O projeto “Grindhouse” elaborado por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez era de fazer um grande filme em que prestasse homenagem aos filmes de baixo orçamento que eram exibidos em qualquer cinema vagabundo dos EUA, principalmente nos anos setenta. Porém, devido a problemas mercadológicos, o grande projeto acabou sendo dividido em dois e gerando “Planeta Terror” de Rodriguez e “A Prova da Morte” de Tarantino. Ambos não foram bem na bilheteria, mas se tornaram cultuados pela sua estética que homenageia o cinema B. Feriado sangrento
Título: Feriado Sangrento |
---|
Ano de Produção: 2023 |
Dirigido Por: Eli Roth |
Estreia: 07 de dezembro de 2023 |
Duração: 1h 47min |
Classificação: 18 anos |
Gênero: Terror |
País de Origem: EUA |
Sinopse: Feriado Sangrento é um filme norte-americano de terror dirigido por Eli Roth e baseado em um trailer do diretor exibido durante o filme Grindhouse (2007), de Quentin Tarantino. A trama se passa em uma cidade dos Estados Unidos onde surgiu o feriado de Ação de Graças. Após uma confusão durante a Black Friday terminar em tragédia, a população passa a ser aterrorizada por um serial killer misterioso. Com vítimas aleatórias e sem qualquer tipo de conexão aparente, o assassino parece não ter um plano – mas não demora até que os moradores descubram que, na verdade, tudo faz parte de uma trama macabra. |
---|
.
O boa e velha formula Slasher
Curiosamente, os dois filmes vinham com trailers falsos muito bem filmados, sendo que o trailer “Machete” exibido antes de “Planeta Terror” gerou tanto sucesso entre os fãs que acabou ganhando um filme de verdade elaborado por Rodriguez e protagonizado por Danny Trejo. Em um desses trailers falsos, intitulado “Feriado Sangrento” , também chamou atenção dos cinéfilos, mas nunca ganhou um filme de verdade. Porém, eis que em 2023 foi realmente lançado o filme “Feriado Sangrento” e sendo o típico filme de Slasher no bom sentido da palavra.
Direção
Dirigido por Eli Roth, do recente fracasso “Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo” (2024), a história ocorre na cidade dos Estados Unidos onde surgiu o feriado de Ação de Graças. Após uma confusão durante a Black Friday terminar em tragédia, a população passa a ser aterrorizada por um serial killer misterioso.
Eu conheci Eli Roth no filme “Bastados Inglórios” (2009), onde ele interpretou o soldado que se chamava “O Urso Judeu”. Ao ser próximo de Tarantino não me admira ele procurar seguir a carreira como diretor, sendo que antes disso tudo ele já havia chamado atenção na direção do já cultuado “O Albergue” (2005). Já em “Feriado Sangrento” o realizador não procura arriscar em termos de originalidade dentro da trama, mas sim explorar ao máximo o gore nas cenas de assassinato e nisto capricha ao máximo.
Porém, é preciso reconhecer que ao menos as motivações do assassino estão relacionadas aos eventos do prólogo do filme que, desde já, é o ponto alto em termos de originalidade, já que a história explora o quanto as pessoas ficam enlouquecidas com o Black Friday. Aqui, logicamente, há uma crítica ácida de como as pessoas são manipuladas pelo sistema capitalista, ao ponto delas se tornarem selvagens e culminando em cenas grotescas, mas que não se difere de tantos relatos sobre a loucura que as pessoas ficam neste dia no mundo real. Neste caso, o realizador ganha pontos em ousar, só uma pena que deste momento em diante o filme se encaminhe para algo já esperado vindo deste subgênero.
Não que o filme fique ruim neste ponto, mas em contrapartida não é tão difícil imaginar quem é o assassino, principalmente para o cinéfilo que tem um olhar mais apurado. Além disso, não há quase nenhum personagem dentro da trama que a gente realmente se importa se irá morrer ou viver, sendo que a personagem principalmente interpretada pela atriz Addison Rae talvez seja a única que segura a nossa atenção e fazendo com que a gente torça para ela sobreviver até o final. Até lá, os fãs de violência ao extremo não têm o que reclamar, pois o realizador tem ainda a proeza de mostrar uma das vítimas sendo assada em um grande forno.
Veredito
Curiosamente, é um filme que me passou despercebido em 2023, pois houve diversos títulos de horror de qualidade sendo lançados desde aquele ano e dos últimos tempos para cá inúmeros títulos ganharam respeito até mesmo da crítica mais exigente. Por conta disso, entre tantas velhas e novas fórmulas de sucesso, o subgênero slasher terá que ser revitalizado para não ficar no meio do caminho, pois Hollywood estará mais preocupada em gerar lucro do que algo mais construtivo. “Feriado Sangrento” é um antigo projeto de horror que tardou, mas que também não falhou em até certo ponto.
Onde Assistir: Amazon Prime Vídeo
Conheça nosso canal de games no YouTube: