Se a Cultura marcou a infância de toda uma geração com seus desenhos inesquecíveis, não foi diferente no caso dos programas voltados para o mesmo público. Alguns tão especiais, que até hoje são guardados com carinho no coração das crianças da época!
X-Tudo
“X-Tudo, tudo, tudo, tudo.”
Lançado em 1992, o programa trazia vários conteúdos interessantes para a galerinha pré-adolescente. Tal qual culinária com receitas fáceis, truques de mágica, matérias sobre esportes e curiosidades em geral.
Diversos quadros ganharam fama na época, principalmente aqueles onde aparecia o mascote do programa, X. Porém, a atração também contava no elenco com nomes como o saudoso Gerson de Abreu, Fernanda Souza, Norival Rizzo e Raquel Barcha (Sherazade).
Rá-Tim-Bum
“Senta que lá vem história!”
Estreando em 1990 na telinha, Rá-Tim-Bum foi outro programa dividido em segmentos a fazer sucesso na TV Cultura.
Com uma pegada voltada para o publico mais novo, ele eternizou personagens marcantes como Euclides (Carlos Moreno), a cobra Silvia, a contadora de histórias Helen Helene, a Esfinge (Norival Rizzo), o detetive Máscara (Paulo Contier), a fada Dalila (Jéssica Canoletti), a “garotinha” Nina (Iara Jamra), dentre tantos outros.
No entanto, talvez nenhum deles tenha se destacado mais do que Marcelo Tas, interpretando o icônico Professor Tibúrcio.
Cocoricó
“Quem conhece a gaita, já sabe quem tá chegando…”
Tendo no papel principal um dos bonecos mais famosos da televisão brasileira, esse infantil mesclava as histórias de Júlio na fazenda dos avós, com desenhos animados.
Febre entre as crianças até hoje, a atração continha diversos bonecos de animais falantes. Os quais eram amigos do protagonista e viviam altas aventuras ao lado dele!
llha Rá-Tim-Bum
“Que cooooooisa!”
O mais recente dos programas dessa lista, lançado em 2002, também possui a melhor trilha sonora de todas. Mesclando canções animadas e dramáticas, cujo ritmo casava perfeitamente com as cenas.
Não bastasse isso, e a história muito bem contada, a série também dispunha de atores consagrados no elenco. Merecendo destaque a atuação fantástica de Ernani Moraes, no papel no vilão Nefasto!
O sucesso foi tanto, que a produção ganhou um filme em 2003, O Martelo de Vulcano.
Glub Glub
“Glub glubiii, glub glubiii, GLUB GLUB!”
Responsável por exibir boa parte dos desenhos mais memoráveis da época, o programa foi ao ar, pela primeira vez, em 1991.
Apresentado pelos peixes Glub (Carlos Mariano) e Glub (Gisela Arantes), bem como a caranguejo Carol (Andrea Pozzi), a atração deu notoriedade a diversas animações. Dentre elas Bouli, Pingu, Rua dos Pombos, Bojan, Jojoaninha e A Pedra dos Sonhos.
Mundo da Lua
“Alô! Alô alô! Planeta Terra chamando! Planeta Terra chamando!”
Dispondo de um elenco com várias estrelas emprestadas da Globo, a série acompanhava as edições do diário de bordo de Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), diretamente do mundo da Lua. Um garoto lotado de criatividade, que gravava todas as suas aventuras imaginarias no seu inseparável gravador.
Lançado em 1991, o programa conseguiu a liberação de Antônio Fagundes (Rogério), Gianfrancesco Guarnieri (Seu Orlando) e Laura Cardoso (Dona Lila) para interpretarem, respectivamente, o pai, o avô e a professora de Lucas.
Castelo Rá-Tim-Bum
“Morcego, ratazana, baratinha e companhia. Agora é hora da… feitiçaria!”
Dispensando maiores apresentações, essa talvez seja a produção mais famosa da história do canal. Afinal, quem não tem na ponta da língua inúmeras falas e musiquinhas do programa?
Sucesso avassalador da TV Cultura, a trama acompanha o dia-a-dia do “garoto” Nino (Cássio Scapin), um feiticeiro aprendiz com 300 anos de idade. O qual vivia solitário no castelo dos seus tios, Dr. Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos), até atrair outras três crianças para o local.
Apesar de assustadas no começo, Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cinthya Rachel) e Zequinha (Fredy Allan) acabam fazendo amizade com o rapaz e as outras estranhas criaturas moradoras da curiosa construção. Construção essa, aliás, sempre na mira do ardiloso Doutor Abobrinha (Pascoal Da Conceicao)!
Possuindo vários personagens de destaque, como Etevaldo (Wagner Bello), Penélope (Angela Dippe), Caipora (Patricia Gasppar) e Bongô (Eduardo Silva), a série se eternizou na memória dos fãs. Ganhando, ainda, um filme em 1999, com a presença de boa parte do elenco original.
Conheça nosso canal no YouTube: