Foamstars | Confira nossa review

O Splatoon de PlayStation à altura do original?
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Toylogic
Publicado por: Square Enix
Gênero: Tiro em equipe 4×4
Série: Foamstars
Lançamento: 6 de fevereiro de 2024
Classificação indicativa: 10 anos
Modos: Multiplayer
Disponível para: PlayStation 4 e PlayStation 5

 

Inevitavelmente quando a Square Enix anunciou Foamstars, seu novo jogo de tiro multiplayer 4×4, a internet reagiu com comparações com Splatoon e piadas intermináveis ​​​​sobre fluidos corporais. Entretanto, o game tem mais diferenças em relação a Splatoon do que semelhanças:

Identidade própria

Este jogo de tiro PvP em terceira pessoa tem uma base sólida com algumas decisões criativas na fórmula vencedora cunhada por Splatoon, exclusivo dos consoles Nintendo, mas seu compromisso com esse tema alegre parece ter uma falsa seriedade, prejudicada em parte pela inclusão de quase todos os modos multiplayer, uma tendência que vem ocorrendo com muitos games dos últimos 10 anos. Como é perturbadormente apresentado em sua breve campanha singleplayer, você joga como um Foamstar: uma pessoa que usa sua estranha habilidade de excretar um fluido corporal semelhante a espuma para competir no Torneio Foamsmash; uma série de eventos competitivos ambientados na cidade de Bath Vegas, inspirada em Las Vegas. Esse fato extremamente grosseiro nunca é realmente explicado além disso, mas permite que você cubra o chão das partidas competitivas 4×4 com balas borbulhantes que transformam a topografia de cada arena.

Você borrifa o mapa com uma espuma colorida, e nesse ponto você pode navegar pelos pedaços que seu time formou para aumentar a velocidade extra, como Splatoon, embora marcar o mapa com a cor do seu time não seja o objetivo em nenhum modo de jogo. A formação de espuma nos inimigos os desacelera até que fiquem tão encharcados que ficam presos em uma bola de espuma gigante na qual você pode surfa-los para uma eliminação, diferente de Splatoon, o inimigo permanece então fora da partida por alguns segundos. A menos que um inimigo surfe neles primeiro, os libertando, incentivando você a se aproximar e agir ofensivamente sempre que puder.  Você também pode colaborar com sua equipe de outras formas  criativas, podendo surfar tanto na espuma que você atirou no chão, quanto na que seus colegas de time deixaram, e esse surfe fica bem mais rápido nesse caso, mas mais lento caso você surfe em cima da espuma do seu adversário. Todo esse caos faz lembrar de futebol com sabão, enquanto bolas gigantes voam de um lado para outro na arena pela arena.

A tela vira uma poluição só a ponto de você ficar mais perdido que anão no Dia das Crianças

A espuma também pode ser colocada em camadas, construindo pequenas montanhas cor de doce, além de lombadas e paredes. A vantagem óbvia de mirar no chão em vez de outros jogadores é que você pode alcançar ou criar terrenos mais altos, e bloquear inimigos de um objetivo ou deslizar de uma rampa feita pelo jogador. Cortar as nuvens de espuma, pular sobre a espuma inimiga e manter o impulso chega a ser genuinamente divertido. 

Além da arma principal atiradora de espuma, você tem duas outras habilidades que também disparam espuma tanto no cenário quanto no seu adversário, e por fim um Ultimate, mas numa proporção muito maior que as outras habilidades.

Modos de Jogo

Durante o período de elaboração desta análise, Foamstars tinha três modos multiplayer disponíveis, sendo eles:

  • Smash the Star: Depois de eliminar sete jogadores inimigos, o melhor jogador do time adversário será escolhido como o “Jogador Estrela”. Ganhe eliminando o Jogador Estrela do time adversário. Proteger o craque do seu time pode resultar em um retorno! É um modo divertido, mas dependendo do time que você cair, pode ser uma partida totalmente desequilibrada, onde pode acabar sendo rapidamente obliterado ou fazer isso com o time adversário.
  • Happy Bath Survival: Uma batalha onde dois jogadores são colocados na arena e dois fora da arena. Jogadores fora da arena podem apoiar seus aliados e também obstruir o outro time, jogando espuma no cenário para dificultar a movimentação do time adversário ou facilitar a movimentação do próprio time. A batalha continuará até que os dois combatentes de uma equipe sejam nocauteados. Tem duração máxima de três rounds, e a equipe que conseguir duas vitórias será coroada vencedora.
  • Rubber Duck Party: As equipes devem correr para o centro do palco e lutar pela posse do patinho de borracha, pois subir a bordo o avançará até o gol adversário. Dançar na cabeça do pato fará com que ele corra em direção à linha de chegada para vencer a partida. Familiar ao modo de carregar a carga em Overwatch.

Além dos modos acima, o jogo também conta com um modo single player que serve pra você aprender as habilidades de cada um dos personagens do jogo, permitindo também mergulhar mais a fundo na lore dos heróis do game. 

