FRAPA 2020 anuncia novo formato

Inicialmente previsto para julho, oitava edição do evento será exclusiva pela internet

O FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) comunica o cancelamento da edição presencial e sua realização exclusivamente online, reduzida e adaptada para a situação atual da pandemia. Segundo a organização, a decisão se dá em defesa da saúde e segurança em função das ações de enfrentamento da COVID-19. Estão confirmadas edições online do Concurso de Roteiros, FRAPA[LAB], Rodadas de Negócios e a Mostra Competitiva de Curtas. O último será aberto ao público em geral. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, o 8º FRAPA tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Maiores informações serão divulgadas pelo site frapa.art.br e mídias sociais do evento.

O Concurso de Roteiros, que reúne trabalhos de pilotos de série e longas-metragens, terá seus finalistas anunciados em junho. Os pitchings online acontecerão entre os dias 21 e 24 de de setembro. O FRAPA[LAB], em coprodução com o Projeto Paradiso, acontecerá de 24 de agosto a 18 de setembro. Participarão do laboratório os 12 finalistas do Concurso de Roteiros. Os consultores confirmados são Aleksei Abib, Inés Bortagaray, Jaqueline Souza e Julio Rojas. As Rodadas de Negócios acontecem entre os dias 5 e 9 em outubro, pela internet. Aberta ao público, a Mostra Competitiva de Curtas acontece de 23 a 30 de setembro. Os premiados do Concurso de Roteiros e da Mostra Competitiva de Curtas serão anunciados em live no dia 2 de outubro.

“O principal motivo que nos levou a esta difícil decisão é a incerteza sobre o futuro da pandemia, que tem impossibilitado qualquer tipo de planejamento para eventos deste porte a curto e médio prazo no Brasil”, explica a produtora executiva Mariana Mêmis Müller. A previsão para este ano era de receber mais de 600 pessoas em Porto Alegre. No ar desde março, outra atração gratuita oferecida pelo FRAPA para enfrentar o isolamento é o Frapacast. A cada semana profissionais do audiovisual trazem diversos assuntos relacionados ao universo dos roteiros. Todos os oito episódios estão disponíveis no link frapa.art.br/podcasts e nas plataformas Spotify, Apple Podcasts e Deezer.

Alexander Luthor
Geógrafo por formação e nerd por vocação