Harry Potter | O melhor filme da saga deve muito a Guillermo del Toro

Se “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi um sucesso, é em parte graças a Guillermo del Toro, que encontrou as palavras certas para convencer Alfonso Cuarón a dirigir o filme.

O Prisioneiro de Azkaban : o melhor de Harry Potter

Dos oito filmes da saga Harry Potter , muitos consideram (com razão) que o terceiro filme, O Prisioneiro de Azkaban (2004) , é o melhor. É preciso dizer que depois de dois filmes dirigidos por Chris Columbus , Alfonso Cuarón trouxe um tom bem mais sombrio. Isso significa que o longa-metragem pode ser considerado um filme de terror ? Pelo menos essa é a opinião do cineasta, que se inspirou no expressionismo alemão e em diretores como  Fritz Lang  ou  FW Murnau  para dirigir este Harry Potter 3 .

A qualidade visual de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é inegável e deve-se em parte ao diretor de fotografia Michael Seresin , que mais tarde trabalhou nos filmes Planeta dos Macacos de Matt Reeves (2014 e 2017) . A verdade é que a visão de Alfonso Cuarón terá sido decisiva para contar tão bem a terceira aventura de Harry onde descobrimos Sirius Black , escapado da prisão após uma condenação por homicídio e que pode querer atacar o jovem bruxo… No entanto , o diretor de Os Filhos do Homem (2006) e Gravidade (2013) hesitou por muito tempo em concordar em dirigir o filme. Foi o amigo Guillermo del Toro que encontrou as palavras certas para convencê-lo.

“Você é um idiota arrogante.”

Durante uma entrevista concedida à Total Film por ocasião do 20º aniversário de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban , o realizador mexicano explicou que ficou bastante perplexo quando o projeto lhe foi oferecido. O cineasta havia acabado de assinar o drama Y tu mamá también (2001), e Harry Potter passou completamente “ fora de seu radar ”. Ele até achou estranho que estivéssemos pensando nele para esta produção , principalmente porque ele não havia lido os romances de JK Rowling . Mesmo assim, ele conversou com Guillermo del Toro sobre isso.

Costumo conversar com Guillermo (del Toro) e depois de alguns dias eu disse a ele: “Sabe, me ofereceram esse filme de Harry Potter, mas é muito estranho que eles tenham me oferecido isso”. Ele disse: “Espere, espere, espere, você disse que não leu Harry Potter?” Então eu disse: “Não acho que seja para mim”.

Diante da reação do amigo, Guillermo del Toro o soltou para fazê-lo reagir e mudar de ideia .

Num léxico muito florido, em espanhol, ele me disse: “Você é um idiota arrogante”.

Uma frase que visivelmente doeu em Alfonso Cuarón o suficiente para que ele reconsiderasse a sua decisão. Além disso, o produtor David Heyman justificou seu interesse pelo cineasta justamente em relação ao que representava seu filme anterior: “ Y tu mamá también falou dos últimos momentos da adolescência, e Azkaban falou dos primeiros momentos da adolescência . tornar a saga mais contemporânea , de certa forma, e trazer sua magia cinematográfica . Guillermo Del Toro e David Heyman não cometeram erros. Porque mesmo que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban  seja o filme da saga que arrecadou menos dinheiro (ainda US$ 807 milhões em receita), ele continua sendo o favorito de muitos fãs.