Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Horizon Forbidden West | Confira nossa review

Finalmente o tão esperado Horizon Forbidden West, continuação de Horizon Zero Dawn, foi lançado! Quer saber mais sobre as novas aventuras de Aloy no Oeste Proibido? Continua aqui até o final, essa review não tem spoilers!

Horizon Forbidden West
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Guerrilla Games
Publicado por: Sony Interactive Entertainment
Gênero: Ação e Aventura
Série: Horizon
Lançamento: 18 de fevereiro de 2022
Classificação indicativa: 14 anos
Modos: 01 Jogador
Disponível para: Playstation 4 e Playstation 5

Continuação ou uma nova história?

Horizon Forbidden West de fato é a continuação de Horizon Zero Dawn, e as histórias se conectam entre si em relação aos fatos base e personagens, mas os acontecimentos que levam ao Oeste Proibido são totalmente novos e inicialmente desconhecidos. Gaia ainda é um ponto muito importante no enredo, mas os perigos que a rodeiam são novos, e eles são explicados e relacionados com o jogo anterior até a finalização deste. Assim como Zero Dawn, Horizon Forbidden West tem suas reviravoltas, novas tecnologias ultra avançadas para serem exploradas e a história traz muito do que não foi explorado para você descobrir. A parte histórica do jogo pode ser concluída em torno de 30 horas ou menos, já se você preferir fazer as tarefas secundárias, vasculhar as ruínas e completar tudo que você tem direito levará em torno de umas 100 horas, e essa parte complementar agrega muito valor e experiência ao jogo, com certeza vale a pena concluí-lo por inteiro.

Aloy não está mais sozinha!

Em Horizon Forbidden West Aloy tem companheiros e não carrega mais o fardo de ser a única capaz de salvar o mundo sozinha! Isso traz mais emoção e agrega qualidade ao enredo, assim como é possível se aprofundar mais na própria Aloy, mas em seus parceiros de aventura. Além disso, o jogo traz diversas mecânicas e equipamentos novos. Os recursos de Zero Dawn foram mantidos, mas acrescentaram muitos outros em Horizon Forbidden West. Armas novas, equipamentos especiais como um gancho de escalada e um planador, agora você pode mergulhar e explorar cavernas submersas, as ruínas a serem exploradas também ganharam uma mecânica totalmente diferente focada mais em puzzles onde você usará esses novos recursos para concluir, e muito mais.

As ruínas do velho mundo

Em Horizon Forbidden West Aloy estará vasculhando o Oeste Proibido, e será possível ver ruínas de Las Vegas e São Francisco, por exemplo. Conseguir associar as localidades a nossa realidade é uma experiência única! A beleza em que o jogo foi criado é sem igual, e sua trilha sonora não fica para trás. Você poderá visitar muitas ruínas misturadas à natureza, que é a nova realidade nos lugares do futuro em que se passa o jogo. Existem alguns recursos que serão desbloqueados com o andar da história que facilitarão e possibilitarão sua exploração, mas não vou contá-los aqui para não estragar a surpresa. Infelizmente alguns serão revelados somente mais pro final do enredo principal do jogo, então você só terá a possibilidade de usá-los mais adiante. Mas nada te impede de concluir a campanha principal primeiro e depois retornar e realizar as demais tarefas deixadas para trás.

Bugs. Sim, eles existem!

Essa review está sendo feita com base na versão de Horizon Forbidden West para Playstation 4. Pode haver diferenças de desempenho entre as versões e no período em que joguei e concluí o jogo houve duas atualizações de software, mas ele ainda não foi totalmente corrigido. Pelo lançamento recente ainda podem ser liberadas novas atualizações para as correções necessárias. Os problemas observados em sua maioria foram os travamentos ou carregamento lento durante as animações, principalmente nas que havia mais ação, e atraso no carregamento do próprio cenário enquanto se transita no mapa, você correr mais rápido que o mapa atualiza, por exemplo, fazendo com que a tela fique preta e comece a carregar e então retorne ao jogo.

Em dois momentos específicos fui obrigada a reiniciar o jogo no último ponto de salvamento. O primeiro quando perdi totalmente o controle de Aloy e ela virou um boneco estático parado em pleno ar. O segundo quando houve um atraso de carregamento do cenário e ela caiu em meio ao limbo (parte fora do programa do jogo). Sinceramente, levando em consideração o tamanho e qualidade do jogo, e também que acredito que ele tenha sido criado originalmente para Playstation 5 e posteriormente “reduzido” para Playstation 4, já esperava problemas como esses.

Na minha concepção estamos num momento em que lançar jogos para Playstation 5 seja uma prioridade, então Horizon Forbidden West estar disponível para Playstation 4 é um grande ponto positivo. De qualquer modo, não considero que os bugs tenham num todo atrapalhado minha experiência de imersão ao jogo.

Horizon Forbidden West. Vale à pena?

Apesar das correções que ainda são necessárias para Horizon Forbidden West ser perfeito, a experiência de jogá-lo se torna única por ele não ser simplesmente uma cópia ou repetição do primeiro jogo da franquia. O jogo ainda disponibiliza várias opções de dificuldade o que o torna acessível para todo tipo de jogador, desde o que só quer curtir a história e se divertir até aquele que gosta de um grande desafio. Sua campanha principal tem um tempo ótimo de aproximadamente 30 horas, mas se torna ainda mais durável realizando as demais tarefas, e sim, você irá querer realizá-las! As novas funcionalidades do jogo são incríveis e poder explorá-las também é um ponto positivo a mais ao jogo. Minha nota para Horizon Forbidden West hoje é 9 simplesmente por causa dos bugs, caso eles não existissem com certeza seria 10!

O Teoria Geek agradece a Playstation pela chave de PlayStation 4 fornecida para a produção dessa análise.


Confira mais matérias como essa clicando aqui!

Sair da versão mobile