Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Horizon Chase 2 | Confira nossa review

Ficha Técnica
Desenvolvido por: Aquiris Game Studio
Publicado por: Epic Games
Gênero: Corrida, arcade
Série: Horizon Chase
Lançamento: 30 de maio de 2024
Classificação indicativa: Livre
Modos: Single-player e Multiplayer local e online
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X (30 de maio de 2024) Nintendo Switch, PC, Mac (14 de setembro de 2023) e iOS (29 de agosto de 2022).

Um dos maiores sucessos entre os games brasileiros retorna com tudo, nessa sequência ainda mais recheada de adrenalina. Mas será que Horizon Chase 2 é tão bom quanto o primeiro? Vamos conferir!

Sobre o game

Lançado anteriormente para Apple Arcade no ano passado e recentemente estreando no Nintendo Switch e PC através da Epic Games Store, Horizon Chase 2 é um jogo de corrida com carros em estilo retrô, simplista em todos os aspectos, mas que se inspira em grandes clássicos dos anos 90 como Top Gear e Outrun. Não chega a ser inovador e a direção não é nada complicada, mas evoca perfeitamente a sensação de estar sentado em uma máquina de fliperama competindo contra um amigo.

Gameplay

Este não é um jogo de simulação de corrida com muitas combinações e recursos intrincados para memorizar e entender, como Forza ou Gran Turismo, mas sim um jogo de arcade rápido que permite aos jogadores se divertir, sem ênfase no realismo, com uma curva de aprendizado fácil. A mecânica de direção em Horizon Chase 2 é bastante simples: a condução é controlada pelos conceitos básicos de acelerar, frear e virar para a esquerda e para a direita, e boosts de nitro limitados são usados ​​para  ganhos instantâneos de velocidade. Algumas condições climáticas estão presentes em algumas das pistas, com estradas geladas dificultando a correção de uma direção, ou tempestades de areia dificultando a visualização do que está por vir.

Upgrades

O desbloqueio de novos carros em Horizon Chase 2 ocorre por meio da vitória em certas corridas no jogo, e cada carro desbloqueado pode ser personalizado com moedas suficientes obtidas ao completar corridas. Cada carro tem algumas pinturas específicas, que podem ser compradas ou obtidas através de determinados objetivos de missão e usadas para personalizar o carro. Depois, há diferentes estilos e aros que também são desbloqueados para transformar um carro simples em um conversível para a costa da Califórnia ou em um SUV pronto para dirigir nas montanhas.

Existem diferentes maneiras de aumentar o nível de cada carro com suspensão, filtros de ar, diferenciais, caixa de câmbio e reforços de nitro, mas mesmo isso é feito automaticamente nos níveis posteriores para fazer com que os carros recém-desbloqueados não fiquem em desvantagem.

Contéudo

O World Tour é a principal campanha solo de Horizon Chase 2, onde as pessoas podem correr por vários percursos diferentes para cada país representado e há objetivos específicos para manter as coisas interessantes. Fichas azuis flutuantes aparecem nas pistas com um desafio especial de tentar acertar cada uma delas para coletá-las, para posteriormente serem utilizadas nos upgrades dos veículos. No final do grupo de corridas de um país, se o corredor tiver sucesso suficiente, poderá até desbloquear um novo carro especial gratuitamente.

Horizon Chase 2 oferece muitas maneiras diferentes de interagir com outras pessoas durante o jogo de corrida arcade. Seja jogando no modo multiplayer em tela dividida ou online, amigos e familiares podem competir uns contra os outros. Inclusive, há crossplay e está disponível para todos os modos de jogo, incluindo progredir juntos no World Tour. Existem também tabelas de classificação online e locais em cada pista para que qualquer pessoa possa competir contra estranhos ou simplesmente testar como eles se comparam a outros jogadores.

Aspectos sonoros e visuais

Em termos visuais, Horizon Chase 2 supera em muito seu antecessor, oferecendo visuais mais detalhados que os gráficos relativamente simples do primeiro Horizon Chase, principalmente se levarmos em comparação as pistas, onde as paisagens de cada cenário ficavam na maioria das vezes no horizonte, ou quando próximas, com poucos detalhes. Agora podemos sentir tais cenários ao nosso redor, com estruturas mais bem detalhadas e as pistas apresentam mais profundidade. Algumas chegam a ser extremamente reconhecíveis de tão detalhadas, como o parque do Ibirapuera ou o bairro da Liberdade, em São Paulo.

O escocês Barry Leitch retorna como compositor, repetindo aqui seu trabalho junto da Aquiris, entregando um trabalho igualmente satisfatório quanto o primeiro Horizon Chase e os clássicos Lotus Challenge e Top Gear, mesmo que a trilha sonora possa ficar repetitiva após algumas horas.

Horizon Chase 2: Vale a Pena?

Horizon Chase 2 consegue ser melhor que o primeiro só por tentar ser diferente. E se sai bem nisso!! E entenda o diferente aqui como algo melhor! Desde a direção artística, gameplay e multiplayer. Tudo nele funciona de maneira bastante superior ao título original, quase como se fosse um remake do mesmo. O que pode deixar a desejar no entanto, é o número reduzido de carros e pistas. Porém, é um problema que pode ser contornado no futuro, com uma bem-vinda adição de carros e pistas, conforme ocorreu no título de estreia da franquia, com o progredir dos anos.
Cópia de imprensa disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5 pela Epic Games para a elaboração desta análise.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.

Sair da versão mobile