O Mind The Sec é a maior conferência sobre segurança da informação do continente. Agora em 2019 tivemos a 5ª edição do evento em São Paulo, nos dias 17(8hs as 18hs) e 18(8hs as 18hs) de Setembro. Contando com um novo formato cheio de conteúdos atuais e relevantes, o evento privilegia o relacionamento e a geração de negócios. O evento contou com um total de 8 trilhas, muito mais que a edição anterior que contou com 3. E nessas trilhas tivemos várias palestras de grandes nomes da indústria de Segurança da Informação e afins, o público ainda tinha a opção de fazer perguntas aos palestrantes.

Ao final foram mais de 100 palestrantes e painelistas neste ano.

O evento ainda ofereceu Café da Manhã, Almoço e Coffee-break, e quem esteve lá seja visitante ou congressistas recebeu um certificado online.

Sobre o Local

O Grand Hyatt Hotel foi o local escolhido para mais essa edição, contando com uma infraestrutura impecável, o local traz grande sensação de conforto e segurança, ao qual mesmo com muitas pessoas reunidas, ainda é possível se locomover e aproveitar o espaço. Com salas bem equipadas para as palestras, havia a possibilidade de comodidade para o público presente. Você ainda tinha a opção de vários painéis espalhados pelas salas, para melhor visualização sobre os temas abordados. Lembrando que acima de tudo o local é um Hotel conceituado, e os participantes do MTS tinham descontos especiais no lugar.

O Térreo contava com Chapelaria, banheiros e uma área de exposição, para que os visitantes tivessem acesso as novas tendências relacionadas a SI. Já o primeiro andar além de banheiros, chapelaria e área de fumantes, tinha as principais “estrelas” que eram as salas das trilhas.

Trilhas

Trilha Gerencial: Conteúdo voltado à gestão, negócios, cases e debates de temas atuais e pertinentes para a segurança da informação, com presença de palestrantes de nomes renomados, executivos e profissionais decisões de grandes empresas do setor no país.

Trilha Técnica: Apresentação de palestras voltadas à discussão de aspectos tecnológicos e gerais relacionados à segurança cibernética.

Trilha LGPD: Com a promulgação da lei Geral de Proteção de Dados foi dedicado uma trilha exclusiva à discussão de suas implicações jurídicas, temas técnicos e leis relacionadas à privacidade, com a presença de profissionais de diversas áreas correlatas, como advogados, profissionais de governança e compliance, além de técnicos e especialistas.

Trilha soluções 1, 2 e 3: Apresentação de ferramenta, serviços e cases voltados à segurança da informação, apresentados pelos patrocinadores. Acesso gratuito também aos visitantes com a credencial Expo.

Trilha Blue Team: Conteúdo voltado aos times de defesa das organizações, com foco predominantemente técnico.

Trilha Red Team: Palestras voltadas aos profissionais de segurança ofensiva.

Minhas impressões

A palestra do Gabriel Bergel foi uma das minhas preferidas, ela aconteceu na Trilha Gerencial, e começou mais ou menos uma 10:00, o previsto é que começasse às 09:50, porém o evento teve alguns pequenos atrasos, nada que chegasse a incomodar realmente. Bem, voltando a palestra, o Gabriel Bergel é Engenheiro de computação e informática, mestre em segurança cibernética pela IMF Business School e Universidade Camilo José Cela (Espanha). Com 15 anos de experiência em diferentes áreas de Segurança da informação ele nos trouxe o tema “Cibersegurança para o Século XXI”.

No início ele até mesmo arriscou algumas palavras em português, como “Beleza”. Porém, a palestra em si foi em Espanhol, e o mesmo falou sobre os Millennials a geração com os novos Ciberdelinquentes, que vão desde hacktivistas até outros diferentes tipos de grupos. Ele mostrou dados referentes por exemplo a quantos acessos nós temos por minutos em diferentes tipos de redes sociais, e o quanto isso só vem crescendo, o mundo está cada vez mais conectado e precisamos prestar atenção nos nossos dados.

E com aquele humor que só os atuantes de TI tem, ele falou sobre algumas vezes que hackers conseguiram coisas de tão grande impacto que foram capazes de até mesmo enganar grandes empresas, se passando por outra pessoa, como um diretor do local ou afins. Ele também explicou sobre como é necessário estabelecer um novo marco de Cibersegurança que priorize processos de capacitação e exercícios para conscientizar pessoas.

O Mind The Sec é aquele evento que deixa qualquer amante da tecnologia ainda mais apaixonado, e claro mais atualizado.

PS. Meu agradecimento pessoal e especial para a Mariana Colombo (Assessora de Imprensa), que foi super gentil, e me ofereceu várias dicas legais.

Ingressos

As opções de ingressos eram:

Visitantes = R$ 690,00 (Sem Acesso às salas de conteúdo técnico e gerencial.);

Congressistas = 2.690,00;

MTS Club Lounge = 4.390,00 (Almoço exclusivo no MTS Club Lounge).

Para maiores informações acesse: //mindthesec.com.br/mts-sao-paulo

Inscreva-se no canal do Teoria Geek no Youtube e nos acompanhe também nas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.