Festival de Cannes 2025 | Com Wagner Moura e mais, veja alguns dos destaques do Festival

O Festival de Cannes começa essa semana e o Teoria Geek compilou alguns dos filmes que mais chamam a atenção da edição de 2025.

O Agente Secreto

De diretores novatos a veteranos, O Festival de Cannes sempre traz as primeiras impressões de várias obras notáveis que serão lançadas ao decorrer do ano, e a edição de 2025 não é diferente. Veja alguns filmes que irão ter suas estreias no festival a seguir.

Sentimental Value

Sentimental Value

O filme que estreia o festival vem do diretor norueguês Joachim Trier, realizador do excelente A Pior Pessoa do Mundo, de 2021, que foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original. Ele conta a história de duas irmãs com um pai cineasta ausente que tem sua relação ainda mais complicada depois que uma estrela de Hollywood entra nas dinâmicas da família. A atriz Renate Reinsve (Um Homem Diferente) também está presente, marcando outra parceria entre ela e o diretor, depois de Pior Pessoa do Mundo e Oslo, 31 de Agosto.

Alpha

Alpha

A diretora francesa Julia Ducournau já é conhecida pelos fãs de terror. Grave, de 2016, e Titane, de 2021, colocaram a diretora nos radares de todos pelas suas grotescas cenas de horror corporal e as suas alegorias feministas, e Alpha não promete ser diferente. Pouco se sabe sobre o filme, além dele envolver uma menina de 14 anos e uma misteriosa tatuagem. O filme conta com Golshifteh Farahani (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar) e Tahar Rahim (Madame Teia).

O Agente Secreto

O Agente Secreto

Além do Brasil ser o país de honra do Marché du Film desse ano em Cannes, evento destinado ao networking da indústria cinematográfica mundial que escolhe um país todo ano para ter em seu foco, outro destaque brasileiro do Festival é a volta de Kléber Mendonça Filho, de Bacurau (2019), ao cinema de ficção após o seu documentário Retratos Fantasmas (2023). Com Wagner Moura, o drama policial sobre um professor fugitivo durante a ditadura militar também conta com a segunda parceria do diretor com o veterano Udo Kier (Suspiria) e com Thomás Aquino (Praia do Futuro), que estavam em Bacurau também.

Outros diretores veteranos de destaque no Festival são Richard Linklater (Boyhood), com Nouvelle Vague, Ari Aster (Midsommar), com Eddington e Wes Anderson (Grande Hotel Budapste), com O Esquema Fenício.

Novatos em destaque

Girl on Edge

Da lista de filmes de diretores novatos, há alguns destaques. Um deles é O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, que chama a atenção pelo seu título bizarro e por sua premissa mais bizarra ainda, que envolve uma vila remota de mineradores atacada por uma doença que mata homens, supostamente, após um se apaixonar por outro. Girl on Edge, da chinesa Jinghao Zhou, também merece destaque pela sua premissa, prometendo ser Cisne Negro no mundo da patinação do gelo.

 

O Festival de Cannes acontece entre os dias 13 e 24 de maio na cidade de Cannes, na França.