Teoria Geek – O Importante é se divertir!

Five Nights At Freddy’s – Pesadelo Sem Fim | Confira nossa crítica

five nights at freddy's
Os animatrônicos mais amados e assustadores dos videogames chegam às telonas para fazer novas vítimas com humor e suspense!
Ficha Técnica
Título: Five Nights At Freddy’s – Pesadelo Sem Fim
Ano de Produção: 2023
Dirigido Por: Emma Tammi
Estreia: 26 de outubro de 2023
Duração: 1h 50min
Classificação: 14 anos
Gênero: Terror
País de Origem: EUA
Sinopse: Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim é a primeira adaptação cinematográfica da famosa franquia homônima de jogos lançada em 2014 e criada por Scott Cawthon. Dirigido por Emma Tammi (Terra Assombrada, Fair Chase), a história se passa em um restaurante familiar tipicamente americano chamado Freddy Fazbear’s Pizza, que está atualmente desativado, e acompanha Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um jovem que está passando por alguns problemas financeiros. Felizmente, ele vê a resposta para seus problemas ao ser contratado para trabalhar como o vigia noturno da pizzaria. Criado por Henry Emily e William Afton, o lugar costumava ser muito famoso por seus característicos robôs animados, que eram o rosto do local e faziam a festa das crianças durante o dia. Porém, quando o sol se põe e a escuridão da noite chega, um segredo obscuro e mortal é revelado: os bonecos animatrônicos ganham vida, transformando-se em assassinos psicopatas e partindo em uma violenta matança.

 

Tudo Evolui

A franquia “Five Nights At Freddys” teve um longo período com vários jogos em que o usuário precisava ser um segurança noturno e sobreviver aos mistérios e armadilhas causados pelos animatrônicos da lanchonete Freddy’s Fazbear, e agora, Josh Hutcherson protagoniza o filme baseado nessa aventura de suspense e jumpscares de grande sucesso.

Para quem desconhece os jogos, o filme pode ser considerado mediano ou “mamão com açúcar”, mas, aos jogadores e fãs da franquia (jogos e livros), o filme acrescenta à lore mais personagens e motivações para tudo que ocorre, sendo praticamente canônico na linha do tempo dos jogos.

Sonhando com o perigo

Os desavisados podem lembrar de Freddy Kruegger e confundir o filme, achando que é A Hora do Pesadelo, mas, há sim referências, como o fato dos sonhos vívidos terem motivos e grande importância no filme. Há alguns mistérios paralelos que podem ou não se interligar à história central, então, cada detalhe importa.

Temos aqui uma mistura de elenco novato e lendas de terror/comédia, como Matthew Lillard (o Salsicha dos primeiros filmes em live action do Scooby Doo, e também o primeiro Pânico, além de 13 Fantasmas). Já dá para sentir um pouco o gostinho de pizza e sangue, só de ouvir este nome.

Sons importam, o Sangue também

A trilha sonora leva muito em conta a ambientação, assim como nos jogos, e algumas músicas remetem tanto ao jogo quanto aos anos 80, deixando bem o ar de loucura pairando.

Podemos esperar pouco sangue, pelo menos neste primeiro filme, mas, é bem capaz de haver uma continuação, levando em conta o que ainda há para contar da história de Freddy e sua turma.

A qualidade está ali

Apesar do que muitos irão dizer (dentre críticos de cinema desavisados), e do trailer ser bem empolgante e violento, o filme diverte, é simples e direto, mas é mediano. Segundo a direção, há uma versão sanguinária e bem mais violenta, mas, a produção está contente com o resultado dessa versão, então, capaz de nunca termos a chance de ver a versão mais pesada (ou apenas em DVD/bluray de edição extendida, se tivermos sorte).

Os bonecos animatrônicos não foram feitos em CGI, e por isso, estão bem realistas e fiéis ao jogo. Durante as filmagens, o único incidente que se tem notícia foi sobre o braço de um ter dado defeito por uso prolongado de tempo, e quase pegar fogo, mas, que foi resolvido com rapidez.

Execução rápida demais

A premissa é incrível e simples, mas, a execução ainda deixa um pouco a desejar. A gente não tem muitos momentos de tensão, então, não nos conectamos muito aos personagens, para nos importarmos com eles.

Em compensação, a ambientação está incrível demais, você fica sem saber quando e onde os animatrônicos estarão, e como irão agir. O ar sombrio acaba até compensando algumas das falhas anteriores, e trazem até alguns bons jumpscares.

Assista o trailer:

Veredito Final

É um filme bonito, visualmente bem trabalhado, com boa ambientação e jumpscares, mas, não trabalhou muito o terror e o suspense, o que deixa um ar de que falta algo. A trilha sonora ficou muito boa, e mesmo com roteiro mediano, o filme diverte e entretém.

*Quer comprar os jogos de Five Nights At Freddys? Clique aqui*

Conheça nosso canal no YouTube:

Sair da versão mobile