Estamos vivendo em tempos onde a disseminação dos serviços de streaming serve como um ótimo braço de apoio para a cultura pop.
Em suma, nos dias de hoje, dispomos de um on-demand, que faz com que conteúdos como filmes, séries e amimações, possam ser consumidos a qualquer momento, por um número cada vez maior de pessoas.
Dessa forma, as atuais obras que são produzidas por grandes estúdios vem sobrepondo um espaço que, outrora, era majoritariamente ocupado pela TV aberta.
Antes da explosão da internet e do streaming, além da TV, as principais formas que tínhamos, para absorver conteúdo, eram através da mídia física: primeiro o VHS, e depois, o DVD. Claro, o streaming é bem mais vantajoso, uma vez que não corre o risco de se desgastar com o tempo, como aconteciam com as fitas e os discos.
No mais, mesmo em uma era onde não se dispunha de acesso a filmes e afins, com a mesma facilidade, que se tem nos dias de hoje, existem diversas obras que conseguiram alcançar um enorme público, se tornando eternas e servindo, inclusive, de referência para tantos trabalhos que são realizados atualmente.
Pensando nisso, hoje, o Teoria Geek inicia a série de especiais Hora Nostálgica, que irá relembrar, essas obras tão marcantes para todos nós, que se sobressaíram, mesmo antes da era do streaming. Para começar, iremos relembrar, em uma lista com 5 títulos, o que fazia a cabeça da molecada dos anos 90 / início dos anos 2000: os desenhos!
Confira:
5. TRÊS ESPIÃS DEMAIS:
Sam, Alex e Clover são as carismáticas protagonistas, dessa verdadeira febre do início dos anos 2000, exibida pela saudosa TV Globinho.
Em resumo, aqui acompanhamos as aventuras, cheias de mistério e adrenalina, do trio de espiãs, que nas horas vagas, lidam com conflitos típicos da adolescência, como boas alunas do ensino médio.
Ademais, um dos elementos mais marcante do desenho, são os apetrechos tecnológicos, utilizados pelas jovens espiãs durante suas missões, inspirados em diversos utensílios femininos, como batons, itens de maquiagem, bolsas e muitos outros.
4. AS AVENTURAS DE JACKIE CHAN:
Umo Buga Feidi tal!
Também exibido na TV Globinho, o desenho apresenta uma interessante nuance, de um dos maiores nomes dos filmes de artes marciais de todos os tempos, que aqui é um simpático arqueólogo e, nas horas vagas, membro da organização secreta Seção 13, que tem como objetivo a busca pelos poderosos 12 talismãs mágicos.
Aliás, um dos destaques da série, sem dúvidas, fica com a personagem Jade Chan, uma jovem mocinha, sobrinha de Jack, que consegue roubar a cena diversas vezes durante os episódios, sendo uma personagem esperta, descolada e extremamente divertida.
3. AS MENINAS SUPER PODEROSAS:
Transmitido durante as manhãs do SBT, esse é o tipo de desenho que consegue cativar qualquer um! Aqui, acompanhamos o trio de irmãs-heroínas Florzinha, Lindinha e Docinho, lutando contra os mais caricatos vilões, com o objetivo de proteger os cidadãos residentes da cidade de Townsville.
Inclusive, a Netflix chegou a anunciar uma série live-action, baseada no desenho, que acabou sendo cancelada, devido a algumas divergências entre os membros de sua equipe.
2. DOUG:
Também exibido pelo SBT, o Disney Club foi, sem dúvidas, um dos melhores programas infantis da TV aberta. E era lá que assistíamos aos melhores desenhos: Super Patos, Turma do Pateta, Hércules, e claro, o Doug!
Em síntese, em seu enredo, acompanhamos as aventuras do imaginativo menino de 12 anos, que tenta lidar com alguns dilemas típicos de sua idade, como o primeiro amor, ou o valentão da escola, contanto sempre com Costelinha, seu cãozinho de estimação e também com seu melhor amigo, Skeeter.
A animação, inclusive, é recheada de referências à cultura pop, que vão de quadrinhos da Marvel até grandes sucessos do cinema. Portanto, Doug é um desenho que traz uma proposta inteligente, que se sobressaiu muito bem entre os desenhos transmitidos na época do Disney Club, estando marcado na memória afetiva de muita gente.
1. CAPITÃO PLANETA:
Exibido na TV Colosso, programa infantil da Globo dos anos 90, esse era, resumidamente, um desenho com uma premissa extremamente consciente e educativa, trazida em uma época onde não tínhamos nem metade do debate que temos hoje, a respeito de temas como desmatamento e representatividade.
Assim sendo, o herói surgia através da junção de sentimentos puros, evocados por um grupo de jovens, de diversas nacionalidades, para proteger a Terra de vilões, que traziam questões de importância ímpar ao conhecimento das crianças, como saneamento, exploração da natureza para fins lucrativos, poluição e muitos outros.
Vale lembrar, aliás, que o ator Leonardo Di Caprio anunciou que está tabalhando em uma adaptação live-action, desse grande desenho, para os cinemas.
Enfim, chegamos ao fim de nossa viajem no tempo. Espero que tenham gostado! Fiquem de olho, em breve, teremos mais uma Hora Nostálgica por aqui.
Até a próxima, geek’s!
LEIA MAIS SOBRE DESENHOS CLICANDO AQUI.
CONHEÇA NOSSO CANAL NO YOUTUBE: