Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Grand Theft Auto IV: confira 15 curiosidades sobre o game

Há exatos 15 anos, era lançado Grand Theft Auto IV, desenvolvido pela Rockstar North, Rockstar Toronto e Rockstar New England, e publicado pela Rockstar Games. GTA IV é em muitos aspectos o auge da série, e talvez seja justamente porque não tentou fazer tudo maior e melhor o tempo todo. Quem pôde jogar o game na época de seu lançamento, ficou impressionado com sua física realista e com o quão viva era Liberty City. Não à toa, o jogo permaneceu até o fim da sétima geração de consoles como o game mais bem avaliado, tanto para PlayStation 3 quanto para Xbox 360, reinando no topo da lista de ambos os consoles desde seu lançamento em 2008 até a eternidade. Como forma de celebração dos 15 anos de lançamento, separamos 15 curiosidades sobre o game. Confira abaixo!

*Cuidado com os spoilers!


1 – O protagonista do game, Niko Bellic, é baseado no personagem Tracker, de Vladimir Mashkov, em Atrás das Linhas Inimigas (2001). O papel foi oferecido a Mashkov (voz), mas este recusou porque não o levou a sério na época, como ele explica na entrevista para o talk show Pozner: Vladimir Mashkov (2010).

2 – O país de origem real de Niko Bellic ainda é um debate, já que nunca é mencionado diretamente no jogo, exceto que ele é dos Bálcãs e é eslavo. No início do jogo, Roman menciona a palavra “sérvio”, que é uma língua eslava falada por Niko. A própria Sérvia está na região dos Bálcãs. O próprio Niko é um veterano das guerras iugoslavas que destruíram grande parte da ex-Iugoslávia durante a década de 1990. Dado que a Sérvia nunca esteve diretamente envolvida em muitos dos combates nas vizinhas Croácia e Bósnia, embora inicialmente fornecesse forte apoio às comunidades sérvias em ambas as nações, Niko provavelmente era da Bósnia ou da Croácia, mas provavelmente do primeiro. As guerras civis na Bósnia e na Croácia tornaram-se notórias pelos inúmeros crimes de guerra cometidos por todos os lados, especialmente as atrocidades cometidas na Bósnia. O próprio Niko Bellic deu a entender que participou de crimes de guerra. Deve-se notar que, embora todos os lados tenham cometido atrocidades nas guerras iugoslavas, os crimes cometidos pelos sérvios foram vistos como os mais notórios, pois receberam mais atenção nas manchetes internacionais.

3 – Na época de seu lançamento, com um orçamento estimado de 100 milhões de dólares, detinha o recorde de videogame mais caro produzido até então.

4 – Ricky Gervais e Katt Williams fizeram captura total de movimentos e voz para suas breves aparições em suas próprias esquetes de comédia no Split Sides Comedy Club e na televisão do game. O stand up que Katt Williams faz é de seu filme stand up Katt Williams: American Hustle (2007).

5 – Se visto de perto, o jogador pode ver que o rosto da Estátua da Felicidade na verdade se assemelha ao da ex-senadora Hillary Clinton e que a estátua está segurando um copo de café em sua mão direita em vez de uma tocha. Esta é uma referência a Hillary Clinton tendo problemas com o minigame “hot coffee” em Grand Theft Auto: San Andreas (2004), que acabou sendo removido do jogo após seu lançamento inicial. Se o jogador for a uma certa altura da Estátua da Felicidade, haverá uma porta não sólida com uma placa próxima a ela dizendo “Nenhum conteúdo oculto por aqui”. Se o jogador passar pela porta, há uma escada que leva a um gigantesco coração pulsante com correntes presas a ele. Ele pode ser baleado, e o sangue sairá dele, embora seja indestrutível.

6 – Foi o primeiro jogo Grand Theft Auto a apresentar física de ragdoll, iluminação dinâmica, física de água realista, física de objetos realista e interação NPC/mundo realista. Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games, confirmou na convenção da E3 de 2006 que o jogo contaria com a tecnologia Multi Convencional Tesseract, também conhecida como MCT ou “Octachoronics“. Essa tecnologia permite um jogo mais nítido e inovador residindo em sistemas de controle de clima artificial assimilados. O clima no jogo nunca parece o mesmo duas vezes.

7 – Informações sobre os protagonistas dos três jogos Grand Theft Auto a seguir podem ser encontradas no banco de dados online do LCPD: Johnny Klebitz, de Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned (2009); Huang Lee, do jogo para Nintendo DS Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009); e Luis Fernando Lopez, de Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony (2009). Ambos Klebitz e Lopez fazem aparições em Grand Theft Auto IV (2008).

8 – No jogo, Alderney é baseado em New Jersey. Sendo que envolveria um estado diferente de Liberty City, esta área não seria patrulhada pelo LCPD. No entanto, embora a aparência dos carros da polícia permaneça a mesma quando você atrai um nível de procurado em Alderney, os uniformes da polícia de fato mudam e diferem das outras áreas do jogo e se assemelham aos uniformes da Polícia Estadual de Nova Jersey.

9 – Em alguns dos trailers e materiais de arte oficiais (inclusive na arte de capa deste artigo), Niko pode ser visto usando luvas, embora não sejam acessíveis no game sem recorrer a mods.

10 – O personagem Brucie Kibbutz pode ter sido inspirado em Doug (Joel F. Gardiner), um personagem excêntrico e errático da web série Pure Pwnage (2004-2008). Na série, Doug é obcecado por videogames violentos, o que é exatamente Grand Theft Auto IV.

11 – Ao atirar em civis/inimigos/policiais, muitas vezes eles serão incapacitados em vez de mortos (a menos que sejam baleados na cabeça ou feridos ainda mais). Eles podem se contorcer no chão, chamar o protagonista (geralmente implorando por sua vida) e até mesmo tentar se levantar apenas para sair mancando feridos. Inimigos marcados com um marcador de objetivo de missão (a quem o jogador deve eliminar) não são mais considerados uma ameaça quando estão incapacitados, provavelmente porque sempre deixam cair a arma.

12 – É o jogo mais dark da série Grand Theft Auto e o primeiro a ter uma pessoa ou parente próximo do protagonista morto. Isso também ocorreu em Grand Theft Auto V (2013), lançado anos depois, mas lá os jogadores têm a opção de evitar, enquanto em Grand Theft Auto IV é programado para ocorrer e está fora do controle dos jogadores.

13 – Existem rumores online que afirmam que uma missão extra seria encontrada após a última missão do jogo. De acordo com os rumores, se os jogadores escolhessem poupar Darko Brevic na missão “That Special Someone”, ele reapareceria mais tarde no jogo e enviaria e-mails para Niko, perguntando onde estão os diamantes de Ray Bulgarin (como também explicado na expansão DLC do jogo, The Ballad of Gay Tony). Se Niko respondesse negativamente, uma ameaça seria enviada a Darko, e em troca ele ameaçaria Niko de volta, dizendo que seu primo Roman seria sequestrado. Se o jogador escolher e terminar a missão “If the Price is Right”, Roman é morto em “Mr. and Mrs. Bellic”, e Brevic sequestraria a namorada de Niko, Katie. Esta missão só seria desencadeada após a última missão da história “A Revenger’s Tragedy”. Um Niko enfurecido realizaria uma operação de resgate a bordo do navio Platypus com Packie e Little Jacob. Depois de finalmente encontrar Darko, ele revelaria que havia matado Katie. Niko então executaria brutalmente Darko. Se o jogador escolhesse e terminasse a missão “A Dish Served Cold”, Katie morreria no lugar de Roman em “Mr. and Mrs. Bellic”, e Darko o sequestraria como prometido. Niko se juntaria a Packie, Little Jacob e Dwayne Forge (se ele fosse poupado em “… The Holland Play”) e resgataria um Roman ferido. Niko então feriria fatalmente Darko, mas o deixaria morrer em vez de matá-lo instantaneamente.

14 – A versão Xbox 360 de Grand Theft Auto IV tornou-se retrocompatível com o Xbox One em 9 de fevereiro de 2017.

15 – Em 2017, liderado pelo engenheiro de software Yuriy Krivouchko, que iniciou o desenvolvimento da ferramenta de modding OpenIV em 2008, uma equipe de desenvolvedores estava trabalhando para adicionar todo o mapa de Liberty City do GTA IV aos limites territoriais do estado de San Andreas do GTA V. “É a cultura americana condensada: recriações da cidade de Nova York e da Califórnia espremidas juntas, com o amplo cinturão central de milho do país em nenhum lugar à vista. Liberty City não substituirá nenhum mapa existente de San Andreas e, em vez disso, estará localizado em sua própria ilha – os jogadores terão que navegar ou voar sobre o mar para visitá-la. O objetivo provisório é ter Liberty City pronto para jogadores e modders acessá-lo nesta primavera (americana). É a esperança de Krivouchko que a massa de terra adicional, familiar aos fãs da série, inspire os criadores de conteúdo gerado pelo usuário a expandir ainda mais as ofertas do GTA V de novas maneiras ousadas.”, dizia a página do promissor projeto. Depois de a Take-Two proibir a plataforma OpenIV de mods em GTA V (por conta de problemas que eles causavam no GTA Online), desagradar muitos fãs e virar uma verdadeira novela, a equipe por trás de “Libery City in GTA V” anunciou que a empresa enviou um aviso de que a modificação infringia as regras de mod no game, e por isso, os desenvolvedores tiveram que encerrar o projeto. Uma pena.

Não nos abandone ainda, tem muita coisa legal acontecendo, dê uma olhada aqui.
Sair da versão mobile