Bastidores | Confira algumas curiosidades sobre Gremlins

Um clássico dos anos 1980 e das criaturas, a história de como o filme chegou às telas é uma história fascinante.

Um clássico dos anos 1980 e das criaturas, a história de como o filme chegou às telas é uma história fascinante. Confira algumas curiosidades evolvendo o longa GREMLINS, que está completando 39 anos de lançamento.

 

Gremlins foi concebido por Chris Columbus quando ele era um estudante da NYU como um roteiro para mostrar potenciais empregadores. Ele nunca pensou que seria um filme, mas chegou às mãos de Steven Spielberg, que disse “é uma das coisas mais originais que já vi” e o comprou.

Columbus morava em um loft em Manhattan e disse: “À noite, o que parecia ser um pelotão de ratos aparecia e ouvi-los deslizando na escuridão era realmente assustador.” Esses companheiros de casa indesejados foram a inspiração para os Gremlins.

Spielberg considerou brevemente Tim Burton como diretor depois de ver seu curta-metragem Frankenweenie. Mas depois de assistir o filme de lobisomem de Joe Dante, Grito de Horror, Spielberg decidiu que ele era perfeito.

Dante disse: “A primeira vez que ouvi falar de gremlins foi em um desenho animado do Pernalonga, onde eles estão tentando destruir um avião.” Isso foi baseado no conto de Roald Dahl, The Gremlins – a primeira vez que a palavra foi usada.

Dante se inspirou no clássico de Natal de A Felicidade Não Se Compra. A cidade de Bedford Falls de Capra tornou-se Kingston Falls em Gremlins. E o set foi o mesmo usado para Hill Valley em De Volta para o Futuro.

Estrelas em ascensão estavam concorrendo ao papel principal de Billy. Emilio Estevez e Judd Nelson foram os primeiros citados. Spielberg assistiu à fita de Estevez e disse: “Olha, ele está internalizando!” Então ele não conseguiu o papel.

Zach Galligan conseguiu o papel por causa de sua química com Phoebe Cates em seu teste de tela. Ele descansou a cabeça no ombro de Cates e olhou para a câmera. Quando Spielberg viu, ele disse: “Olhe isso! Ele já está apaixonado por ela. Não preciso ver mais nada.”

Esses sentimentos não foram necessariamente correspondidos por Phoebe Cates, que disse que beijar Zach Galligan era como beijar seu irmão. Galligan culpou Steven Spielberg por deixá-lo nervoso.

Dante teve que continuar dizendo a Galligan para fechar a boca durante as cenas, pois ele estava boquiaberto com Cates ou Spielberg. Dante disse: “O editor costumava dizer ‘Você pode fazer com que ele fique de boca fechada? Tenho que continuar cortando!'”

Phoebe Cates estrelou Picardias Estudantis alguns anos antes, o que a tornou uma estrela. Cates tem uma cena de topless naquele filme e o estúdio não estava convencido sobre ela para Gremlins, mas Dante disse a eles que ela era “incrivelmente saudável” e ela foi escalada como Kate.

Spielberg não gostou da cena em que Kate conta a história de seu pai morrendo na chaminé, pois não ficou claro se era engraçado ou sério. Essa foi a razão pela qual Dante quis mantê-lo porque era uma grande metáfora para o filme. Spielberg cedeu à visão de Dante.

Filmar a cena em que o cinema explode foi um problema para Phoebe Cates. Ela disse que a explosão “queimou minhas sobrancelhas e quebrou as janelas de um prédio universitário a um quilômetro de distância”.

Corey Feldman deveria ter um papel em ET, mas seu papel foi cortado, então Spielberg o escalou como Pete Fountaine. Ele queria impressionar seus amigos de escola, então levou algumas peles de Mogwai para a escola e riu quando eles perguntaram “O que é um Mogwai?”

O homem que interpreta o dono da loja, Sr. Wing (que vende os Gremlins), era Keye Luke, de 79 anos. Ele teve que se maquiar para parecer velho, pois tinha uma pele bonita. Ele disse a Zach Galligan que seu segredo era “sem frituras”.

Para animar os Gremlins, o stop motion foi tentado e falhou. Eles também tentaram um macaco em um traje de gremlin, mas o macaco destruiu o escritório de Dante. Dante disse ao supervisor de efeitos Chris Walas: “Então fantoches?”

Spielberg teve uma grande influência na aparência dos Mogwai, mas sempre mudava de ideia sobre a cor deles, o que irritava Wala infinitamente. Ele finalmente decidiu que o Mogwai deveria se parecer com seu cachorro – marrom e branco.

Bem, eu vou ficando por aqui, talvez assista mais uma vez esse clássico agora.


Inscreva-se em nosso canal, toda semana tem vídeo novo e diversas teorias. AQUI