ESPECIAL TG | Coronavírus interfere na agenda do KPOP

Infelizmente, desde a divulgação sobre a existência de um um ‘novo’ Coronavírus (Covid-19), evolução de uma ‘versão’ passada, a qual infectou mais de 700 pessoas na China no ano de 2002, e suas características preocupantes de alta contaminação: por ser fácil e rápida de penetrar no corpo, pois não possuímos anti-corpos para ele; a demora de até 14 dias para o vírus se manifestar,  aumentando a probabilidade infecção em massa – o que acarreta uma epidemia -; e sua potencial letalidade, principalmente se calcularmos em números globais.

Com o avanço do coronavírus da começou na China, afetou diretamente o continente asiático e interferiu em diversas programações – e o dia-a-dia – na região, podendo afetar diretamente as Olimpíadas 2020, a qual irá ocorrer no fim de julho, em Tóquio no Japão. E obviamente, com este cenário, os eventos da industria musical asiática foi severamente alterada.

Contudo, vários grupos de Kpop cancelaram ou adiaram seus shows. O grupo GOT7 cancelou três de seus shows na Tailândia e  Singapura. Além deste incidente, em Singapura, o NCT Dream também cancelou seu show, assim como o marcado em Macau; e na Tailândia, o girl group (G)IDLE postergou sua apresentação no país, a qual estava dentro do cronograma da turnê mundial do grupo, sem data prévia e sem informações se mais shows serão adiados. Para os fãs do grupo WINNER, não só em Singapura saiu perdendo: todos as apresentações marcadas entre o meio de fevereiro e inicio de março foram canceladas, e o mesmo ocorreu com o boy group veterano Sechs Kies, ambos da mesma empresa. As meninas do G-Friend estão sem nenhuma programação para divulgação de seu comeback , que já aconteceu, postergando-as sem demais informações. Taemin, membro do grupo SHINee, adiou seu concerto Never Gonna Dance Again, em Seul, e disponibilizou o reembolso aos fãs que já haviam comprado o ingresso.

O evento famoso especial de Kpop, “SBS Super Concert” , o qual os grupos como BTS, NCT 127 e Cherry Bullet iriam se apresentar, na cidade de Daegu, também foi postergado.

Vale lembrar que, diversos artistas americanos e europeus também cancelaram suas apresentações no continente.

Além do prejuízo para as empresas e artistas, as grandes emissoras televisivas,  KBS, MBC e SBS, as quais produzem diversos programas musicais semanais, como Music Bank Show! Music Core , utilizados para divulgar e premiar grupos por seus comebacks e apresentações, com a participação platéia, constituída principalmente de fãs, está gravando suas produção sem audiência, para evitar aglomerações e possível contagio entre todos os envolvidos.

O boy group BTS alertou aos fãs para não participarem dos programas musicais MCountdown e Inkigayo, os quais eles iram se apresentar para a coletiva de imprensa, na divulgação do seu novo álbum.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, recentemente, no dia 23 de fevereiro, declarou estado de emergência; e atualmente há mais de 800 casos registrados e um número maior de 10 mortos (sem informações detalhas na imprensa internacional).

~ LuísaEU ♥ DORAMAS