RESENHA | FILME: Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria – 2017

Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria é um filme de ação, ficção científica, suspense e catástrofes naturais, dirigido por Dean Devlin. Teve seu lançamento no dia 19 de outubro de 2017 no Brasil, e nos Estados Unidos o longa estreou em 20 de outubro de 2017.

  • SINOPSE: A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de “Dutch Boy”, este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler). Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max (Jim Sturgess). Três anos depois, quando a coordenação do “Dutch Boy” está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas. Jake é então convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração ao mesmo tempo em que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.

Este é um filme que ao mesmo tempo que é interessante, também não é. –  Já tivemos grandes filmes de catástrofes mundiais e esse é mais um! Apesar de ter filmes que nos mostram o fim do mundo, a relação entre todos eles é que o mundo não acaba. – Então podemos ficar tranquilos caso aconteça algo, não é?

O filme se passa em um futuro próximo, no qual a tecnologia está muito avançada, onde que, com esse avanço tecnológico, um cientista, Jake Lawson (Gerard Butler), cria uma rede de satélites, chamada de “Dutch Boy”, que “controla” o clima mundial, onde ele que é o principal criador do programa. Porém, somente após a reunião dos principais governos de todas as nações que foi possível a construção do “Dutch Boy”, com a união de todos para construir a rede e ajudar o planeta.

Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria acontece três anos após a criação dessa rede de satélites. E o engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler), anteriormente demitido de suas funções por causa de um atrito com o secretário de segurança, é novamente convocado para resolver problemas com a sua criação.

Além de ser demitido em um primeiro momento Jake também se desentende com seu irmão mais novo Max (Jim Sturgess), que faz parte do programa. Porém é o próprio irmão que vai falar com Jake sobre o que está acontecendo com “Dutch Boy”, chamando-o de volta para resolver. Mas a condição para Jake voltar ao trabalho é a que ele menos esperava, ter que aceitar ser subordinado do seu irmão mais novo.

A sinopse já resume bastante o que acontece, mas não conta tudo. Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria em si tem uma trama muito bem desenvolvida, com cenas muito bem produzidas e construídas. Os efeitos especiais e a ficção estão a todo momento no filme, que também conta com cenas no espaço, na estação internacional, – que são de excelente qualidade –. Além de uma ótima trilha sonora e um grande momento de perseguição.

Ao ir para o espaço ver o que está acontecendo, Jake Lawson descobre que o “Dutch Boy” está infectado, e que existe uma grande possibilidade de ter sido corrompido propositalmente. Nisso Jake avisa seu irmão Max para que investigue uma conspiração dentro do governo. Logo os dois se juntam para salvarem o mundo.

Sim, além de todos os problemas, ainda há uma conspiração com o programa. – E essa talvez seja a parte mais interessante de Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria – porque não se trata somente de uma catástrofe mundial, mas de uma catástrofe que está sendo causada por pessoas que querem governar o mundo.

Por fim, sem mais spoilers, é um filme interessante de assistir, por ter uma trama muito interessante misturando catástrofes climáticas com tecnologia. No final você fica muito satisfeito com Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria.

Nota IMDb: 5,3 / 10,0

Minha Nota: 6,8 / 10,0

Ficha Técnica:

Título: Geostorm – Tempestade: Planeta em Fúria

Direção: Dean Devlin

Elenco: Gerard Butler, Abbie Cornish, Ed Harris, Andy Garcia, Robert Sheehan

Gênero: Ação, Ficção Científica, Suspense

Distribuição: Warner Bros. Pictures

Duração: 109 minutos

//www.youtube.com/watch?v=OY_dLDQAX-o


~ Flavio Gabriel