Five Nights at Freddy’s é uma franquia de games criada por Scott Cawthon, cujos fãs esperaram quase uma década para ver uma adaptação cinematográfica para as telonas, lançada em 2023. A franquia teve um sucesso esmagador na indústria dos games e fora dela, abrangendo vários games, livros e graphic novels.
A diretora do filme, Emma Tammi, e os escritores, entre os quais estavam o próprio criador da marca, tinham recursos mais do que suficientes de onde extrair material. Ter o próprio criador na equipe de roteiristas também foi uma grande mão na roda para este filme.
O filme coloca de lado os componentes sobrenaturais da franquia, dependendo menos de momentos de jump scares, e foca mais em mostrar como a humanidade por si só pode ser assustadora o suficiente, explorando os elementos tradicionais compartilhados entre todos os jogos. Porém, essa não é a única diferença que o filme apresenta em relação ao jogo. Confira conosco mais algumas!
O que acontece no primeiro game Five Nights at Freddy’s?
Os primeiros jogos da série FNAF entregaram uma jogabilidade simples com sustos de alta qualidade. Ele combinou com sucesso uma sensação de medo e ansiedade, forçando o jogador a olhar freneticamente entre diferentes câmeras de segurança e fechar portas, ocorrendo momentos de jump scare aqui e ali. Cada game da franquia foi expandindo essa jogabilidade até que jogos mais novos ofereceram um ambiente de mundo mais aberto como Security Breach.
O jogador assumia um controle de um guarda noturno sentado em um escritório de segurança, com controle de duas portas e várias câmeras de monitoramento. O jogo não permitia outras formas de exploração além disso, e o jogo não detalhava também o histórico daquele local, exceto por algumas gravações de secretária eletrônica que o jogador ouvia no início de cada turno. Não havia muito material ali para um filme. Foi só no segundo jogo, com a introdução de minigames e do “Purple Man”, que as coisas começaram a ficar realmente interessantes. Considerando isso tudo, era essencial para o filme extrair informações de diferentes recursos para formar sua história.
Em que o filme difere do game?
A maior diferença que o filme Five Nights at Freddy’s apresenta em relação ao jogo é obviamente é uma narrativa contínua e mais robusta, que supre o tempo suficiente para um longa metragem, pois o filme precisava de uma história para funcionar cinematograficamente. Como já mencionado, há uma história acontecendo no background do jogo com pequenas dicas espalhadas que dão ao jogador uma ideia do que está acontecendo e como aconteceu. O filme, por outro lado, não dá apenas dicas; ele expõe todo o background da pizzaria Freddy Fazbear’s. Claro, ele gradualmente revela mais e mais conforme o tempo passa, com o clímax juntando tudo, mas isso não é tão diferente de outros filmes.
Uma outra diferença é que William Afton nunca apareceu no primeiro jogo FNAF e sua forma real sequer foi apresentada nos jogos. O filme não só mostra Afton em carne e osso ( interpretado por Matthew Lillard, o mesmo ator que fez Salsicha de Scooby-Doo no cinema), como também mostra o evento traumático de sua morte que o transformou no temido animatrônico Springtrap. O filme Five Nights at Freddy’s antecipou a introdução de Springtrap, já que o personagem não apareceu nos jogos até Five Nights at Freddy’s 3. Isso significa que, quer este filme receba uma sequência ou não, os fãs puderam ver Springtrap em toda a sua glória.
O filme também muda vários outros detalhes dos personagens, como nomear a filha de Afton como Vanessa em vez de Elizabeth, possivelmente como uma referência à segurança antagonista Vanessa de FNAF: Security Breach. Além disso, Michael Afton dos games, acabou sendo renomeado para Michael Schmidt nos filmes. Na série de jogos, acaba sendo revelado que Michael Afton é filho de William Afton. Embora essa seja uma reviravolta que ainda é possível em uma sequência do filme, é improvável porque o público do filme já viu os pais de Schmidt em seus sonhos de flashback do dia em que seu irmão desapareceu.
Mike não ser filho de William Afton é uma mudança significativa em relação aos games porque o Mike no jogo FNAF sabia quem era seu pai e esperava impedir suas façanhas assassinas ganhando acesso ao Freddy Fazbear’s, tornando-se assim um guarda de segurança. Michael Schmidt, no filme, por outro lado, precisa do trabalho para sustentar a si mesmo e sua irmã mais nova, bem como manter a custódia dela.
O filme também se afasta um pouco da representação dos mascotes assombrados do jogo. O jogo os apresenta como forças malévolas e implacáveis, enquanto o filme chega a ter uma cena em que Mike e sua irmã constroem um forte com eles, minando uma boa parte do medo que eles deveriam incutir no público. As câmeras de segurança também desempenham um papel menor, o que não foi surpreendente, mas um uso mais longo delas teria contribuído muito para adicionar tensão ao filme.
Quais são as semelhanças entre o jogo e o filme Five Nights at Freddy’s?
Apesar de todas as diferenças citadas, o filme permanece fiel à narrativa dos jogos e livros. Ele ainda segue um jovem chamado Mike que consegue um emprego como segurança na Freddy Fazbear’s Pizza. O local é cheio de animatrônicos possuídos pelos espíritos de crianças assassinadas, e eles até matam alguns visitantes desavisados em um ponto. Além disso, William Afton é a causa dos mascotes animatrônicos assassinos.
O filme não é uma adaptação completa apenas do primeiro jogo FNAF . É uma amálgama de vários elementos dos jogos e livros da franquia, fazendo um ótimo trabalho ao incorporar detalhes narrativos de cada entrada da franquia e compactá-los em uma história bem organizada. Com os elogios esmagadores do público, fica claro que o diretor e a equipe acertaram na fórmula para adaptar Five Nights at Freddy’s , mesmo que o resultado final não tenha sido algo tão grandioso.