EVENTO | Game Expo Rio: Festival da Cultura Gamer

No dia 09 de fevereiro, aconteceu a primeira edição da Game Expo Rio, próximo ao metrô do Flamengo, em uma das principais universidades da zona Sul, a Univeritas do Rio de Janeiro. Além disso, o evento proporcionou aos visitantes um verdadeiro mundo dos games clássicos retrô e atuais. Isto é, quem visitou, teve a chance de participar de incríveis campeonatos de jogos de luta, sorteios, bate-papos com convidados, exposições de consoles e artigos nerd, entre outras atrações. 

ATRAÇÕES

As atrações foram divididas em espaços: O Palco Principal, a Área de Exposições, Jogatinas e Lojas, a Área de Jogos Indie e a Área de Competições.

Palco Principal: Passaram por lá todos os bate-papos (GameTalks), com os convidados: Caio Hansen (Jovo Véio), João Vinícius (Meia Lua), Jéssica Duarte (Teoria Geek), Thiago Almeida e Carol Martins (Zona E), JP Moraes e Cleber Marques (Warpzone), Alexandre Ribeiro (Colecionador), Velberan (Velberan Games), Saulo Santiago (CloNES), Marcos Felipe (Chrono Games), Morena (Streamer), Lu Felixya (Streamer e Cosplay), Mariana Ramalho (Esportsmaker), Arildo Ricardo (Santuário do Mestre Ryu), Juliana Mafarra, Rodrigo Araújo (Fighting in Rio), Henrique Granado (Lord of the Quiz), Carlos Voltor(Voltorama e Rodrigo Coelho (Coelho no Japão) e Melissa Andrade (Media Geek). Além disso, aconteceram também alguns sorteios de brindes.

Área de Exposições, Jogatina e Lojas: Foi o local dividido com exposições de consoles retrô, incluindo os consoles Odyssey, Atari 2600, Sega CDX, Super Nintendo, Telejogo, Intellevision, Master System II, Nintendo 64, Playstation 1 e entre outros. Além disso, os visitantes desfrutaram de consoles e Arcades funcionando, com livre jogatina e dentre eles: Odyssey, Nintendo 64, Super Nintendo e PSVR (Playstation 4). Continuando, não podemos esquecer das lojas com artigos geek e gamer, disponibilizadas para os visitantes adquirirem itens legais, incluindo consoles, chaveiros, pelúcias, camisas, tapetes, jogos e muito mais!

Área de Jogos Indie: Como o próprio nome diz, a arena “Indie” que foi destinada a apresentações e jogatinas de jogos desenvolvidos por empresas “Indie”. Tivemos à disposição os seguintes jogos: Ronister In Space (Nomad Game Dev), Quantum Leaper (Sarcana Games), Sky Racket (Double Dash Studios), Super Mombo Quest (Orube Game Studio), Gun Smoke, Slide Knight e Senhor Presidente (ICON Games), entre outros.

Área de Competições: Os visitantes tiveram a chance de participar de torneios em uma área aberta com ventiação e a competição aconteceu nos jogos: Street Fighter V e II, Fifa 20, Dragon Ball Fighter Z e Mortal Kombat 11.


EXPOSITORES, LOJAS E AFINS

Acompanhem comigo: variedade de itens não faltou! Tinha de tudo um pouco: Colecionáveis, Roupas para cosplays, Lojas de Camisas, Lojas de Consoles, chaveiros, máscaras, espadas, consoles e muito mais!

Por outro lado, sobre a comida, tivemos um espaço grande, com a cantina, mesas e cadeiras. Dentre os comes e bebes tivemos: salgados, refrigerantes, biscoitos, sorvetes, bastante coisa mesmo.


ACESSIBILIDADE

Em princípio, o Rio de Janeiro tem alguns transportes como metrô e trem, mas é uma cidade com pouca acessibilidade, ou seja, o acesso a pessoas com deficiência é dificultado. Contudo, graças ao evento e a sua excelente localização, próximo ao metrô, qualquer pessoa conseguiu chegar ao local sem dificuldades.


O QUE PRECISA MELHORAR?

De fato, futuramente acredito que eles precisarão alugar um local com mais espaço, criar um concurso para cosplays de games e aumentar a duração do evento (um fim de semana seria ideal). Afinal, quem não iria querer isso, não é?


MINHAS IMPRESSÕES

Como resultado, a primeira edição desse evento impressionou bastante, com ótima localização, acessibilidade, banheiros limpos, ambiente agradável e sons do palco limpíssimos. Desse modo, acredito que haverá anúncio de próximas edições! 🙂


FOTOS DO EVENTO, PERSONAGENS E PERSONALIDADES

Palco Principal

Loja de Consoles e Jogos

Loja de Camisas (@mitra.retrogames)

Exposição de Consoles

Jéssica Duarte (@jduartesn) e Rodrigo Coelho (@rodrigocoelhoc)

Loja de Artigos Diversos

Roberto Karlos (@rkplay) e Jéssica Duarte (@jduartesn)

Palestra – Os hábitos do gamer brasileiro ontem e hoje

Jogatinas Insanas

Área ampla do evento

Palestra Street Fighter e eSports

Nem precisa de legenda, não é?

Área de Jogatinas

Arcades

Público em geral

Realidade Virtual – PSVR – Playstation 4

Jéssica Duarte (@jduartesn) e Alessandro Velberan (@velberan)

Placas Decorativas de Metal

Nerdice (@nerdiceoficial) e Jéssica Duarte (@jduartesn)

O que vocês acharam do evento? Deixe um comentário! Obrigada, beijos e até a próxima! 🙂

~Jéssica Duarte

Jessica Duarte
Olá! Eu juro solenemente não fazer nada de bom! :)