Elenco

Os 8 personagens da primeira temporada de Foamstars

Em sua primeira temporada, Foamstars conta com 8 personagens:

  • Soa: é uma ‘Stylish Idol’ que domina a arte de controlar bolhas acrobaticamente. Seu tipo de arma são as pistolas duplas.
  • ΔGITO: é um “Pro-Gamer” que quer provar seu valor em outras áreas além dos esportes eletrônicos, que já dominou. Seu tipo de arma é a espingarda.
  • Tonix: é uma “Inventora Gênio” cheia de curiosidade e espírito de investigar tudo ao seu redor. Seu tipo de arma é o rifle de explosão.
  • Jet Justice: é o pacificador da cidade, conhecido como “Herói Civil”. Assim como ΔGITO, seu tipo de arma também é a espingarda.
  • Mel T: é uma garota-propaganda e CEO da “Innocent and Cute”. Desbloqueada através do Passe de Temporada, seu tipo de arma é um lançador de mísseis.
  • O Baristador: é o “Gentil e Generoso” dono de uma cafeteria. Ele é desbloqueado realizando desafios! Seu tipo de arma é um tipo de mangueira larga.
  • Rave Breaker: é a “A Sanitarista” que quer eliminar todos os festeiros. Seu tipo de arma também é um tipo de mangueira larga.
  • Penny Gwyn: é uma “Soldado Pinguim” que luta contra o Aquecimento Global. Seu tipo de arma é o rifle de assalto.

A lista de lançamento tem oito personagens únicos, disponíveis desde o primeiro dia, um número decepcionantemente pequenos para escolher, mas cada um deles pelo menos tem pontos fortes e fracos distintos que adicionam diversidade à programação e atendem a diferentes estilos de jogo. Foamstars opta por uma abordagem de hero shooter completa, com habilidades ultimates grandes, chamativas e às vezes revolucionárias, únicas para cada personagem. Porém, nada realmente difere nossos oito heróis entre si. Um dispara projéteis lentos; outro dispara jatos de espuma que cobrem o solo com mais eficiência; já outro invoca torretas. Mas a maioria das outras habilidades são divididas entre aquelas que ajudam a contornar o mapa e ataques em área de efeito. No geral, os conjuntos de habilidades não deixam espaço suficiente para experimentação criativa, nem o, por enquanto, número limitado de modos de jogo.

Demais aspectos técnicos e pontos negativos

Em termos gráficos e visuais, Foamstars apenas “cumpre a lição de casa”, não é o jogo mais bonito do mundo, mas também não chega a ser feio. O jogo tem gráficos estilizados, sem muita complexidade, e mapas bem coloridos e cheios de luzes. Quanto à parte sonora, a trilha é composta por músicas empolgantes, que tentam criar um clima de competição e diversão.

Por mais esforçado que Foamstars seja, infelizmente, ele se sai mal em muitos aspectos. Em relação ao gameplay, um dos poucos que posso apontar diz respeito sobre a poluição visual que ocorre, devido às cores vibrantes, as bolhas, os ataques chamativos e as bolas de espuma em zoom, ficando quase impossível ver muito além de tudo isso. É simplesmente difícil conciliar as partes boas dessa diversão frenética e cheia de bolhas com quase tudo que acontece fora dela. Infelizmente, os personagens também não são muito carismáticos e você dificilmente vai criar algum grande laço com algum deles. Para cada design de mapa inteligente e cada música excelente, há um personagem com dublagem ruim ou um pacote de cosméticos que custa literalmente mais do que o preço do próprio Foamstars. 

Devo também mencionar a progressão agressivamente estranha do gacha. Cada personagem tem três “Bubble Gem Sets”, contendo três slots para vários buffs de estatísticas, como tempos de cooldown mais curtos ou recargas mais rápidas. Criá-los requer um recurso que você só pode obter por meio de desafios ou passes de temporada pagos, e você não pode escolher qual buff de estatísticas criar ou quão poderoso ele é. 

Se você acha que não tem medo de nada, espere até ver o preço das skins do game

Para piorar a situação, a Foamstars apostou todas as suas apostas num cavalo com odds baixas. Não é nenhum segredo que ele fez uso de algum exemplos diretos de Splatoon, mas um deles é sua estrutura multiplayer. Seguir os passos do famoso modo multiplayer online confuso e não confiável da Nintendo é uma decisão surpreendente para qualquer jogo que esteja tentando se manter à tona neste cenário altamente competitivo. A maioria dos modos do Foamstars está disponível apenas em determinados horários, alternando de forma desagradável em uma programação fixa ou vinculada a dias específicos da semana. Se ele tivesse sido lançado com mais mapas e/ou modos, isso não seria um problema, mas no momento você só pode jogar algumas partidas em um determinado modo antes que ele desapareça por algumas horas. Junte tudo isso às “micro” transações que podem custar mais de US$ 40 por um único pacote de skins de personagem, e uma lista de lançamento pequena, torna-se difícil simplesmente sentar e aproveitar as partidas.

Foamstars: Vale a pena?

Foamstars da Square Enix é um jogo competitivo interessante que pega emprestado superficialmente seu conceito de jogabilidade de Splatoon, ao mesmo tempo que oferece uma jogabilidade mais profunda e intrigante, liderada por sólidos sistemas de upgrades e buffs. Infelizmente, a falta de missões solo significativas prejudica o jogo, pois parece que o jogo foi lançado pela metade. Sua jogabilidade principal oferece muita diversão estratégica, mas você terá que cerrar os dentes e ignorar seus pontos negativos, para tirar proveito dele. Definitivamente precisa de algumas atualizações de conteúdo/suporte no futuro para manter-se vivo. O jogo é divertido pelo que é, não sendo exatamente como Splatoon como tantas pessoas vinham dizendo, sendo apenas mais uma gota no oceano de hero shooters. A base está aí, mas no momento existem poucos personagens e modos para torná-lo algo mais do que “medíocre” que justifique sua atenção.

Análise do game elaborada com cópia de PlayStation 4/5 resgatada via PlayStation Plus.

Depois de tudo o que passamos juntos. De tudo o que eu fiz. Não pode ser em vão. Permaneça conosco.