual, aliás, lhes concede os poderes dos quais se valem para executar suas obrigações!

Apesar das alcunhas infantis dos personagens, eles ganham contornos mais sóbrios e distintos, assim como o próprio enredo da trama. Numa sintonia perfeita entre a fantasia e o mundo real, cheia de valiosas lições para todas as idades!

Quer saber mais sobre filmes? Então, clique aqui!

Conheça nosso canal no YouTube: