Fallout | Confira nossa crítica

fallout-poster-prime-video

A primeira temporada de Fallout do Prime Video captura perfeitamente a sensação do videogame de uma forma que deixará jogadores e não jogadores emocionados.

 

Ficha Técnica
Título: Fallout (Season 1) (Original)
Ano de Produção: 2024
Dirigido Por: Geneva Robertson-Dworet Graham Wagner Jonathan Nolan (I)
Estreia: 12 de Abril de 2024 ( Brasil )
Duração: 473 minutos
Classificação: 16
Gênero: Ação Drama
País de Origem: Estados Unidos da América
Sinopse: Fallout, original da Amazon Prime Video, é a adaptação do videogame homônimo que se passa em uma realidade pós-apocalíptica dos anos 50. A série se trata da construção do imaginário estadunidense após a Segunda Guerra Mundial onde o planeta sofre os impactos de uma guerra nuclear sob um pano de fundo retrofuturista.

 

(LR) Ella Purnell (Lucy) e Kyle MacLachlan (Supervisor Hank) em “Fallout”

 

Fallout é uma franquia popular de videogame por um motivo. Situado em um mundo pós-apocalíptico, os jogadores têm a tarefa de navegar em um mundo alterado. Eles podem seguir o caminho violento ou o caminho simpático e educado. Sendo um jogo de mundo aberto com um enredo central, os jogadores têm a oportunidade de explorar e fazer as coisas à sua maneira. Por causa disso, a repetibilidade é infinita.

Quando o Prime Video anunciou a série, foi fácil inclinar-se mais para o otimismo cauteloso em vez do entusiasmo. Há muita coisa envolvida na franquia Fallout , tornando realmente difícil definir que tipo de gênero o programa deve abordar. No final, fica claro que a equipe criativa por trás disso, dos roteiristas ao diretor, é fã dos jogos de videogame.

Como pode ser visto no trailer, as referencias são abundantes. Mas felizmente eles não dominam completamente e nem confundem quem não está familiarizado com os jogos. Eles estão perfeitamente posicionados para que sejam emocionantes para quem vai entender a referência verbal ou visual, mas não ofuscam a trama.

 

Dentro dos jogos, existem facções – The Brotherhood of Steel, Vault Dwellers, The Children of the Cathedral – só para citar alguns. A série Prime Video faz um trabalho maravilhoso ao incorporar vários jogadores importantes, mas não muitos, para que as coisas fiquem confusas.

Maximus (Aaron Moten) é um membro da Irmandade de Aço, completo com uma armadura poderosa que parece ter sido arrancada do videogame. Cada detalhe é perfeito, até o movimento mais lento e ou pendurá-lo em um suporte amarelo para que ele possa consertar ou melhorar.

Lucy MacLean (Ella Purnell) é uma moradora do refugio 33, que inesperadamente acaba com o desejo de deixar seu refugio e explorar os terrenos baldios em busca de algo próximo e querido para ela (o esforço para evitar spoilers é real agora…).

Walton Goggins assume o papel de The Ghoul, que existe desde o início do apocalipse e da grande guerra. Ele é a conexão entre o passado e o presente na série, já que muitas vezes mergulhamos em sua vida antes do lançamento das bombas, em um esforço para aprender mais sobre ele e o mundo ao seu redor.

Oferecer aos espectadores essas três perspectivas diferentes ao longo da série é uma jogada brilhante. Isso nos permite compreender verdadeiramente que esta é uma história de quem tem e quem não tem. Pode ser ambientado em um mundo que não existe e está repleto de sequências de ação massivas, violência e humor, mas ainda é algo com o qual todos podemos nos identificar – não importa de que lado estejamos.

Pode parecer assustador saber que existem três personagens principais, mas a série faz um ótimo trabalho ao equilibrá-los. Eles também se cruzam de vez em quando, tornando menos confuso acompanhar o que estão fazendo ao mesmo tempo. Cada um dos atores faz um trabalho fenomenal em seus papéis, intrigando os espectadores e capturando perfeitamente a sensação da série.

Fallout está repleto de drama e comédia, bem como de crueldade e violência. O mundo mudou depois de mais de duzentos anos de radiação. As pessoas são forçadas a fazer coisas que nunca fariam para conseguir o que precisam para sobreviver, e a moeda agora são as tampinhas em vez do dinheiro.

Tendo conversado com uma variedade de espectadores, tanto que jogaram quanto não, fica claro que não importa o seu conhecimento do mundo Fallout , é fácil ficar imerso e entusiasmado com esta série. Embora faça um trabalho maravilhoso ao dar vida aos jogos, oferece o suficiente para aqueles que são novos nisso tudo se apaixonarem.

A história contada na série Prime Video é nova e se passa no mundo de Fallout. Assim como os jogos são de mundo aberto, parece que há muito, muito mais histórias que poderiam ser contadas caso as temporadas futuras ocorressem. Cada detalhe é uma comparação perfeita com os videogames, porém nunca afasta quem ainda não os jogou.

A atuação é impecável, o design de produção impressionante e o diálogo absolutamente hilário, mas às vezes comovente. A história contada é repleta de reviravoltas e revelações chocantes que tornam difícil mergulhar em uma crítica sem estragar nada. Há muito o que amar em Fallout . Tanto que estamos com os dedos cruzados para muito mais. que venha a segunda temporada!